[QUADRINHOS] Gata Garota, de Fefê Torquato

[QUADRINHOS] Gata Garota, de Fefê Torquato

“Gigi é uma garota que passa metade do seu tempo dormindo, a outra metade comendo e o dia inteiro entediada. Por que alguém se interessaria pela sua vida? Porque Gigi é metade gato.

Ela descende de uma família de gatos-gente, únicos de sua espécie, até onde se sabe… Criaturas fascinantes, que sabem o poder que exercem sobre os humanos e, por isso, dominam o mundo com seu pelo macio, olhar penetrante de desdém e eventual pose controversa.

Neste volume, Gigi enfrenta problemas cotidianos, como roubar assentos alheios, torturar insetos por horas, conviver com a líder da família, Fefê – que pode ou não estar enlouquecendo – e com ciúme de seu namorado, Danilo, que desconfia não ser o único.

Pare o que estiver fazendo e leia esta série.

Tem gatos.” – Editora Nemo

“Tem gatos”. Como sou uma cat lady assumida, esse é um motivo extremamente relevante para a minha curiosidade, pois me interesso muito por obras que abordem esses seres encantadores e misteriosos. (Amélie, minha gata vampira, mandou um beijo para os leitores!)

Logo que soube do lançamento do primeiro volume de Gata Garota, pela Editora Nemo, o próprio título da HQ me chamou atenção. Ao procurar e ver a capa do quadrinho, ilustrado pela talentosa Fefê Torquato, foi amor à primeira vista. O estilo noir da capa, com o título em letras de neon, deixaram meus olhinhos brilhando quando abordei a HQ numa estante da Livraria Cultura. A edição da Nemo está muito caprichada (a HQ fica um charme na sua estante!)

tumblr_ndrjfk8ypu1tvxqyso1_1280.jpg

O que eu mais gostei em Gata Garota é o fato da Fefê Torquato ter criado uma personagem que é idêntica a um gato. Observamos comportamentos comuns dos gatos em Gigi, a personagem principal da história: encarar um local por vários minutos seguidos, com um olhar assustado, como se estivesse vendo fantasmas – uma coisa que os gateiros e gateiras de plantão sabem como pode ser extremamente assustadora às vezes; não agradar ninguém se realmente não estiver com vontade; a dificuldade de tomar medicamentos e sair de casa – que sempre é um martírio para os gatos! A Fefê soube transmitir muito bem cada um desses comportamentos, de uma forma super divertida, que pessoas que convivem com esses seres encantadores irão adorar. Seus traços são escuros e delicados, com um toque noir (que dá uma sensação de mistério na trama).

Fefê conta no vídeo abaixo que a personagem Gata Garota surgiu através da criação de tirinhas sobre o cotidiano, com histórias curtas que ela mesma produziu em um encadernado; e que a Gata Garota era uma das histórias e foi sua primeira personagem.

A maior inspiração para a criação da personagem Gata Garota foi a Mulher Gato, de Batman Returns, do Tim Burton – segundo ela, quem criou a personagem não deveria entender nada sobre gatos, pois a Mulher Gato não se comporta como um verdadeiro gato. Daí surgiu essa ideia de que seria engraçado criar uma personagem que fosse de fato como um gato. Seu gato Tuc  também foi fonte de sua inspiração – inclusive a Fefê coloca uma dedicatória linda ao Tuc na edição, com direito a foto!

Gata Garota me fez lembrar de duas obras que eu amo e recomendo para todos os apaixonados por gatos e/ou por aqueles que gostam de seus companheiros de estimação, independente de serem gatos.

O curta metragem “She and Her Cat”, do diretor Makoto Shinkai, que você pode assistir completo e legendado no link abaixo:

“Sob o inocente ponto de vista do pequeno gato Chobi, nos é contado um pouco de seu cotidiano e descobrimos que ele se apaixonou por sua dona e que ela está no meio de um conflito pessoal, o qual a está deixando muito deprimida. Em seu pequeno mundo, Chobi não consegue entender os acontecimentos, apenas sente que algo está errado. Essa história fala de amor na sua forma mais pura e simples, sem esperar nada em troca, apenas dois confidentes que dividem juntos a solidão de suas vidas.” 

E o longa “O Reino dos Gatos” do Estúdio Ghibli e dirigido pelo Hiroyuki Morita:

“Haru é uma garota muito preguiçosa que todos os dias chega atrasada na escola. Um belo dia, voltando para casa, salva um misterioso gato de ser atropelado. Na mesma noitea menina recebe a visita do Rei dos Gatos que a convida para conhecer seu reino, um lugar mágico, diferente de tudo, onde os bichos falam e se comportam como gente.”

Caso vocês fiquem curiosos sobre alguns fatos da história do primeiro volume de Gata Garota, a Fefê respondeu em sua conta no Tumblr (onde inclusive divulga o primeiro volume de Gata Garota) perguntas de alguns leitores, que você poderá acessar através desses links:

  • Perguntas dos leitores – parte 1
  • Perguntas dos leitores – parte 2

Ainda não há previsão para o lançamento do segundo volume da história, mas foi confirmado pela Fefê que a história será dividida em 3 volumes. O segundo volume está atualmente sendo postado através da sua conta no Tumblr.

Enquanto isso, aguardamos a notícia do lançamento do segundo volume pela Editora Nemo.

Atualmente, a Fefê Torquato está produzindo seu primeiro projeto independente, a graphic novel Estranhos, que foi financiada pelo site Catarse. Você pode descobrir mais sobre o projeto aqui.

Caso você tenha curiosidade, todo o processo de criação de Estranhos pode ser acompanhado diretamente através da sua conta no Instagram.


Editora Nemo

160 páginas

Formato: 20 x 30 cm

Acabamento: brochura

Onde comprar: Amazon

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :