The Fall: uma série policial que foge dos padrões

The Fall: uma série policial que foge dos padrões

The Fall é uma série britânica de 2013, criada por Allan Cubitt, e está disponível no catálogo da Netflix. A série se passa na Irlanda do Norte, mais especificamente em Belfast.

Conheci The Fall após ler uma matéria que falava sobre as semelhanças entre ela e uma série brasileira que estreou em 2014, escrita por Glória Perez e estrelada por Bruno Gagliasso, Débora Falabella e Luana Piovani: Dupla IdentidadeDe fato, a série brasileira bebeu bastante na fonte da série britânica quando mostra Edu, um serial killer que mata mulheres. Os casos são investigados pela detetive Vera e ele mantém um relacionamento com Ray.

DUPLA IDENTIDADE
Elenco de “Dupla Identidade”

Em The Fall acompanhamos a detetive Stella Gibson (Gillian Anderson) da polícia britânica, que foi enviada para Belfast para cuidar de um caso de assassinatos de mulheres cometidos por um serial killer. Ao mesmo tempo também acompanhamos a rotina de Paul Spector (Jamie Dornan), um jovem psicólogo, casado e com dois filhos, que comete os crimes que Stella foi designada a investigar.

A série é policial, mas não espere algo tipo “CSI”. A narrativa não carrega a eletricidade e as viradas sagazes que os episódios dos seriados policiais americanos trazem, é um pouco mais lenta, com poucas cenas de ação, mais focada em fazer o público analisar o caso e ligar os pontos junto com os personagens.

TRABALHO

Stella Gibson é uma mulher independente, segura de si e uma profissional muito competente. Ela é solteira, sai com quem ela se interessar e está tudo certo. Gibson não se importa com a visão machista que seu colega Jim Burns (John Lynch) tem sobre seus posicionamentos e atitudes, aliás, sempre que ele afirma coisas que vão contra o que ela pensa, Stella rebate com declarações enfáticas e incisivas, que nos fazem bater palmas pra ela enquanto assistimos.

A personagem é incrível e com um discurso feminista super pertinente, ainda mais para o ambiente que ela vive, que tradicionalmente costuma ser bastante machista. Stella é cética e não baseia seus argumentos ou decisões em achismos ou em senso comum.

SÉRIE THE FALL 4
“Estou hospedada no Hilton. Quarto 203.”

“É isso que te incomoda de verdade, né? A rapidinha. Homem fode mulher. Sujeito homem, verbo fode, mulher objeto tudo certo. Mulher fode o homem. Sujeito mulher, homem objeto. Não é tão suave pra você, é?”

Paul Spector é aparentemente um homem pacato, trabalha como terapeuta, divide com a esposa os cuidados com os filhos e a noite é voluntário em um centro que atende pessoas com depressão e que tem pensamentos suicidas. Ele usa esse trabalho voluntário como álibi para poder praticar seus crimes e ele não ser descoberto. Spector é um sociopata.

O elenco da série surpreendente, afinado e bem escolhido. Gostaria de destacar a atuação da jovem atriz de 23 anos Aisling Franciosi, que interpreta Katie Benedetto. No começo ela aparece pouco, tem uma atuação mais tímida, mas a personagem cresce bastante na série e se tornou grata surpresa, especialmente na segunda temporada.

Aisling Franciosi
Aisling Franciosi

The Fall trata de assuntos pertinentes como misoginia, machismo, abuso psicológico, corrupção de menores, relacionamento abusivo e depressão; temas muito importantes principalmente nos dias atuais, onde vemos o movimento feminista crescer em todo o mundo e combater essas questões que a série apresenta.

GIBSON GIF 1
“A mídia gosta de dividir mulheres em virgens e vagabundas”
GIBSON GIF 2
“Anjos ou prostitutas”
GIBSON 3
“Não vamos encorajá-los.”

Escrito por:

Formada em Rádio e TV, maratonista e viciada em séries, eterna amante de um bom filme, escreve desde quando só conseguia usar desenhos para contar suas histórias, apaixonada por “Titanic” e uma quase bailarina que aprendeu muita coreografia em clipe da MTV. Sonha em morar no Canadá, escrever um livro, ter filhos, ser doula e conseguir colocar suas séries em dia.
Veja todos os textos
Follow Me :