As mulheres do Britpop: Elastica, Sleeper e Echobelly

As mulheres do Britpop: Elastica, Sleeper e Echobelly

Você pode até não conhecer o termo “Britpop”, mas com certeza já ouviu falar de bandas como Oasis e Blur. Essas bandas foram parte fundamental de um movimento musical que ocorreu nos anos 90 em toda a Inglaterra. O Britpop lançou uma série de bandas para o mundo. Bandas que, antes de tudo, tinham orgulho de ser britânicas. Todas elas tinham isso em comum. Algumas focavam em sua origem pobre em Sheffield, outras mostravam toda a atitude que trouxeram de Manchester, e tinha também as que só queriam cantar sobre personagens fictícios com um humor bastante inglês. Mas estou aqui pra falar apenas de três. Três bandas das quais ninguém costuma lembrar. Três bandas que tinham como líderes incríveis mulheres que ninguém conhece, mas tem a chance de conhecer agora.

Elastica - britpop

Foi em 1991 quando Justine Frischmann, antiga integrante do Suede (banda que também fez parte do movimento), pegou a sua guitarra e resolveu formar uma banda que fosse dela. Ela chamou mais duas moças chamadas Donna Matthews (guitarra e vocais) e Annie Holland (baixo), e um carinha pra ficar na bateria, conhecido como Justin Welch. E assim formou-se a banda mais rock’n’roll do Britpop, a Elastica.

Justine, Donna e Annie, na linha da frente, formam um trio de garotas únicas e ferozes, que em seus cabelos curtos, roupas sempre pretas e atitude punk, quase não podem ser consideradas parte do Britpop. A Elastica se tornou a única banda feminina do movimento a ser realmente reconhecida. Os singles “Waking Up” e “Stutter” mudaram a visão que as pessoas poderiam ter sobre uma banda (quase) só de mulheres.

Justine, até hoje, é considerada uma das melhores líderes do Britpop, e amada por fãs do movimento, que acabou atingindo o mundo todo. Pode-se até dizer que ela seria a próxima Joan Jett? Talvez. Mas, definitivamente, a força da Elastica fez outras garotas acreditarem que não precisam ser coadjuvantes para serem aceitas. Foi quando apareceu as bandas Sleeper e Echobelly, com líderes tão ímpares quanto a linha de frente da Elastica.

Sleeper - britpop

Por volta de 1992, 1993, nasceu a vontade de ser notada nas líderes Louise Wener e Sonya Maddan. Louise formou sua banda com mais três rapazes, comandando o quarteto que seria chamado Sleeper. Os olhos enormes e doces enquadrados por uma atitude quase desleixada e brincalhona dava à banda a líder perfeita de uma banda do Britpop.

Sleeper é uma banda típica do movimento, mas isso não quer dizer que ela seja como todas as outras. As letras das músicas contam sobre personagens comuns da vida de toda mulher, como aquele cara que não consegue aceitar que uma mulher seja forte o suficiente pra ser o que quiser, ler o que quiser e se vestir como quiser, ou mesmo aquele garoto que é tão vazio e barato que pode ser considerado a liquidação do século!

São letras que mostram indignação quanto aos esteriótipos que colocam sobre as mulheres que agem do jeito que querem. E ter que ouvir que você é “fácil” porque escolheu fazer o que queria, já cansou a todas nós. “People say she’s easy… all the same!

Echocelly

Ter a liberdade para simplesmente escolher o que queremos fazer com nossa própria vida é um dos maiores dilemas para nós, mulheres. E foi exatamente o que Sonya Maddan quis resolver. A vocalista, nascida em Nova Déli, chamou alguns amigos e fez músicas que são quase um manifesto de liberdade. A Echobelly, que está de volta esse ano fazendo alguns shows pelo Reino Unido, é a banda responsável pelo single “Great Things”, em que podemos ouvir Sonya gritando que quer fazer coisas incríveis, sem compromissos, saber o que é a vida e tentar de tudo.

É exatamente esse o espírito que ilustra todas essas bandas formadas por líderes femininas, juntamente com seus cabelos sempre tão curtos quanto os dos homens, mostrando que é sim possível ser tão boa, e até melhor do que as bandas masculinas que são consideradas as maiores do movimento, tendo a chance de sermos nós mesmas sempre. E que os outros que se acostumem com isso!

Escrito por: