[LIVRO] O Gato Filósofo, de Kwong Kuen Shan (resenha)

511919-600x600-1

“Gatos são autônomos, serenos, se entregam ao aqui e agora, são teimosos e fazem o que querem. São como os grandes filósofos. A artista Kwong Kuen Shan combina com graça e delicadeza esses dois mundos, apresentando quarenta “aquarelas felinas”, acompanhadas por máximas e provérbios da sabedoria chinesa, de pensadores como Confúcio, Mêncio e Lao-Tse.” – Editora Estação Liberdade

O “Gato Filósofo” é um livro ilustrado, da escritora e desenhista Kwong Kuen Shan. A autora desenhou aquarelas felinas sob inspiração de seus gatos (Healy e Joseph) em contraste com provérbios chineses famosos. 

As ilustrações são sutis e delicadas. A própria autora, além de ter se inspirado em seus gatos na criação da obra, conta na apresentação do livro que também observou gatos de seus amigos e conhecidos. 

As 40 aquarelas felinas são acompanhadas por provérbios que combinam entre a tradição e o contemporâneo. Mesmo que você não goste de todos os provérbios (como foi o meu caso) as aquarelas valem por si só, além de ser uma ótica dica de presente para aquela pessoa apaixonada por gatos.

Um dos provérbios que eu mais gostei do livro:

“As pessoas podem aprender juntas, mas seguem caminhos diferentes,

Seguem o mesmo caminho, mas alcançam posições diferentes,

Ocupam a mesma posição, mas têm julgamentos e aspirações diferentes.”

Confira abaixo algumas aquarelas do livro.

511920-600x600-1.jpeg

gato2.jpeg

le-chat-philosophe-kwong-kuen-shan_4084328-L.jpg

511906-970x600-1


1428593583.jpgSobre a autora Kwong Kuen Shan:

“Nasceu e cresceu em Hong Kong, onde estudou inglês e chinês clássico. Mais tarde, ela dedicou-se à pintura chinesa tradicional e, a partir de então, desenvolveu estilo próprio. “O Gato Filósofo” é o melhor exemplo de sua originalíssima produção. Kwong Kuen Shan morou e trabalhou em Londres por muitos anos até se estabelecer em Abergavenny, cidadezinha na fronteira do País de Gales. Ela pinta paisagens, construções arquitetônicas e especialmente gatos. Dá aulas de pintura chinesa e expõe seu trabalho em mostras locais. Quando não está pintando ou escrevendo, Kuen Shan gosta de cuidar do jardim e tocar piano, de cozinhar e de degustar a seleção de vinhos do marido”.


71.jpg

O Gato Filósofo

Editora: Estação Liberdade

Livro cartonado

96 páginas

Compre aqui: Amazon –  Cultura – SubmarinoSaraiva

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :