Olympe de Gouges: a graphic novel que todos deveriam ler

Olympe de Gouges: a graphic novel que todos deveriam ler

Marie Gouze ou Olympe de Gouges foi uma revolucionária, feminista e escritora. Teve uma grande participação na revolução francesa, época da qual liderou um movimento para que as mulheres tivessem uma vida digna.

Olympe sempre teve uma forte personalidade e nunca se incomodou em utilizar do poder de seus amigos para fazer com que a voz da mulher fosse ouvida. Desde muito jovem já questionava tudo que não concordava e com isso passou a incomodar muitos e ser sempre silenciada, mas isso não fez com que desistisse em nenhum momento. Apesar de ter que lutar contra forças muito maiores que ela, sempre defendeu e não deixou em nenhum momento de defender seus ideais feministas.

Graphic novel "Olympe de Gouges"

Escreveu várias peças abolicionistas e cartas que debatiam com os revolucionários de sua época. Semianalfabeta, não sabia ler nem escrever e pedia para que seu filho redigisse suas cartas.

Causou muita polêmica com a publicação de sua carta “Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã”, na qual ela dizia para mulheres se manifestarem– “Ó, mulheres! Mulheres, quando deixareis vós de ser cegas?”, em uma crítica à desigualdade entre os sexos.

A graphic novel bibliográfica de Catel Muller e José-Louis Bocquet é extremamente sensível, detalhada e direta, e mesmo assim é de fácil leitura e leve. Conforme conhecemos a vida de Olympe, vamos nos interessando mais e mais, e quando percebemos a leitura já chegou ao fim.

Olympe de Gouges

Com um conteúdo histórico esplêndido, a graphic novel é uma bibliografia de uma das mulheres mais importantes na história do feminismo, como também um livro de história, filosofia e artes. Nele temos vários nomes importantes sendo citados, o que nos deixa ainda mais encantados com a leitura. Confira abaixo alguns nomes citados no quadrinho:

Platão é uma grande influência para Olympe e é citado diversas vezes. Rousseau e Voltaire são dois de seus amigos dos quais ela sempre admirou e também são grandes participações na graphic novel.

A vinda de novas graphic novels com um conteúdo tão profundo e educativo é bastante importante para a nova geração. Uma vez que isso os instiga a ler algo descontraído, que no fim insere informações realmente importantes para o aprendizado.

Olympe de Gouges é uma das melhores graphic novels já escritas, estando par a par com Maus, de Art Spiegelman e Persépolis, de Marjane Satrapi. Uma leitura agradável e importante que todos deveriam ter acesso. 

Texto escrito pela autora convidada Cibele Justino.


Olympe de Gouges

Olympe de Gouges

Catel Muller; José-Louis Bocquet

Editora Galera Record

488 páginas

Ano de publicação: 2014

Se interessou? Compre aqui! 

Escrito por:

282 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :