Documentário empoderador desconstrói o termo “bicha”

Documentário empoderador desconstrói o termo “bicha”

Bichas é um documentário que foi disponibilizado no Youtube no sábado (20) e já conta com mais de 260.000 visualizações. O filme foi idealizado e editado por Marlon Parente, um publicitário pernambucano de 23 anos.

Em Bichas, seis personagens na faixa dos 20 e poucos anos relatam desde a infância como foi a recepção da família. O documentário aborda os diversos casos de bullying e violência que já sofreram e que sofrem até hoje, e também desconstrói o termo “bicha” como forma de empoderamento e defesa na comunidade gay.

“Ressignificando a palavra, a gente muda a nossa perspectiva”, explica João Pedro Simões, o único negro do grupo.

12729174_1045014385544241_3921187231970345909_n

João Pedro – um dos personagens do documentário- também aborda questões de racismo dentro do própria comunidade gay.

“Ser bicha é maravilhoso, mas a bicha preta periférica está tentando sobreviver todos os dias”.

Com tantos crimes e atos violentos contra a comunidade LGBT, em um país onde a influência religiosa na política visa ditar regras de conduta à sociedade e espalha discursos de intolerância e ódio às minorias, é cada vez mais necessário conhecermos os relatos da própria comunidade que vivencia esse preconceito diário. Através do conhecimento rompemos com preconceitos, adquirimos empatia por uma causa/comunidade e descobrimos a importância de não tolerarmos mais atos contra uma minoria oprimida. Afinal, você não precisa fazer parte de uma comunidade/causa específica para ajudar no combate contra atos preconceituosos. É um documentário que todxs deveriam assistir e que deveria ser disponibilizado em todas as escolas, por tratar-se de um dos principais locais onde o bullying contra homossexuais começa. 

“A cara do movimento gay é a bicha afeminada. A gente levantar uma bandeira é a gente proteger um ao outro”, conclui Italo Amorim. 

O documentário está disponível gratuitamente no Youtube, e você pode assistir através do link abaixo:

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :