[GAMES] Lara Croft – Uma segunda chance merecida

[GAMES] Lara Croft – Uma segunda chance merecida

Transformar um “sex simbol” do mundo dos games em uma pessoa real. Não existe forma melhor de resumir o que a Square Enix tem feito com a nova versão da franquia Tomb Raider. Nomeado para prêmios em diversas categorias, como: Melhor jogo de aventura/ação, melhor dublagem, melhor narrativa, jogo do ano e até melhor trailer para jogo. É um título que vale a pena experimentar!

Confesso que quando menina nunca me senti especialmente atraída pelos games de Lara Croft. Preferia controlar pequenos soldados gregos ou egípcios, construir montanhas russas e competir em corridas de kart com Mário e Luigi. Algo sobre o modo como Tomb Raider foi-me apresentado deixava claro de que se tratava de um jogo “para meninos”. E eu não estava interessada em jogos só para meninos.

giphy (1).gif

Porém, quando as primeiras imagens de Tomb Raider (2013) começaram a pipocar pela internet, fui fisgada. Não existem muitos games por ai que possuam protagonistas mulheres, muito menos protagonistas mulheres interessantes, bem construídas e que se pareçam com mulheres reais. Sim, a nova Lara Croft é uma jovem normal. As muitas curvas acentuadas e pouco realistas de suas versões anteriores foram substituídas pelo corpo saudável de uma jovem com bom condicionamento físico.

O que me atraiu mais ainda foi o modo como esta protagonista nos foi apresentada. Uma Lara muito mais jovem daquela dos cinemas, estrelada por Angelina Jolie; em busca de sua primeira grande descoberta arqueológica cercada de amigos. Uma estranha tempestade faz com que seu navio de pesquisa afunde e o grupo se vê refugiado em uma ilha desconhecida próxima à península do Japão.

giphy (2).gif

O jogador é imediatamente mergulhado em sequências de muito sangue, dor e até medo. Lara afinal, ainda não é uma lutadora, está longe de se tornar uma heroína. Ela capenga, sofre e aprende. Ao meu ver a grande sacada do game está em acompanhá-la enquanto ela se torna esta pessoa. Uma jovem curiosa, inteligente, que fará de tudo para salvar aqueles que ama.

Recentemente adquiri o segundo game de Lara, “Rise of the Tomb Raider” (2015). Já completei cerca de 50% da campanha e, apesar da falta palpável de situações tensas e sangrentas como as do primeiro jogo, não fiquei decepcionada. Lara está mais madura e obstinada. Muito sobre seu passado e o relacionamento conturbado com seu falecido pai é revelado, e como este relacionamento ainda afeta Lara atualmente é uma das questões mais complexas do game. O que Lara será capaz de sacrificar para limpar o nome de seu pai?

A mitologia envolvida é completamente diferente daquela apresentada no game anterior e tão curiosa quanto. Um profeta sem nome, um templo gigantesco em um vale secreto nos confins da Sibéria. Para os mais detalhistas que curtem um pouco de história, é um prato cheio. Percebemos também um aprimoramento das armas e técnicas de sobrevivência que Lara pode utilizar, o que torna a experiência de eliminar inimigos mais divertida. Você terá opções silenciosas como arco e fecha, armas com silenciador, armadilhas e até ataques aéreos com facas e estrangulamento. Para aqueles que preferem o confronto aberto, flechas explosivas, bombas, metralhadoras… faça sua escolha!

Quanto á dificuldade, ainda não testei todas as opções propostas – que são quatro – mas, assim como seu predecessor, “Rise of the Tomb Raider” não é um jogo particularmente difícil. O tempo aproximado da campanha inteira é adequado. Não vai te deixar de saco cheio, e até com um gostinho de “quero mais”.

Se você procura um game bem construído, com uma narrativa rica e envolvente, vale dar uma chance ao novo Tomb Raider. Às mulheres que curtem games de ação, acho que estamos bem representadas, ao mesmo neste aqui.

Escrito por:

22 Textos

Estudante de Administração, cozinheira e confeiteira, que nas horas vagas ainda encontra um tempo pra se dedicar à escrita. Ama frio, livros de ficção, bons vinhos, bons restaurantes e filmes de época. Sonha em se tornar uma autora publicada e conhecer os quatro cantos do mundo.
Veja todos os textos
Follow Me :