[MÚSICA] O que pode ser mais divertido do que Tina Weymouth?

[MÚSICA] O que pode ser mais divertido do que Tina Weymouth?

Eu devia ter os meus 9 anos quando a vi pela primeira vez. Meu pai sempre foi baixista, mas na época eu ainda não sabia muito bem o que era que aquele instrumento fazia. Eu lembro de estar na sala assistindo a um show de uma banda que não conhecia muito bem, mas que adorava porque o vocalista usava um terno gigantesco e dançava de forma engraçada. Eram os Talking Heads.

Mas além do terno e das danças engraçadas, uma mocinha que entrou na segunda música para tocar Heaven (que, afinal, é a minha preferida deles) foi quem mais me chamou a atenção. Com os cabelos loiros e longos, e o macacão sem graça, ela entrou naquele palco sozinha, carregando um instrumento nas mãos. E, para a minha surpresa, era um baixo! Um lindo e enorme baixo azul! Eu nunca tinha visto uma mulher tocando baixo! Pra mim, foi um choque e algo completamente diferente do que já havia visto. E ela cantava, dançava, pulava. Fiquei encantada, e só a partir disso, nasceu uma vontade de fazer o mesmo.

Era Tina Weymouth. Filha de família parte francesa, Martine Michéle Weymouth nasceu na Califórnia e era líder de torcida no Ensino Médio. Integrante da banda Talking Heads, liderada por David Byrne, Tina escrevia algumas canções e cantava em parte delas. Ela é casada com o baterista da banda, Chris Frantz, com quem criou outra banda bastante divertida chamada Tom Tom Club.

Tina realmente não era o melhor exemplo do que é ser mulher que sempre nos passaram. Nos primeiros anos da banda, parecia um menininho com cabelo tigelinha e caretas por todos os lados. Tina era um garotinho emburrado com cílios enormes e um estilo único. E, sem dúvida, uma ótima baixista. Suas linhas de baixo sempre trazidas do funk com padrões balançados e divertidos foram papel importante tanto nos Talking Heads, quanto no Tom Tom Club.

 

Recentemente, Weymouth tem contribuído para a banda Gorillaz com seus backing-vocals e percussões, dando voz à personagem Noodle, criada por Damon Albarn e Jamie Hewlett.

Sempre em contato com o meio musical, Tina foi considerada uma das melhores baixistas femininas da história da música, e com sua atitude irreverente, fez fãs por todos os cantos. Ela sempre questionou a formação da  imagem do artista e do quanto a mídia pode controlá-la, assim como sua música, exatamente o motivo pelo qual todas as bandas das quais fez parte sempre tentaram fugir do comercial.

Tina Weymouth, sua imagem sempre foi única e surpreendente, assim como sua personalidade. A diversão está em ser diferente e ter orgulho disso, e mais importante ainda, em ser você mesma. A diversão está em inspirar milhares de meninas como mulher e fazê-las perceberem que podem ser o que quiserem quando quiserem. Isso é o que eu considero diversão. Fun, natural fun!

Escrito por: