16 documentários para pensar em questões de gênero

16 documentários para pensar em questões de gênero

Para você que pretende conhecer mais filmes que reflitam sobre questões de gênero ao redor do mundo, essa lista é feita para você!

Anteriormente, trouxemos dicas de filmes sobre o mesmo tema, onde você pode acessar nos respectivos links: parte 1parte 2 e parte 3. Dessa vez, decidimos montar uma lista com dicas de documentários. Confira abaixo!

1) Mulheres na Mídia (2011)

Mulheres na Mídia (2011) - documentários para pensar em questões de gênero

O filme explora a falta de representatividade na grande mídia do gênero feminino em posições de poder. Questiona o conceito de valoração da mulher baseada em beleza, juventude e sexualidade, em detrimento do talento e da capacidade de liderança e de contribuição para a transformação de um mundo igualitário.

Direção: Jennifer Siebel Newsom

2) It’s a Girl (2012)

It's a Girl (2012)

Documentário sobre o feminicídio que se tornou recorrente na Índia e na China nos últimos anos.

Direção: Evan Grae Davis

3) Girl Rising (2013)

Girl Rising (2013) - documentários para pensar em questões de gênero

Girls Rising mostra o poder da educação como base para mudança na vida de uma menina e como isso relaciona-se com a mudança do mundo.

Direção: Richard E. Robbins

4) Half The Sky (2012)

Half The Sky (2012) - documentários para pensar em questões de gênero

Uma série documental de 4 episódios exibida na PBS (EUA). Baseado no livro de mesmo nome, do casal Nicholas Kristof e Sheryl WuDunn. Esta série acompanha a extraordinária viagem de Kristof ao lado de ativistas famosas, como América Ferrera, Diane Lane, Eva Mendes, Meg Ryan, Gabrielle Union e Olivia Wilde, que encontram mulheres e jovens de todo o mundo, vítimas do tráfico humano, da falta de instrução e da violência sexual.

Direção: Maro Chermayeff

5) The Punk Singer (2013)

The Punk Singer (2013) - documentários para pensar em questões de gênero

The Punk Singer é um documentário sobre uma das mulheres mais importantes da música e do movimento riot girrrl: Kathleen Hanna. Ativista feminista, Hanna foi vocalista da banda Bikini Kill, líder do Le Tigre e atualmente líder da banda The Julie Ruin. Talvez você não saiba, mas foi ela quem pichou na parede da casa do Kurt Cobain a famosa frase “Kurt Smells Like Teen Spirit”. 

O documentário mostra os vinte anos de imagens de arquivo e um olhar íntimo em quatro temporadas consecutivas da sua vida. Está disponível na FILMICCA.

Direção: Sini Anderson

6) Imagem Mulher (2012)

Imagem Mulher (2012)

Será que a idealização da imagem da mulher pela mídia contribui para a violência contra a mulher? As descobertas são compartilhadas através do documentário.

Direção: Maristela Bizarro

Você consegue assistir online aqui:

7) Filha da Índia (2015)

Filha da Índia (2015) - documentários para pensar em questões de gênero

A história do brutal estupro coletivo e assassinato da estudante de medicina de 23 anos Jyoti Singh num ônibus em movimento em 2012; e dos protestos e motins sem precedentes que este evento terrível gerou por toda a Índia, conduzindo uma forte demanda por mudanças na forma que as mulheres do país são tratadas. O filme examina os valores e a mentalidade dos estupradores e também entrevista os advogados que defendem os homens condenados pelo estupro e assassinato de Jyoti. 

Direção: Leslee Udwin

8) Hot Girls Wanted (2015)

Hot Girls Wanted (2015) - documentários para pensar em questões de gênero

Este documentário põe sob os holofotes a próspera indústria do pornô “amador” e os efeitos da sedução e da exploração nas vidas das jovens atrizes.

Direção: Jill Bauer e Ronna Gradus

9) Simone de Beauvoir: Uma Mulher Atual (2008)

Simone de Beauvoir: Uma Mulher Atual (2008)

Documentário sobre a vida desta importante filósofa e escritora do século XX. Tendo, com seu trabalho e com sua militância política, contribuído para o acúmulo teórico dos movimentos feministas no mundo inteiro.

Direção: Domnique Gros

10) A Fotografia Oculta de Vivian Maier (2013)

A Fotografia Oculta de Vivian Maier (2013)

O segredo que uma babá guardou por toda sua vida era o hábito de fotografar nas horas livres, retratando especialmente crianças. A câmera era a melhor e única companheira de Vivian Maier. Fotografando compulsivamente, não tinha o hábito de revelar seus negativos, muito menos mostrar suas fotografias para alguém. Poderia ter sido esquecida, quase como se não tivesse existido, mas graças a um agente imobiliário que arrematou num leilão uma caixa com mais de 100 mil negativos, a memória póstuma de Vivian Maier tomou outros rumos. 

Direção: John Maloof e Charlie Siskel

Leia também >> A interminável busca por Vivian Maier

11) Codegirl (2015)

Codegirl (2015)

O filme conta a história de garotas do ensino médio de diversos países – inclusive do Brasil – que participam de uma competição de programação. Elas tem apenas três meses para desenvolver um aplicativo que resolva o problema de suas comunidades.

Direção: Lesley Chilcott

12) A Glória das Prostitutas (2011)

A Glória das Prostitutas (2011)

3 países, 3 línguas, 3 contextos diferentes, mas uma mesma realidade. A Glória das Prostitutas é um documentário perturbador sobre a prostituição mundial e os seus submundos. Realizado por Michael Glawogger, ele mostra com frieza que não é por não vermos que os dramas de mulheres como essas deixam de existir.

Direção: Michael Glawogger

13) A Guerra Invisível (2012)

A Guerra Invisível (2012)Este documentário explora um tema tabu: a onda de estupros dentro do exército americano. Cerca de 30% das mulheres soldados já sofreram esta violência, somando 19 mil casos apenas em 2010. De acordo com as estatísticas, é mais comum uma mulher no exército ser violentada do que morta por um inimigo. Mas as vítimas têm medo de buscar justiça, com medo de sofrer represálias e de tornar públicos casos tão dolorosos.

Direção: Kirby Dick

14) O Mundo Diante Dela (2012)

O Mundo Diante Dela (2012)

Em Mumbai, vinte jovens concorrem ao título de Miss Índia. Para elas, vencer o concurso representa não apenas fama e dinheiro, mas alcançar a liberdade numa sociedade patriarcal conservadora. Em outra parte do país, num campo de treinamento da Durga Vahini, ala feminina de um grupo fundamentalista hindu, meninas aprendem a manusear armas e cantar slogans de ódio contra muçulmanos e cristãos. Paradoxalmente, os dois grupos de jovens sofrem com a manipulação e o machismo da sociedade. Um retrato das tensões de um complexo país em transição.

Direção: Nisha Pahuja

15) Gulabi Gang (2012)

Gulabi Gang (2012) - documentários para pensar em questões de gênero

Em Bundelkhand, Índia, uma revolução está sendo feita entre os mais pobres dos pobres, como as guerreiras mulheres de fogo da Gang Gulabi, que estão se empoderando e assumindo a luta contra a violência de gênero, a opressão de casta e corrupção generalizada.

Direção: Nishtha Jain

16) The Hunting Ground (2015)

The Hunting Ground (2015)

Documentário sobre os inúmeros casos de estupro nos campus universitários americanos, explorando os problemas com as administrações dessas instituições, que se preocupam mais encobrir os fatos do que resolvê-los. Com depoimentos de vítimas, um retrato de como as pessoas que sofrem esse tipo de violência lutam por justiça e educação, apesar da frequente retaliação e assédio com as quais são obrigadas a conviver.

Direção: Kirby Dick

Leia também >> “The Hunting Ground” e a massiva culpabilização da vítima

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :