“Moon Girl and Devil Dinosaur” e a representatividade

“Moon Girl and Devil Dinosaur” e a representatividade

Em “Moon Girl and the Devil Dinosaur“, Lunella Lafayette é uma garota pré-adolescente superdotada, que tem uma capacidade de inteligência maior que as outras crianças da sua idade. No entanto, tal característica faz com que ela não tenha tantos amigos ou amigas na escola, já que por estudar coisas que já compreende, acaba vivendo uma rotina um pouco entediante e afastando os que não compreendem sua capacidade. 

Desde o começo da história de “Moon Girl and the Devil Dinosaur“, a protagonista sabe que tem um gene inumano, fato que aconteceu após o aparecimento de nuvens químicas que passaram pela cidade (o mesmo caso da transformação da Kamala Kahn em “Ms. Marvel”) que a transformou em uma pessoa capaz de futuramente apresentar superpoderes variados.

Ao saber disso, Lunella começar a tentativa de construir um aparelho que possa reverter esse gene inumano, impedindo que seus superpoderes possam se desenvolver futuramente, porque tudo o que ela gostaria de ser é uma “garota comum” e não uma heroína com múltiplos poderes. 

Lunella Lafayette
Cena de “Moon Girl and the Devil Dinosaur”. Imagem: reprodução

Durante um passeio noturno, Lunella descobre um aparelho luminoso e incomum na rua que chama sua atenção. Este aparelho abre uma espécie de portal do tempo, onde homens da caverna e um dinossauro surgem na cidade onde vive. A partir desse fato, nossa protagonista tenta entender o motivo do ocorrido, ao mesmo tempo que quer impedir o desenvolvimento do seu gene inumano.

Moon Girl and the Devil Dinosaur

O que eu mais gostei no quadrinho é a importância da representatividade de uma garota pré-adolescente e negra, assim como a importância da personagem de Kamala Khan em “Ms. Marvel, que trata-se de uma garota muçulmana e paquistanesa. Essa mudança nos quadrinhos atuais, dando mais espaço para a representação de minorias (etnia, religião, crenças), é algo muito positivo. Quantas personagens negras e adolescentes conhecemos ou já ouvimos falar nos quadrinhos? Enquanto isso, temos uma predominância de personagens que seguem estereótipos comuns: homens brancos e heterossexuais, por exemplo. 

É fácil se encantar imediatamente com Lunella, porque ela é uma garota normal, que luta por suas escolhas ao mesmo tempo que lida com situações inconvenientes da adolescência, relacionando com o fato de ser superdotada. E a relação de amizade de Lunella com o dinossauro, transforma-se em uma das duplas mais divertidas e legais dos quadrinhos atuais. 

Moon Girl and the Devil Dinosaur
Cena de “Moon Girl and the Devil Dinosaur”. Tradução da cena em inglês feita pelo Delirium Nerd.

Moon Girl and the Devil Dinosaur” é uma das maiores surpresas que tive o prazer de ler. Foi lançado até o momento seis capítulos e o quadrinho não perdeu sua qualidade. Temos também a surpresa da presença de outros heróis famosos que já conhecemos.  

Ainda não há informações sobre o lançamento do quadrinho no Brasil, mas espero que logo tenhamos uma boa notícia, pois ao lado de “Ms. Marvel”, o quadrinho tem grande potencial para fazer sucesso aqui. Quem tiver a oportunidade de adquirir o quadrinho em inglês, compensa muito dar uma chance para “Moon Girl and the Devil Dinosaur“!

Os seis primeiros capítulos do quadrinho estão reunidos no primeiro volume do encadernado em inglês, e podem ser encontrados na Amazon para compra, ou em formato Kindle.

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :