[ENTREVISTA] As ilustrações de Isadora Zeferino

Isadora Zeferino é uma ilustradora carioca muito talentosa. Convidamos ela para uma entrevista e conversamos vários assuntos, desde a origem dos seus desenhos, até dicas para as futuras profissionais do mercado de trabalho na área do desenho. Confira abaixo a entrevista completa.


Delirium Nerd – Qual a sua formação?
Isadora – Na época que eu ainda estava na escola, acabei me identificando com a área de Biologia (até hoje eu fico refletindo se era só por que eu amava desenhar os esquemas das células) e meu primeiro vestibular foi pra Biomedicina na UFRJ… Depois de alguns períodos eu notei que não era muito minha praia e fiquei indecisa se o melhor caminho seria ir pra uma faculdade de Belas Artes ou Desenho Industrial. No final eu acabei me decidindo pela segunda opção e hoje estou no 5o período da ESDI, que é a faculdade de Design da UERJ.
Eu só fui fazer um curso de desenho propriamente dito ano passado, era uma aula que eu consegui assistir de ouvinte em outro curso da UERJ e achei muito interessante ter algum tipo de guia no meu aprendizado. Ser autodidata é uma coisa muito comum nessa área de ilustração, o que é bom e ruim ao mesmo tempo! Mas, sinceramente, se eu morasse em São Paulo tenho certeza que ia fazer de tudo pra estar em todos os cursos da Quanta Academia de Artes, uma paixão longínqua.

Delirium Nerd – Quando começou a desenhar?

Isadora – Eu não saberia responder isso, desenhar sempre foi a minha maneira de comunicar as coisas desde que eu me entendo por gente. Seria mais fácil dizer quando eu comecei a desenhar com a intenção de que isso fosse algo além de um hobby, querendo realmente melhorar e aprender, e eu diria que há uns 2 ou 3 anos… Na época onde eu decidi criar uma página no facebook e dividir o que eu estava fazendo com outras pessoas.

Delirium Nerd – Quais os trabalhos/projetos na área de desenho que você já participou?
Isadora – O trabalho mais divertido que eu já tive nessa área foi ilustrar a capa do programa teatral da versão brasileira de A Very Potter Musical, foi uma experiência maravilhosa! Também tive um projeto em grupo incrível na faculdade que consistia em criar um livro com conteúdo educativo pré-escolar, e nós decidimos explorar a variedade animais do mar, o que acabou virando uma experiência de estilos artísticos e técnicas de ilustração. (eu tenho o link do projeto no Behance, onde dá pra ler tudo!)

Delirium Nerd – Tem vontade futuramente na criação de um quadrinho independente?
Isadora – Sim sim sim! Atualmente eu estou terminando de diagramar a Sereiazine, que vai ser uma publicaçãozinha independente de cerca de 30 páginas com os desenhos de sereias que eu fiz em 2015 (foram mais de 50!!!) mas também tenho uma idéia amarrada pra uma webcomic (que eu sonho que seja impressa) sobre uma menininha de 14 anos chamada Margot, que acorda com uma flor brotando na cabeça no primeiro dia de aula numa escola nova. É basicamente uma história sobre o que é o amor, e todas as formas que existem de sentir e demonstrá-lo.

Delirium Nerd – Qual a ilustração/trabalho que você fez e que mais gostou até o momento?
Isadora – Eu gostei do rendimento que tive no inktober de 2015 em geral, saíram muitas ilustrações das quais me orgulho muitíssimo… Principalmente o fanart da Mulan que eu fiz no segundo dia, a resposta das pessoas à essa arte em particular foi assustadora e me deixou bastante animada para continuar o desafio! Mas se fosse pra escolher uma peça única, seria um desenho que eu fiz pra um desafio de character design do 4forFAN, o tema era “cavaleiro da meia-noite” e eu fiz um ceifador sinistro cavalgando um unicórnio, até hoje olho e não acredito que consegui botar minha idéia tão direitinho no papel.

ilustração 1

ilustração 2


Delirium Nerd – Pretende trabalhar somente com ilustrações ou gosta/pretende trabalhar em outras áreas também?

Isadora – Tudo depende de como as coisas forem funcionando, viver somente de ilustração é uma coisa que eu adoraria fazer! Mas cada vez mais percebo como preciso me dedicar pra conseguir isso! Faço faculdade de Design (Projeto de Produto e Comunicação Visual) e gostaria muito de aprender animação, logo, qualquer coisa que consiga juntar tudo ou que seja uma parte dessas áreas me faria bastante feliz.

Delirium Nerd – O que você acha do mercado de trabalho atual?

Isadora – Como eu ainda estou na faculdade e trabalho bem pouquinho como freela, não diria que estou inserida no mercado de trabalho atual! Mas depois de ir no FIQ e na CCXP no ano passado, notei como artistas nacionais estão produzindo um conteúdo incrível e cada vez mais mulheres podem falar sobre a experiência de ser uma ilustradora, quadrinista, artista de sucesso! É um sonho poder fazer parte desse grupo. (que com certeza ainda precisa aumentar muito, tem muita mina talentosa por aí!!!)


Delirium Nerd – Quais são as ilustradoras/quadrinistas (nacionais e internacionais) que lhe inspiraram e que você mais gosta?

Isadora – Tudo bem se forem muitas? Por que meio que são muitas… Tem umas artistas que tem um estilo que me faz chorar e influenciaram diretamente a maneira que eu desenho hoje em dia, gente que eu acompanho desde o deviantart… A Babs Tarr, Emmy Cicierega, Vera Brosgol, Jemma Salume… a Makani! E outras ilustradoras incríveis que eu fui conhecendo com o tempo, como a Frannerd, Irena Freitas, Maya Kern, Giovana Medeiros, Jen Wang, Iraville… Eu amo as coisas da Hanna Seabra, da Kali Ciesemier e vamos combinar que a arte da Mika Takahashi é um sonho. Ah, e também de TODAS as meninas que ilustram pra Capitolinas, elas são demais! <3


Delirium Nerd – Qual dica você poderia deixar para as meninas que estão começando a desenhar agora? 

Isadora – Desenhar não é impossível, e desenhar bem é se sentir satisfeita com o que você está deixando como mensagem e não o que dizem do seu trabalho! Antes de tudo, os desenhos são a nossa capacidade de formar idéias e colocar elas no papel… E cada parte desse processo é igualmente importante! <3

Eu desenho por que quero deixar pra outras pessoas aquela sensação incrível que eu sempre senti vendo cartoons, animações, filmes e outros tipos de arte em geral… É mágico poder tirar de dentro de você algo que vai fazer outra pessoa feliz, e ser a única pessoa capaz de fazer isso do exato jeito que você fez! Nem pensa, só vem. 🙂


Algumas ilustrações da Isadora Zeferino:

Acompanhe o trabalho da Isadora Zeferino nas redes sociais:

TumblrFacebookInstagram

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :