Lola Versus: uma comédia que questiona as idealizações dos relacionamentos

Lola Versus: uma comédia que questiona as idealizações dos relacionamentos

Lola Versus é um filme dirigido por Daryl Wein e estrelado por Greta Gerwig, é um filme que narra a história de Lola, uma mulher que passa por grandes mudanças após completar 29 anos. A trama envolve a busca por si mesma, redescobrindo a vida após um rompimento inesperado e questionando as convicções sobre relacionamentos e amor.

A redescoberta de Lola

Lola é deixada por seu noivo pouco antes do casamento, o que a leva a uma jornada de autoconhecimento. A separação a coloca em uma posição de desorientação, fazendo-a questionar seus gostos, vontades e sua própria identidade. Enfrentando uma montanha-russa de sentimentos, Lola se vê dividida entre a mágoa e o desejo por Luke. Os sentimentos se confundem e se refletem nas atitudes de Lola, que, desorientada, carrega todos ao seu redor para o buraco-negro que se torna a sua vida.

Greta Gerwig em Lola Versus

Ao mesmo tempo em que está propensa a aceitar qualquer movimento de retorno com Luke, algo dentro dela está partido. Lola já possui a desconfortante sensação de que algo está errado em aceitar qualquer promessa que lhe seja ofertada apenas para estar com aquele que ela pensa amar. Mas algum dia, de fato, foi amor? Sua devoção algum dia significou que ela genuinamente o amasse? Amar talvez fosse algo diferente de entregar-se a uma vida alheia, substituindo a própria.

A jornada de despertar e autoconhecimento

Desolada, Lola não sabe o que é viver sem alguém. A ideia de que não somos ninguém sem um par que nos complete norteia as atitudes da mocinha. Em uma aparente história de romance entre amigos, Lola se envolve com alguém próximo.

Quando a satisfação não é suficiente para mascarar a dor que permanece, sai em busca de outros amores, aceitando o que lhe aparece sem questionar ou refletir sobre a natureza de sua vontade. A obrigação de pertencer a alguém a leva a comportamentos imaturos, destruindo até mesmo longas amizades. Até que perceba o que realmente lhe falta, uma vida inteira pode ser bagunçada.

Greta Gerwig em Lola Versus

Desconstruindo ideais românticos

Lola Versus é uma comédia que questiona a idealização dos relacionamentos e, sobretudo, a constante ideia de que, para sermos felizes, precisamos estar com alguém, como se a solidão fosse apenas um mal em nossa sociedade. A regra de que uma mocinha deve encontrar um mocinho que a complete, um homem que a faça feliz, ainda é majoritária no cinema, principalmente nos filmes do gênero.

O filme quebra o paradigma ao dizer que o silêncio, a solidão, pode ser a chave para encontrarmos o som que deve nos guiar e que podemos estar plenos sem estarmos com alguém. Mais do que isso, Lola Versus desconstrói a ideia de que o verdadeiro amor é uma completa doação da alma. Amar os outros e amar a si são ações que caminham juntas. Se uma está em desarmonia, a outra também estará. E, no final, o amor não precisa ser aquele clichê de quase todos os romances.

Escrito por:

136 Textos

Mestra em Teoria e História do Direito e redatora de conteúdo jurídico. Escritora de gaveta. Feminista. Sarcástica por natureza. Crítica por educação. Amante de livros, filmes, séries e tudo o que possa ser convertido em uma grande análise e reflexão.
Veja todos os textos
Follow Me :