Life is Strange: girl power, viagem no tempo, teoria do caos e muito drama

Life is Strange: girl power, viagem no tempo, teoria do caos e muito drama

Você é capaz de ter 100% de certeza de que suas escolhas na vida foram corretas, mesmo quando você ajudou alguém? Se pudesse voltar no tempo, mudaria suas escolhas? A Teoria do Caos nos explica que todo fenômeno, por mais simples que seja, tem um comportamento tão caótico e imprevisível quanto as escolhas da vida. Foi dessa teoria que surgiu o tão famoso “efeito borboleta”. Quando uma borboleta bate suas asas no Brasil, pode gerar um tornado no Texas tempos depois, diz a teoria.

Como se criar uma história baseada nessa teoria mind blowing não fosse suficiente, o estúdio francês Dontnod Entertainment ainda nos deu uma protagonista apaixonada por fotografia, que acaba de descobrir a habilidade de voltar no tempo e refazer suas escolhas. E o melhor (ou pior, dependendo do seu ponto de vista): é você quem vai ajudá-la a fazer cada escolha.

life-is-strange-max-caulfield

Max Caufield tem 18 anos quando volta à sua cidade natal, Arcadia Bay, para estudar na escola de artes e ciência Academia Blackwell. Numa aula qualquer, ela descobre que pode voltar no tempo e mudar o futuro. No meio dessa nova experiência, ela ainda está na expectativa de reencontrar a melhor amiga de infância, Chloe, com quem não fala há 5 anos, desde que saiu da cidade.

A Academia em si é um turbilhão de clichês: valentões, rebeldes, atletas, nerds, riquinhos mimados… Porém, cada personagem foi muito bem construído. Nenhum deles é só um estereótipo travado num conceito raso. Eles tem histórias mais profundas que isso e personalidades cheias de nuances. Isso eu achei particularmente incrível!

No decorrer da história, Max vai escrevendo em seu diário, além de se deparar com cartazes e documentos extensos. É importante que se diga: você não é obrigado a NADA nesse jogo. Pode escolher o que quiser, ler o que quiser, falar com quem quiser. Mas eu aconselho que você leia todo o diário e quantos cartazes e documentos possíveis. Pode parecer chato às vezes quando Max escrever umas 4 páginas duma vez, mas tudo isso vai te ajudar a conduzir a história com mais consciência de tudo.

ss_2abb901703c73f9230d0ad42846c29d263825807

Max ainda vai ter que lidar com questões de escola e idade, como amizade, amor, bulliyng, religião. E também virar detetive do desaparecimento de uma antiga estudante da Blackwell, usando seus super poderes! Tá achando que isso é um parque de diversões? Pois eu tenho que te dizer que fiquei sem dormir por causa de uma das escolhas que fiz, fiquei de coração partido com outras.

Life is Strange” é um jogo visceral e difícil, porque não existe resposta certa pra nada, e as consequências são inimagináveis. Todas as personagens femininas, protagonistas e incidentais são extremamente fortes e conflituosas. E ser mulher nesse jogo tem um propósito, faz muita diferença! Então você pode esperar representatividade, girl power, ficção científica e claro, muito coração partido (no caso, o seu mesmo).

Agora se você não jogou “Life is Strange”, está mais que indicado! Vou falar um pouco da minha própria experiência no jogo, então pule lá para baixo do artigo. Mas antes, veja o trailer do jogo:

 

[SPOILERS] Ser ou não ser? Eis a questão!

É muito difícil tomar algumas decisões em “Life is Strange”. Pra mim ajudou tentar seguir um padrão. Eu sempre pensava “o que eu faria no lugar da Max?” ou observando bem a personalidade da Max, tentei imaginar o que ela faria. Esses dois pensamentos quase sempre culminavam na mesma resposta, já que eu me identifiquei muito com a personagem. Mesmo assim é incrivelmente difícil lidar com essas escolhas.

LG_warren_1437189082.8894

Uma das coisas mais simples que você precisa escolher é shippar ou não shippar Max e Chloe ou Max e Warren. O Warren é um garoto nerd e amigo pra qualquer hora. Eu resolvi aceitar os convites dele pra cinema e outras coisas, porque achei tudo muito inocente e depois veria se ela gostava mesmo dele ou não.

 Chloe_price

Já a Chloe de alguma forma eu sabia que era o shipp certo… até que eu a conheci. Depois de 5 anos no vácuo, naturalmente que ela teria alguma mágoa da Max, mas da forma como eu vi o desenvolvimento dessa amizade achei que a Chloe usou isso pra fazer chantagem emocional na Max. Por vezes eu achei o relacionamento das duas muito abusivo e não consegui shippar. Apesar da Max ser a heroína poderosa, era a Chloe que comandava e se a Max saísse da linha, levava uma bronca astronômica. Calma, eu amei a Chloe! Só não achei que deveria incentivar um romance.

Pois bem, pra mim a Max criou uma amizade sólida e bonita com o Warren, mas era isso. E embora eu sentisse que ela gostava da Chloe, não consegui ver aquele relacionamento da forma bonita que gostaria e que a maioria que jogou viu. Aí descobri que o jogo não dá a opção de 0 a 0. Necessariamente se você não beijar o Warren, você beija a Chloe. E isso significa muito no jogo. Às vezes eu fico questionando a necessidade de romance em certas histórias de filmes, livros, quadrinhos e jogos. Fica aí a reflexão pra essa história específica também.

Kate_Marsh

O bullyng da Kate que culmina numa tentativa de suicídio é uma das partes mais emocionantes de jogo. E em uma das conversas com essa personagem, ela demonstra o medo terrível de ter sido estuprada. Essa citação é tão sutil e delicada que achei digna de nota. No fim das contas não se sabe se ela foi ou não estuprada, mas não precisa, porque o abuso que ela sofreu já foi enorme sem isso.

Quando é revelado o vilão da história e o que ele fez com várias meninas é assustador. Por isso faz diferença ser mulher nesse jogo, e eu diria que também faz diferença ser mulher jogando. Não que seja feito para mulheres, mas a experiência é bem diferente. Eu entrei completamente na trama, me vi representada muitas vezes e minhas emoções foram todas em função disso.

life-is-strange1

[FIM DOS SPOILERS]

Não sei você, mas eu amo ficção científica, física quântica e essas teorias malucas da ciência. Usar tudo isso num jogo com um enredo tão bem construído foi a cereja do bolo. Então eu mais que recomendo a todas as gamers, não-gamers, amantes da ficção científica ou não. É como assistir um filme massa com o poder de interagir com ele. Sem falar na direção de arte maravilhosa e da trilha original que tem tudo a ver com a Max e da um tom bem especial ao jogo.

Não assista gameplays, não leia spoilers. A construção da sua própria experiência é inigualável. O jogo não é gratuito, mas convence as amigas de comprar junto, pergunta se alguma já não tem, vale a pena!

“Life is Strange” está disponível para PC ( você pode comprar na Steam) e também para Mac, PS3, PS4, Xbox One e Xbox 360.

Escrito por:

39 Textos

Bagunceira e bagunçada, por dentro e por fora. Prefere ver séries em maratonas, menos Game of Thrones, porque detesta spoiler. Totalmente apaixonada por desenho e animação. Tem mania de citar filmes em conversas, conselhos, brigas ou onde couber uma referência. Prefere gastar dinheiro com quadrinhos do que com comida, sendo muito entusiasta do quadrinho nacional e graphic novels em geral. Formada em Jornalismo, mas queria mesmo trabalhar com roteiro e ilustração.
Veja todos os textos
Follow Me :