O Segundo Sexo: 16 filmes para pensar em questões de gênero ao redor do mundo

O Segundo Sexo: 16 filmes para pensar em questões de gênero ao redor do mundo

Ninguém nasce mulher, torna-se mulher“. A famosa frase da escritora e filósofa Simone de Beauvoir, que encontra-se no segundo volume de seu livro O Segundo Sexo – A Experiência Vivida, foi a inspiração para a criação dessa lista cinematográfica.  

Reunimos filmes, de várias épocas distintas, que falam sobre “o segundo sexo” ou como a condição feminina é retratada como “o outro sexo” ao redor do mundo. E nada melhor do que o cinema como instrumento para a representação das vivências de mulheres através de países, culturas e etnias diferentes. 

Para você que pretende conhecer mais filmes que reflitam sobre questões de gênero ao redor do mundo, essa lista é feita para você! 

Bordadeiras (2004)

Bordadeiras (2004) - filmes para pensar em questões de gênero

Claire (Lola Naymark) tem 17 anos e só aos cinco meses de gestação percebe que está grávida. Decide então refugiar-se na casa da senhora Melikian (Ariane Ascaride), que é bordadeira de alta-costura. E entre as duas mulheres nasce uma cumplicidade que se materializa nos progressos que Claire faz na arte da costura. A filiação e a transmissão são retratadas dia após dia, enquanto a barriga da jovem cresce.

Diretora: Éléonore Faucher

Karen Chora No Ônibus (2011)

Karen Chora No Ônibus (2011)

Após dez anos de uma vida confortável e completamente devotada ao marido, Karen se dá conta de tudo o que deixou de lado. Cansada, decide ir embora e recomeçar do zero. Com suas economias, aluga um quarto no centro de Bogotá e sai em busca de um emprego. Porém, a sua idade e a falta de experiência dificultam a procura. Sem amigos, ela se vê pela primeira vez confrontada com a sua própria solidão. Logo, ela terá que decidir entre voltar para sua vida estável, abrindo mão da independência recém conquistada ou enfrentar uma nova realidade.

Diretor: Gabriel Rojas Vera

Um Assunto de Mulheres (1988)

Karen Chora No Ônibus (2011) - filmes para pensar em questões de gênero

Durante a Segunda Guerra Mundial na França ocupada, uma mulher de baixa escolaridade cria seus dois filhos em um apartamento cheio de ratos. Ela é Marie Latour. Em 1941 seu marido retorna da Frente, fraco demais para manter um emprego. Depois de um episódio envolvendo sua vizinha, Marie descobre que pode fazer abortos clandestinos para sustentar sua família.

Diretor: Claude Chabrol

A Vida Sonhada dos Anjos (1998)

A Vida Sonhada dos Anjos (1998)

A história de duas garotas de 20 anos sem rumo, que por acaso se encontram na cidade de Lille. Isa (Bouchez) pula de emprego em emprego e acabará descobrindo a importância da vida em sua plenitude visitando uma menina hospitalizada, dona da casa onde as amigas se abrigam temporariamente. Pressionada pela dificuldade de sobrevivência e por uma carência dilacerante, Marie (Régnier) destrói o vínculo com Isa ao se envolver com um jovem rico e superficial.

Diretor: Erick Zonca

Leia também >> A Vida Sonhada dos Anjos: a esperança feminina no mundo do trabalho alienado

Lanternas Vermelhas (1991)

Lanternas Vermelhas (1991) - filmes para pensar em questões de gênero

China, ano 1920. Com a morte do pai e o consequente empobrecimento da família, Songlian, uma jovem universitária é pressionada pela madrasta a se casar e se torna a quarta esposa de um homem rico e poderoso que ela nem sequer conhece. De repente, ela se vê sozinha em uma casa onde as tradições seculares são seguidas como uma lei por seu marido e todos que a habitam. Uma das mais importantes regras é a das lanternas vermelhas. A esposa escolhida pelo senhor da casa para passar a noite tem as lanternas de sua casa acesas e recebe um tratamento privilegiado por toda a criadagem.

Diretor: Zhang Yimou

A Fonte das Mulheres (2011)

A Fonte das Mulheres (2011)

A Fonte das Mulheres apresenta uma história que se passa em uma aldeia situada entre a África e o Oriente Médio, onde as mulheres são responsáveis por buscarem a água utilizada pelas famílias. Para isso, precisam caminhar grandes distâncias embaixo de sol escaldante, enquanto seus maridos ficam em casa bebendo e jogando. Um dos habitantes do vilarejo fica noivo de Leila, uma francesa que mora há algum tempo na região. A jovem não aceita a tradição e decide pôr fim a isso, exigindo que os homens passem a buscar água. Por se tratar de uma comunidade extremamente machista, a solução encontrada é fazer “greve de sexo”, o que, entre islamistas radicais, causa muitos problemas.

Diretora: Radu Mihaileanu

Leia também >> A Fonte das Mulheres: sobre empoderamento e patriarcado

Garotas (2014)

Garotas (2014)

Marieme, 16, vive sua vida como uma sucessão de proibições. A censura exercida pelo bairro, a lei estabelecida pelos garotos, o beco sem saída da escola. Mas seu encontro com um grupo de meninas que reivindicaram sua liberdade muda tudo. Ela abraça os códigos da rua, a violência e a amizade, para viver de fato sua juventude.

Diretor: Céline Sciamma

Cinco Graças (2015)

Cinco Graças (2015)

No início do verão em um vilarejo turco, Lale e suas 4 irmãs brincam de forma debochada com os meninos, o que acarreta em um escândalo de consequências muito fortes: a casa delas se torna praticamente uma prisão, elas aprendem a limpar ao invés de ir para a escola e seus casamentos começam a ser arranjados. As cinco não deixam de desejar a liberdade, e tentam resistir aos limites que lhes são impostos.

Diretora: Deniz Gamze Ergüven

Leia também >> Cinco Graças: extremismo religioso e a opressão sofrida pelas mulheres

Eclipse Total (1995)

Eclipse Total (1995)

Dolores Claiborne mora numa cidade do interior, onde trabalha como empregada de uma mulher muito rica. Esta um dia aparece morta, e Dolores é tida como principal suspeita. A filha, influente jornalista em Nova York, reencontra a mãe após vários anos na tentativa de ajudá-la, mas antes terá superar os traumas de infância. Assustadoras descobertas virão à tona. Baseado na obra de Stephen King.

Diretor: Taylor Hackford

Corpo Celeste (2012)

Corpo Celeste (2012)

Marta é uma adolescente de 13 anos que retorna ao sul da Itália depois de passar dez anos na Suíça. Com dificuldades para se adaptar à nova vida, ela passa horas observando o que está a seu redor. Ao mesmo tempo, enquanto se prepara para sua crisma, questiona a moralidade da comunidade católica local. A partir de acontecimentos importantes para ela, como a primeira menstruação e a decisão de cortar o próprio cabelo, Marta começa a tomar controle da sua vida pela primeira vez desde que chegou à Itália. 

Diretora: Alice Rohrwacher

E Buda Desabou de Vergonha (2007)

E Buda Desabou de Vergonha (2007) - filmes para pensar em questões de gênero

Baktay tem seis anos e vive com sua família em Bamian, cidade em que tesouros da cultura local, como as estátuas de Buda, foram destruídas pelos talibãs. Instigada por seus vizinhos que já sabem ler, ela faz de tudo para poder estudar em uma escola para meninas que abre do outro lado do rio. Quando segue para a escola, no caminho encontra um grupo de garotos acostumados a brincadeiras de guerra, que resolvem prendê-la como prisioneira.

Diretora: Hana Makhmalbaf

Leia também >> E Buda Desabou de Vergonha: a resistência de uma menina diante das opressões de gênero

A Fita Azul (2012)

A Fita Azul (2012) - filmes para pensar em questões de gênero

Raquel é uma mórmon que vive uma comunidade conservadora. Quando ela descobre uma fita cassete e conhece pela primeira vez o rock’n roll, sua vida vai mudar para sempre. Grávida, ela acredita que a responsável pela sua gestação é a música e vai tentar provar para todos que tem razão.

Diretora: Rebecca Thomas

Uma Canta, a Outra Não (1977)

Uma Canta, a Outra Não (1977)

Duas jovens vivem em Paris em 1962: Pauline, 17 anos, é estudante e sonha em largar sua família para virar cantora. Suzanne, 22 anos, ocupa-se de seus dois filhos. Elas se separam e, cada uma de sua parte, continuam sua batalha diária. Elas se reencontram dez anos depois numa manifestação. Suzanne trabalha num escritório de planejamento familiar e Pauline tornou-se cantora. O destino irá uni-las novamente mais tarde, em 1976.

Diretora: Agnès Varda

Leia também >> A amizade feminina vista pelo cinema de Agnès Varda e Claudia Weill

O Sonho de Wadjda (2012)

O Sonho de Wadjda (2012) - filmes para pensar em questões de gênero

Wadjda tem dez anos de idade e mora no subúrbio de Riade, a capital da Arábia Saudita. Ela é uma garota teimosa e cheia de vida, que gosta de brincar com os garotos. Um dia, após uma disputa com o amigo Abdullah, ela vê uma bela bicicleta verde à venda. Wadjda gostaria de comprar a bicicleta para superar o colega em uma corrida, mas na sociedade conservadora onde vivem, garotas não podem dirigir carros ou bicicletas. Ela decide então fazer de tudo para conseguir o dinheiro sozinha.

Diretora: Haifaa Al-Mansour

Sem Teto, Nem Lei (1985)

Sem Teto, Nem Lei (1985)

Uma jovem andarilha morre congelada no frio do inverno francês. Sua história e principalmente seus últimos dias são contados através das pessoas que cruzaram o seu caminho.

Diretora: Agnès Varda

Leia também >> Sem Teto, Nem Lei: uma reflexão acerca da solidão feminina no pós-guerra

Aquário (2009)

Aquário (2009)

Aquário conta a historia de Mia (Katie Jarvis), uma garota de 15 anos, que vive com sua mãe (Kierston Wareing) e irmã nos subúrbios da Inglaterra. Excluída da escola e desprezada por seus amigos, a vida de Mia muda quando ela conhece Connor (Michael Fassbender), o novo namorado de sua mãe.

Diretora: Andrea Arnold

Leia também:

>> 20 filmes para pensar em questões de gênero ao redor do mundo (2ª parte)

>> 17 filmes para pensar em questões de gênero ao redor do mundo (3ª parte)

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :