[ARTE] Revista Inverna com conteúdo excluviso de quadrinistas brasileiras será lançada este mês

[ARTE] Revista Inverna com conteúdo excluviso de quadrinistas brasileiras será lançada este mês

Revista desenvolvida por mulheres brasileiras terá sua primeira edição lançada em versão digital neste mês.

Após quatro anos de projeto, a Revista Inverna estreará em sua versão digital no dia 11 de julho.  Intitulada Revista Inverna Digital – Volume 1, a edição será composta por mais de 60 páginas produzidas por quadrinistas brasileiras de várias partes do país e do exterior.

Idealizada em 2012, por Paula Mastroberti, Professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a ideia foi selecionar autoras de todo o País e seus quadrinhos mais genuínos com o objetivo de evidenciar a força criativa da mulher brasileira. A produção e a distribuição da versão digital está nas mãos de Daniela Karasawa, produtora de conteúdo, responsável pela continuidade do projeto nessa nova roupagem.

As autoras produziram quadrinhos dos mais variados temas, de histórias ficcionais a relatos autobiográficos e em diversos estilos gráficos. A capa foi escolhida em um concurso online na fanpage oficial da Revista Inverna e é assinada por Kellen Carvalho.

capa_revista_inverna
Capa de Kellen Carvalho

A Revista Inverna Digital – Volume 1 estará disponível para leitura nas plataformas Social Comics e Tapastic em duas etapas:

  • 11 de julho – versão em Língua Portuguesa (links a partir de 11 de julho)
  • 18 de julho – versão em Língua Inglesa (links a partir de 18 de julho)

O Projeto

O Projeto Inverna nasceu em 2012, a partir de discussões entre leitores e profissionais de quadrinhos no grupo “Mulheres em Quadrinhos” do Facebook, fundado pela autora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Paula Mastroberti.

Além do grupo, o Projeto Inverna conta com uma fanpage com mais de 11 mil seguidores, dedicada a promover narrativas gráficas curtas de autoria feminina.

Em pouco mais de dois anos, o Projeto Inverna se tornou um movimento cultural, colaborando na redefinição do lugar da mulher tanto na indústria de quadrinhos quanto nas narrativas produzidas e publicadas por essa indústria.

A Revista

A ideia de uma publicação especializada tomou corpo a partir de um intercâmbio promovido pelo Goethe Institut entre quadrinistas alemães e brasileiros, do qual Paula participou como autora convidada. Em Berlim, na Alemanha, Paula teve contato com um grupo de autoras que produzem a revista Spring Magazin, dedicada à promoção de narrativas gráficas feitas por mulheres. Nesse instante, nasceu a Revista Inverna.


Idealização

paula-mastroberti.jpgPaula Mastroberti (Porto Alegre, Brasil) é uma premiada quadrinista, ilustradora e autora. É graduada em Artes Visuais pela UFRGS e também doutora em Literatura pela PUCRS. Atualmente é professora do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Junto com mais dois autores brasileiros, participou do projeto de intercâmbio que resultou na publicação Osmose: o Brasil e a Alemanha em quadrinhos, promovido pelo Goethe Institut, lançada na Feira de Frankfurt de 2013.

Conselho Editorial

1457738_751254468225107_32916629_n.jpg

Daniela Beleze Karasawa (Campinas, Brasil) é produtora de conteúdo independente, formada em Língua e Literatura Japonesa pela Universidade de São Paulo e estudante de Engenharia Mecânica. Ela é também criadora do projeto PrincessF1, empresa de comunicação com foco na indústria automobilística.

 

 

 

16127301.jpegThaïs Gualberto (João Pessoa, Brasil) é quadrinista e ilustradora, formada em Arte e Mídia pela Universidade Federal de Campina Grande. Trabalha como Coordenadora de Quadrinhos na Fundação Espaço Cultural da Paraíba e também é uma das fundadoras da revista Sanitário, publicação independente que promove quadrinhos feitos por autores do estado.

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :