A narrativa dos cenários de Steven Universe

A narrativa dos cenários de Steven Universe

IMPORTANTE: Este texto menciona acontecimentos das duas primeiras temporadas, que talvez sejam considerados spoilers.

Steven Universe é cativante por um punhado de razões. É uma ficção científica que tem humor, variedade de personagens, representatividade, música, referências, tratamento incomum de situações do cotidiano e mais. Todo telespectador pode relacionar-se à série em algum aspecto, e cada detalhe pode ser explorado e debatido, pela profundidade que contrasta com sua simplicidade aparente.

Um detalhe que chama a atenção são os cenários. São lindas ilustrações com combinações de cores muito atraentes esteticamente. Mais que isso, elas contribuem com a história, seja por dar o clima adequado às cenas, seja por contarem histórias além da história. Confuso? Explico.

Existe um conceito aplicado em desenvolvimento de jogos chamado “environmental storytelling” ou “narrativa do ambiente” (tradução livre), que é a construção de histórias por meio do design de cenários, que envolve cor, iluminação, arquitetura, disposição de objetos e todo elemento visual pertencente à cena. Esse recurso cria as condições para uma experiência imersiva de pelo menos quatro maneiras: histórias relativas ao espaço podem evocar associações a narrativas pré-existentes, prover o espaço onde eventos narrativos acontecem, embutir informações narrativas dentro da cena, ou fornecer recursos para narrativas emergentes.

Pego emprestado o termo para usá-lo em algo que não é um jogo ou outra forma de entretenimento interativo, pois acredito que seja um recurso essencialmente comum a diferentes mídias e artes, como cinema, teatro e, nesse caso, animação. Obviamente, não há interação do telespectador, e nisso reside a diferença no uso desse tipo de narrativa.

Em Steven Universe, existem elementos nos cenários que nos dizem muito sobre o que se passa na série. Eles nos mostram, por exemplo, como são os hábitos dos personagens e seus relacionamentos. Steven tem tanto apreço pela Connie que guarda uma foto sua na cabeceira da cama. Amethyst e Greg são acumuladores compulsivos. Pearl é perfeccionista. Onion é um tanto inconsequente.

Esses fatos não são novidade, mas existem outros detalhes que não foram inteiramente contados ou explicados, apenas mostrados, como o casal da foto pendurada no celeiro ou a história da família do Onion.

Sobre o “universo” de Steven Universe, também temos algumas pistas, como a imagem de um grupo de losangos recorrente em certas construções, as referências às Diamonds, à batalha que aconteceu na Terra milhares de anos antes do nascimento do Steven e à criação artificial de Gems no Kindergarten, entre outros acontecimentos que os telespectadores não presenciaram, mas estão ali, sutilmente representados.

Por fim, acho interessante mencionar a estátua de Beach City, que representa a fusão das primeiras Crystal Gems, onde fica o templo das Gems e a casa do Steven. Veja como mostra o contraste entre grandiosidade e simplicidade: a representação de milhares de anos de luta em defesa da Terra no mesmo lugar em que vive um garoto de 14 anos. Garoto que também é resultado dessa diferença, pois é meio humano, meio Gem, e vive a tentar equilibrar as duas coisas. Esse lugar é, para mim, o que melhor define Steven Universe.

Steven Universe

Esses foram alguns exemplos do poder que os cenários têm para contar histórias e como é possível transmitir ideias ao telespectador apenas com elementos visuais. O uso da narrativa do ambiente em Steven Universe é uma das inúmeras razões pelas quais a animação é tão rica e deixa os fãs ansiosos pelos próximos episódios, que respondem às questões levantadas por esses elementos e trazem mais novidades sobre esse universo encantador.

Steven Universe é criação de Rebecca Sugar e os artistas responsáveis pelos cenários são: Steven SugarJasmin LaiEmily WalusSam BosmaAmanda Winterstein.

*As imagens utilizadas neste texto foram retiradas do blog da equipe de SU, Steven Crewniverse (contém muito spoiler).

Escrito por:

8 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :