[QUADRINHOS] We Pet e a conscientização da adoção de animais (resenha)

[QUADRINHOS] We Pet e a conscientização da adoção de animais (resenha)

“Rock, é um cãozinho abandonado que foi recolhido das ruas e levado para o ‘Abrigo’ We Pet – Animal Center, até encontrar um novo lar.

A história de Rock não é diferente de muitos outros cães!

Mas, ele tem esperança…”

Qual criança nunca sonhou em ter um bichinho de estimação? Sempre gostei de animais. Embora seja uma cat lady assumida hoje, durante a infância e adolescente acabei convivendo mais com cães, que são os personagens centrais desse quadrinho da Ana Cardoso.

We Pet – Animal Center conta a história de um cãozinho simpático chamado Rock, que mora no abrigo We Pet, junto com outros amigos vira-latas, e sonha todos os dias esperançoso em ser adotado por uma família acolhedora e amorosa. O We Pet é uma mistura de pet shop – que vende cães de raça e produtos – e abrigo para animais, que são recolhidos na rua pela protetora Glória, que trabalha no local.

IMG_4525.jpg
Protetora Glória: melhor pessoa.

No início da história, acompanhamos a trajetória de uma família que leva sua filha no We Pet para a escolha de um novo amigo. Desde o momento que a menina entra no pet center, encanta-se com Rock e, empolgada, alerta imediatamente aos pais seu amor à primeira vista pelo cãozinho. Porém, apesar do pai concordar com a escolha e simpatizar com Rock, a mãe começa a dialogar expondo preconceitos por tratar-se de um cão vira-lata, associando-o com maus costumes, doenças e valorizando a escolha do cão de raça, como uma uma espécie de produto de marca que nunca dá defeito, agregando a raça com a superioridade do animal.

IMG_4526.jpg

Ao longo da história, We Pet questiona o abandono de animais na rua, mostrando a superpopulação de cães vira-latas que os abrigos enfrentam, e a importância da conscientização da adoção para o fornecimento de uma vida digna e amorosa para esses bichinhos tão especiais.

Outra questão exposta em We Pet que eu gostei foi sobre a caridade e a empatia de mendigos pelos animais abandonados nas ruas. Muitas vezes vemos que aquelas pessoas que vivem em situações precárias de alimentação e moradia, são as mais acolhedoras e atenciosas aos animais, pois compreendem, sentindo a mesma invisibilidade aos olhos da sociedade. São esses mendigos que muitas vezes dividem alimentos, protegem do frio e chuva, e tornam-se eternos amigos, um amparando o outro.

IMG_4527.jpg

Na HQ, a própria autora do quadrinho responde nas páginas finais sobre a importância de abordar esse tema em seu primeiro quadrinho independente. Diz que sempre teve contato com muitos animais durante a infância, participando de resgates com a família, entrando em contato com várias pessoas e convivendo com a dificuldade de encontrar novos donos.

Assim como os pais da garotinha de We Pet, ainda há muitas pessoas que valorizam mais animais de raça, atribuindo-lhes um valor monetário e não sentimental. Protetores lutam diariamente com arrecadações de colaboradores para custos de resgates e despesas nos abrigos, muitas vezes sem nenhuma ajuda do governo. É um trabalho difícil, porém, é extremamente necessária a representatividade de um tema tão importante como a adoção em obras artísticas, expondo a vida desses animais que sofrem nas ruas, vítimas da invisibilidade social, onde somente a adoção consciente pode diminuir esse problema constante em nossa sociedade.

We Pet traz uma belíssima mensagem sobre a importância da adoção como um ato de caridade. Ana Cardoso desconstrói na HQ o mercado de vendas de animais, que colabora com o preconceito e abandono aos animais de rua. Adotar é um ato de amor e cada vez mais necessário em nossa sociedade, que valoriza mais o valor de mercado que o sentimental.


Black Ink

Acabamento Brochura

23 x 17,5 cm

56 páginas

Compre aqui: We Pet – Animal Center

 

 

 


Ana Cardoso é artista gráfico graduada pela UFMG. Sócio-diretora no Estúdio Black Ink, ilustradora, designer e criadora de cachorros, pulgas e confusão. Lançou na CCXP 2015 seu primeiro projeto de quadrinho We Pet – Animal Center. Também apresenta muitos prints de todos os formatos e tamanhos. Junto com seus trabalhos obras de outros quadrinistas que fazem parte do Estúdio Black Ink.

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :