5 razões para ler “Fábulas”

5 razões para ler “Fábulas”

Uma criatura maléfica conhecida apenas como O Adversário, conquistou o mundo das fábulas, onde vivem todos os seres fantásticos dos contos de fadas que se perpetuaram através dos milênios da história humana e os forçou ao exílio no mundo dos mortais. Não, não estou falando do seriado Once Upon a Time, mas sim de um dos sucessos mais duradouros do selo de quadrinhos Vertigo: Fábulas.

Escrito por Bill Willingham em 150 edições, é exatamente dessa forma que a aventura começa, com os seres das fábulas se exilando no nosso mundo. Disfarçados de pessoas normais, eles precisam conviver entre si na Cidade das Fábulas, onde a prefeita é ninguém menos que a Branca de Neve. 

Quando a série começou a ser publicada em 2002, foi muito comparada ao Sandman, de Neil Gaiman. Seu primeiro volume “Lendas no Exílio”, conta como foi a atribulada fuga dos seres mitológicos quando o Adversário finalmente venceu a guerra. Aqui vão cinco razões para você ler Fábulas.

Fábulas: 5 razões para ler o quadrinho

1) O universo é incrivelmente bem construído

O universo criado por Willingham é gigantesco e maravilhoso. Todos os habitantes do mundo das fábulas sendo obrigados a conviver juntos e formar suas próprias leis, geram camadas na história que passam por geopolítica, convenções sociais e mitologia.

A cada capítulo temos uma surpresa diferente. O autor gosta de brincar com as diferentes versões que os personagens tiveram ao longo da história humana e quebra muito dos conceitos que se perpetuam no século XX com as animações Disney.

2) As personagens de Fábulas

Se em um primeiro momento todas as personagens femininas parecem iguais, princesas lindas em saltos e vestidos, calma! Isso é só mais um dos jogos do autor. As mulheres em Fábulas são fenomenais e plurais. Temos a prefeita durona Branca de Neve, uma Cinderela super espiã e até uma Cachinhos Dourados psicótica. As personagens são donas de seus próprios contos e aventuras. Outros personagens também vão te encantar facilmente, Bigby Wolf, o Lobo Mau, é um dos preferidos dos fãs.

Leia também >> Curb Stomp: cinco mulheres e uma guerra entre gangues
As personagens "Fábulas", de Bill Willingham
“Eu sou a Branca de Neve, eu cuido de mim mesma e cuido dos meus e eu nunca perco.”

3) Emoção

Uma coisa deve ser dita: você nunca pode dizer que a história de Fábulas é previsível. Apesar de se tratar de uma história de bem vs o mal, toda a história é permeada por tons de cinza e seus personagens muito complexos transitam entre questões morais. Assim como em qualquer história épica, temos terríveis perdas, mas também momentos de triunfo, amizade e romance que vão marcar seu coração e memória.

Cena de "Fábulas", quadrinho escrito por Bill Willingham
“Eu sabia que você voltaria para nos salvar, você sempre salva!”

4) A história não é corrida

Por ter tantos volumes, Fábulas consegue manter um passo na forma como as histórias são contadas que faz muita diferença no resultado final. As histórias vão se construindo aos poucos e é uma delícia acompanhar os detalhes cuidadosos que culminam no clímax, coisa rara nos quadrinhos seriados hoje em dia.

5) O humor em Fábulas

Apesar de todo o lado macabro das lendas e fábulas que são explorados na série, o senso de humor é sempre muito presente e mesmo nos momentos mais tensos, temos uma história mais leve para aquecer nossos corações.

Bônus

Arte primorosa. A seleção de artistas que trabalham com Bill Willingham nesse título é de ótima qualidade, desde o traço até a coloração das páginas são essenciais para contar a história. Além do co-criador Lan Medina (Distrito X, American Century), podemos ver o trabalho de Mark Buckingham (Marvelman), Steve Leialoha (Sandman), Craig Hamilton (Sandman, Starman) e outros.

Então, está interessado em acompanhar essa aventura?  

Fábulas já teve seu fim nos Estados Unidos, mas aqui no Brasil um último encadernado ainda precisa ser lançado. Mas além da série principal, o universo de Bill Willigham também gerou diversos spin-offs e tie-ins. Vamos dar uma olhada no que já saiu por aqui e a diferença entre os lançados nos Estados Unidos no próximo post. 

Escrito por:

46 Textos

Formada em Comunicação Social, mãe de um rebelde de cabelos cor de fogo e cinco gatos. Apaixonou-se por arte sequencial ainda na infância quando colocou as mãos em uma revista do Batman nos anos 90. Gosta de filmes, mas prefere os seriados. Caso encontrasse uma máquina do tempo, voltaria ao passado e ganharia a vida escrevendo histórias de terror para revistas Pulp. Holden Caulfield é o melhor dos seus amigos imaginários.
Veja todos os textos
Follow Me :