[CINEMA] Nise: O Coração da Loucura

[CINEMA] Nise: O Coração da Loucura

 

Em 4 de outubro do ano passado estreou Nise: O Coração da Loucura, mas que eu só tive conhecimento e contato neste final de semana ao procurar algo para ver no cinema. Trata-se de um drama biográfico dirigido por Roberto Berliner, onde Glória Pires interpreta a psiquiatra Nise da Silveira num hospital do subúrbio do Rio de Janeiro.

[ESSE TEXTO NÃO CONTÉM SPOILER DO FILME]

Após algum tempo afastada, ela volta e se depara com terríveis tratamentos na instituição – como lobotomia e eletroconvulsoterapia – e se recusa a botar em prática essas técnicas. Obviamente isolada pelos outros médicos (predominantemente homens), ela acaba responsável por uma ala abondada chamada Setor de Terapia Ocupacional.

Com muitos obstáculos iniciais, principalmente vindos de seus próprios colegas de trabalho, Nise consegue reinventar o STO, e proporciona um avanço enorme com os doentes através da arte. É emocionante ver o como ela conseguiu tanto progresso simplesmente por tratar os seus pacientes (ou “clientes” como ela prefere se referir) como seres humanos.

As obras são incríveis, e é extremamente notável o quão bem elas fazem para estes esquizofrênicos, que tinham recebido diagnósticos de cronicidade. Por meio da arte, eles conseguem colocar na tela uma parte de seu inconsciente, onde nenhum outro profissional tinha chegado. Pouco a pouco os resultados se tornam mais elaborados e melhor desenvolvidos, que só com a prática e com o amor de Nise poderia gerar.

Nise - o coracao da loucura 2

O filme é maravilhosamente emocionante, e por mais que seja um pouco mal executado em alguns momentos, não deixa de ser lindo e uma ótima sugestão. A produção ainda conta com Fabrício Boliveira, Roberta Rodrigues, Augusto Madeira, Simone Mazzer, Zé Carlos Machado e grande elenco.

Escrito por:

36 Textos

“O senhor não imagina bem que eterna variação de gênio é aquela moça. Há dias em que se levanta meiga e alegre, outros em que toda ela é irritação e melancolia.” (Ressurreição, Machado de Assis). 20 anos, estudante de Engenharia e que prefere passar o dia vendo filmes do que com a maioria das pessoas.
Veja todos os textos
Follow Me :