[QUADRINHOS] “Beladona”, de Ana Recalde e Denis Mello (resenha)

[QUADRINHOS] “Beladona”, de Ana Recalde e Denis Mello (resenha)

“Beladona” é a HQ da dupla criativa  Ana Recalde (roteiro) e Denis Mello (arte) premiada como melhor Webcomic de 2014 no HQmix, que vem chamando atenção até mesmo de quadrinistas do porte da Gail Simone (roteirista de títulos da Marvel e da DC) e foi a primeira que eu li utilizando a ferramenta Social Comics.

Com forte influência nas  HQs e filmes de terror orientais, como “Uzumaki” e “O Chamado”, a história conta como Samantha (que lembra bastante a Sadako), a princípio com 7 anos, lida com seus pesadelos vívidos que a torturam durante a noite e causam complicações na sua vida social durante o dia, atrapalhando, por exemplo, suas habilidades sociais já que é considerada estranha pelas outras crianças. O tempo passa, Samantha cresce e começa a entender melhor o mundo onírico ao qual é transportada todas as noites, assim como suas habilidades para moldá-lo de acordo com sua vontade e lutar contra as criaturas que lá habitam (e que deixariam qualquer Freddy Krueger orgulhoso).


Beladona 2

A arte de Denis Mello cria uma atmosfera aterrorizante já nas primeiras páginas quando Samantha se encontra em uma estação de trem macabra, as cores utilizadas para retratar o mundo desperto do mundo dos sonhos são diferentes; coloridas e suaves para o primeiro e com tons escuros e agressivos  no segundo, o que ajuda muito a formar o clima de terror, afinal, tudo no mundo dos pesadelos são sombras à espreita.

Como toda boa história, “Beladona” tem várias camadas. É muito fácil associar os distúrbios causados pelos pesadelos de Samantha, com aqueles causados pela depressão e ansiedade que atingem muitas pessoas em todo o mundo. O medo constante, a sensação de culpa e até mesmo a forma como as pessoas que sofrem desses males aprendem a esconder os sintomas e fingir que nada está errado, são alguns pontos que podemos identificar na protagonista, assim com o abuso psicológico exercido por outras pessoas também é retratado na HQ.

Beladona 1

No fim das contas, a jornada de Samantha é aquela do auto conhecimento e da libertação de forças opressoras que a prendem em uma imagem falha de si mesma, algumas dessas forças partindo de seu próprio ego que a puxa para caminhos obscuros onde corre o risco de se perder.

“Beladona” foi um grande achado e veio mostrar que os quadrinhos nacionais se encontram em uma ótima fase. Está super recomendado!!!


Beladona Capa

Beladona

Ana Recalde e Denis Mello

204 páginas

Editora Avec

Compre aqui: Amazon 

Conheça as obras da Avec Editora: Site Oficial Facebook Compre aqui livros da editora

Escrito por:

46 Textos

Formada em Comunicação Social, mãe de um rebelde de cabelos cor de fogo e cinco gatos. Apaixonou-se por arte sequencial ainda na infância quando colocou as mãos em uma revista do Batman nos anos 90. Gosta de filmes, mas prefere os seriados. Caso encontrasse uma máquina do tempo, voltaria ao passado e ganharia a vida escrevendo histórias de terror para revistas Pulp. Holden Caulfield é o melhor dos seus amigos imaginários.
Veja todos os textos
Follow Me :