17 Animações com protagonismo feminino que você precisa ver

Falaremos sobre 17 animações com protagonismo feminino que você precisa ver. São animações que mostram que meninas e mulheres podem ser protagonistas de suas próprias histórias, sem necessariamente dependerem de príncipes encantados para salvá-las. São protagonistas que lutam por seus sonhos, atravessam dificuldades e traçam seus próprios caminhos. Vamos lá para a segunda parte da lista!

A primeira parte você poderá encontrar através desse link.

O Mundo dos Pequeninos

Nos subúrbios de Tóquio, sob o assoalho de uma casa velha, Arrietty vive em seu minúsculo mundo com a família, fazendo de tudo para manter em segredo a existência de todos. Sobrevivendo como pequenos ladrões, eles conhecem as regras para que nunca sejam percebidos pelos verdadeiros – e grandes – donos da casa. Para isso, procuram manter a desconfiança deles em cima dos gatos e ratos e tomam todos os cuidados possíveis para evitar de serem vistos. Contudo, quando um jovem rapaz se hospeda na casa, a pequenina Arietty acredita que poderá manter uma amizade com ele, apesar da diferença dos tamanhos.

Da Colina Kokuriko

Umi Matsuzaki cuida dos irmãos e da avó, além de trabalhar e estudar. Quando ele conhece Shun Kazama, nasce uma profunda amizade entre eles, pois, juntos, vão defender um velho edifício que será demolido por causa das Olimpíadas de Tóquio de 1964.

O Castelo no Céu

Essa aventura nas alturas começa quando Pazu, um aprendiz de engenheiro encontra uma jovem garota, Sheeta, flutuando pelos céus e usando um colar brilhante. Juntos eles descobriram que ambos estão procurando por um lendário castelo flutuante, Laputa, e prometem desvendar o mistério do cristal luminoso do colar de Sheeta. Contudo, a aventura deles não será fácil. Há piratas gananciosos dos céus, agentes secretos do governo e obstáculos impressionantes que tentam esconder a verdade e os separá-los.

O Fantasma do Futuro

A agente cibernética Major Motoko é a líder da unidade de serviço secreto Esquadrão Shell, que combate o crime. Motoko foi tão modificada que quase todo seu corpo já é robótico. De humano só teria sobrado um “fantasma de si mesma”. O governo informa o grupo de que o famoso hacker conhecido “Mestre das marionetes”, especialista em invadir e controlar o ciber-cérebro das pessoas, está no Japão. Agora, Motoko e sua equipe terão que caçar este criminoso, e vão acabar se envolvendo em uma trama de conspirações, que atinge interesses da alta cópula da política.

Uma Carta Para Momo

Após a morte de seu pai, que deixou uma carta que nunca foi além de um cumprimento, Momo se esforça para lidar com sua dor e culpa, e se encontra distanciada de sua mãe. Quando elas se mudam para uma nova casa em uma ilha remota no Mar Interior de Seto, Momo faz amizade com um menino e sua irmã mais nova perceptiva, um carteiro tímido e três yōkais patifes. Com a ajuda deles, Momo se prepara para mergulhar em sua nova vida na ilha.

Puella Magi Madoka Magica (anime)

Madoka é uma garota comum que um dia teve um sonho estranho… ela viu uma garota lutando sozinha contra algo imenso, algo que claramente ela não poderia derrotar por si só. Para sua surpresa essa mesma garota é a nova aluna de sua classe, a misteriosa Homura Akemi. Inspiradas por uma Garota Mágica que acabam conhecendo elas veem o lado heroico da coisa toda e Kyubey diz que elas também podem se transformar em Garotas Mágicas, basta fazer um pedido, qualquer um… mas ser uma Garota Mágica também têm o lado ruim…

Sakura Card Captors (anime)

Kinomoto Sakura é designada a Caçadora de Cartas pelo Guardião do Selo, Kerberos, quando ela acidentalmente abre o livro mágico das Cartas Clow e as espalha aos quatro ventos. Para proteger o mundo de um desastre, ela deve capturar todas as Cartas Clow com a ajuda de sua amiga, Tomoyo, e Kerberos.

A Lenda De Korra (anime)

A série se passa 70 anos depois dos eventos de “Avatar: A Lenda de Aang” e segue as aventuras do Avatar seguinte, que será uma mulher, uma dedicada, rebelde e destemida adolescente da Tribo da Água do Sul, chamada Korra. Com três dos quatro elementos já dominados (água, terra e fogo), Korra vai em busca da dominação de seu elemento final, o ar, já que na série passada, Aang é o último dominador de ar. Sua busca a direciona para o epicentro do mundo avatar moderno, Cidade República, uma metrópole movida a tecnologia Steampunk. Sob a tutela do filho de Aang com Katara, Tenzin, Korra começa seu treino de dominação de ar enquanto lida com enormes perigos e vai contar com novos personagens nessa batalha.

Sailor Moon (anime)

Em Tóquio, Usagi Tsukino é uma garota chorona, comilona e comum. Em um certo dia, no caminho para a escola, ela encontra um grupo de garotos batendo em uma gata de rua. Usagi salva a gata e tira um curativo da testa dela que escondia uma meia-lua. Mais tarde a gatinha aparece no quarto de Usagi e começa a falar com ela, apresenta-se como Lua e lhe entrega uma missão: a de ser uma Sailor guerreira, defensora do bem, destinada a enfrentar demonios e se unir com outras sailors para encontrar a Princesa da Lua que habita a terra.

RWBY (anime)

RWBY conta a história da luta da humanidade contra as criaturas de Grimm e os grupos terroristas que ajudam a causa dessas criaturas. Para combatê-los temos nossa protagonista, Ruby Rose, que tem o sonho de se tornar uma Huntress e exterminar todas essas criaturas, mas deixando muitos mistérios sobre seu passado… Qual o verdadeiro motivo de ela querer exterminá-los? Quem a ensinou tudo o que ela sabe? 

Serial Experiments Lain (anime)

Serial Experiments Lain conta a história de Lain Iwakura, uma adolescente japonesa moradora dos subúrbios, e sua introdução à Wired, uma rede de comunicação global similar à internet. Lain mora com sua família de classe-média, que consiste em sua inexpressiva irmã mais velha Mika, sua fria mãe, e seu pai obcecado por computadores. A primeira agitação em sua vida solitária acontece quando ela descobre que as garotas de sua escola receberam um e-mail de Chisa Yomoda, uma colega de escola que se suicidou. Quando Lain lê a mensagem em casa, Chisa a conta (em tempo real) que não está morta, mas que somente “abandonou a carne”, e encontrou Deus na Wired. A partir de então Lain é compelida a um caminho que a leva, cada vez mais profundamente, à rede e aos seus próprios pensamentos.

Guerreiras Mágicas de Rayearth (anime)

Três jovens garotas, Hikaru, Umi e Fuu, são transportadas para um mundo mágico chamado Cephiro durante uma excursão para a Torre de Tóquio. Elas recebem as boas vindas do Mago Mestre Clef, que explica a elas que elas foram chamadas para se tornarem as Guerreiras Mágicas de Rayearth e salvar Cephiro. As garotas não ficam entusiasmadas com essa idéia, e somente querem retornar para casa. Clef, explica que elas devem procurar os três Deuses Runa para ajudá-las a lutar. Ele dá a elas armaduras e poderes mágicos. Elas aprendem de Clef que o Sacerdote Zagato sequestrou o Pilar de Cephiro, Princesa Emeraude. O Pilar de Cephiro tem a responsabilidade de manter Cephiro vivo e em balanço com sua reza. Sem Princesa Emeraude, Cephiro iria cair em ruínas. Hikaru, Umi e Fuu devem lutar contra os servos de Zagato e achar os Deuses Runa se elas querem um dia voltar para casa. Elas logo descobrem que amizade e lealdade são as únicas coisas nas quais elas podem confiar na destruída Cephiro.

Jigoku Shoujo (anime)

Em algum lugar no vasto mar da Internet, existe um site que só pode ser acessado ao badalar da meia-noite. Conhecido como Jigoku Tsushin, rumores indicam que se você postar qualquer ressentimento ou rancor lá, a Jigoku Shoujo aparece e arrasta qualquer pessoa que esteja lhe atormentando para as profundezas do inferno. Muito pouco é conhecido à respeito dessa garota – tudo que sabemos com certeza, é que ela vive com sua igualmente enigmática avó, as três bonecas que a acompanham e servem a seus propósitos, e qualquer mensagem postada no Jigoku Tsushin a desperta, e faz com que ela se torne a “garota do inferno”

Fruits Basket (anime)

A série conta a história de Tohru Honda, uma garota órfã que, depois de encontrar Yuki, Kyo e Shigure Sohma, descobre que os treze membros da família Sohma são possuídos pelos animais do zodíaco Chinês e são amaldiçoados a se transformar em suas formas animais quando estão fracos ou quando são abraçados por alguém do sexo oposto que não esteja possuído por um espírito.

xxxHOLIC (anime)

Watanuki Kimihiro, é um jovem estudante que tem o dom de ver e atrair fantasmas e espíritos. Um dia, ao ser atacado por uma ayakashi, acaba entrando em uma loja. A dona do lugar é Ichihara Yuuko, uma mulher que diz que o fato dele ter entrado lá não foi coincidência. Aquela é uma loja onde se realiza desejos, e ele tinha um. Porém para que seja concedido, é necessário pagar um preço equivalente. Watanuki então, deseja não ver mais os espíritos, e para poder pagar o preço, “aceita” a oferta de Yuuko para trabalhar em sua loja. A partir desse momento, sua vida muda completamente, pois Watanuki passa a se envolver nas histórias misteriosas dos clientes de Yuuko, e com ela aprende não só sobre as situações mágicas que o cercam, mas também sobre si mesmo.

Nana (anime)

Tóquio: a metrópole dos sonhos, das oportunidades, das grandes realizações pessoais. Nana Komatsu está a procura de um lugar para se sentar no trem que parte rumo a capital nipônica. Ela viaja com o intuito de encontrar seu namorado, Shouji, e arrumar um emprego. Coincidentemente, ela senta ao lado de Nana Osaki, que estava viajando para o mesmo destino, carregando consigo um grande sonho: torna-se um grande ícone da música. Compartilhando o mesmo nome “Nana”, as duas garotas rapidamente criam um forte laço de amizade. Seus caminhos se cruzam novamente quando ambas se vêem na procura de uma acomodação. Eventualmente, as garotas decidem morar no mesmo apartamento e, com isso, a amizade aumenta. E, assim, caminham as “Nanas”: enfrentando as loucuras de suas vidas e carreiras.

Daria (série)

Daria Morgendorffer é uma inteligente, mal compreendida, nada popular e bastante sarcástica adolescente que tolera a vida rodeada dos seus colegas de Lawndale High. Com sua melhor amiga Jane, uma artista que é tão deslocada quanto ela, Daria lida com a popular irmã Quinn, e com os pais, Jake e Helen, que tentam mudar suas maneiras anti-sociais.


Também fizemos uma lista no Filmow, onde você encontrará as animações que mencionamos nas duas postagens e mais algumas sugestões recebidas.

Gostou da lista? Envie mais sugestões nos comentários! 🙂


Leia também:

17 Animações com protagonismo feminino que você precisa ver (Parte 1)
15 Animações com protagonismo feminino que você precisa ver (Parte 3)

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :