5 motivos para assistir Bob’s Burgers

5 motivos para assistir Bob’s Burgers

Os Simpsons que me perdoem mas a minha animação favorita da Fox está bem longe de Springfield. Com 6 temporadas, Bob’s Burgers já se tornou uma queridinha na minha lista de séries, apresentando um tipo de comédia com representatividade, que prova ser possível criar personagens femininas engraçadas originais.  

Assim, decidi elencar os 5 motivos que vão te fazer querer assistir essa animação maravilhosa e se apaixonar pela família Belcher.

1) Humor Inteligente

Aclamado pelos críticos pela a sua originalidade e simplicidade, o humor de Bob’s Burgers não apela para bordões prontos nem estereótipos clássicos, estando presente nas situações inusitadas que acontecem em cada episódio e nas interações entre os personagens.

Ao invés de fazer piadas no estilo “politicamente incorreto”, a animação prefere explorar as estranhezas e muitas vezes a ingenuidade de cada personagem, criando uma identificação imediata com o público. Essas características são introduzidas tão naturalmente no enredo que mesmo os personagens mais caricatos de séries de humor, como a Tia Gale “louca dos gatos”, deixam de ser uma “piada pronta” e surpreendem os espectadores.

A dublagem também é usada perfeitamente para criar efeitos de humor sutis dando uma característica distinta a cada personagem. Linda (dublada por John Roberts), por exemplo, possui um sotaque de New Jersey e Bob (H. Jon benjamin) fala de uma forma pausada demonstrando o seu desconforto em quase todas as situações.

2) Relações Familiares

Em meio a tantas séries que contam histórias de famílias, Bob’s Burgers se destaca por saber explorar as relações familiares com profundidade em todos os seus aspectos. Os Belchers não são retratados como uma coleção de personagens que se juntam em algumas histórias para criar cenas engraçadas, eles são retratados como uma família real que se ama incondicionalmente.

Esse amor é expresso em episódios como em que Bob decide arranjar um segundo emprego para conseguir fazer uma festa de aniversário para Tina ou quando ele decide ficar sem comprar uma nova fritadeira de batatas para poder pagar um acampamento de férias para ela. Situações simples como essas trazem uma leveza para a série e criam um envolvimento emocional por parte do público.

3) Desenvolvimento de personagem

The 27 Most Relatable Louise Belcher Quotes

Tina é uma pré-adolescente nerd que sonha com beijar meninos e escreve fanfics, Louise é a irmã mais nova pestinha que se faz de durona, Gene é o irmão inocente que fala coisas sem noção enquanto Bob e Linda são adultos atrapalhados que nem sempre dão o melhor exemplo para os filhos, mas todos eles demonstram ser mais do que isso. Através de situações cotidianas como uma irmã ajudando a outra ou a família inteira se envolvendo em algum plano para ajudar o restaurante de Bob, a série consegue mostrar que não é preciso criar histórias extremamente dramáticas para desenvolver seus personagens. O crescimento e o amadurecimento, tanto das crianças quanto dos adultos, está sempre ali presente.

4) Feminismo

Bob's Burgers

Outro grande motivo para assistir essa animação é a forma com que ela trata as questões de gênero. Mesmo sem nunca ter usado a palavra “feminismo” em seus diálogos, Bob’s Burgers conseguiu criar um dos maiores ícones feministas da TV: a adolescente Tina Belcher. Apesar de estranha e desajustada, Tina é confiante a respeito do que quer, ela conhece bem da sua sexualidade e sempre reafirma valores positivos para as mulheres.

Exemplos disso não faltam, um dos episódios mais marcantes foi o que ela decide ficar sem se depilar, levantando questionamentos importantes que raramente aparecem na televisão. Além disso, em diversos episódios vemos Tina ir atrás do seu crush, Jimmy Jr., que a rejeita mas ao invés de tentar mudar para agradá-lo, a adolescente aprende que é possível se sentir amada e importante estando sozinha.

A mãe também é uma ótima representação feminina, diferente de muitas personagens mulheres casadas com o homem principal do desenho, Linda realmente tem personalidade e histórias próprias. Ela não tem medo de se expressar, de dar opinião e de mostrar seus diversos talentos seja como ajudante no restaurante ou como cantora em uma banda sua antiga.

Por fim, os homens de Bob’s Burgers também escapam dos estereótipos de gênero da comédia, Gene, por exemplo, gosta de fazer coisas como dançar e cantar além de sempre mencionar a multiplicidade de gênero de forma natural. Ele não faz piadas sexistas nem trata suas irmãs ou mãe de jeito diferente, mostrando que é possível criar personagens engraçados sem apresentar traços de masculinidade tóxica.

5) Criatividade

Bob's Burgers

A história da animação poderia ser considerada clichê: uma família com um pai, mãe e 3 filhos de diferentes idades que vivem situações inusitadas em uma cidade pequena. Mas a forma com que Bob’s Burgers trata dessas situações mostra a criatividade do desenho.

Além do humor original e dos personagens interessantes, a série também cria narrativas diferentes em episódios como musicais, e os que consistem nas 3 crianças contando a mesma história de perspectivas diferentes. Tudo isso é inserido com naturalidade e inteligência renovando a forma com que histórias clássicas de desenhos animados são contadas.

Escrito por:

25 Textos

Feminista. 20 anos. Libriana indecisa com ascendente em leão que sonha em viajar o mundo. Estudante de publicidade e propaganda, apaixonada por séries, livros, filmes e levemente viciada em ver fotos de animais fofinhos na internet.
Veja todos os textos
Follow Me :