[ARTE] As aquarelas de Sabrina Eras (entrevista)

[ARTE] As aquarelas de Sabrina Eras (entrevista)

 

Falar do trabalho da Sabrina Eras é voltar um pouco no tempo da minha vida como ilustradora. Conheci o trabalho dela em 2010, quando criei um blog, e não só voltei a desenhar, como decidi escrever minha dissertação de mestrado sobre desenho. Alguns anos antes, eu havia recebido críticas que me destruíram profissional e emocionalmente. Alguns professores e colegas disseram que “era muito fácil desenhar mulheres com cara de boneca” como eu fazia. Por dois anos não desenhei e joguei muitos trabalhos fora.

Logo que criei o blog, empreendi uma busca por outras artistas, tanto nacionais quanto internacionais. Foi nesse momento que as ilustrações da Sabrina (e da Fernanda Guedes, Sylvia Ji e muitas) entraram na minha vida e me fizeram acreditar que mulheres representando mulheres NÃO era uma arte menor ou mais fácil.

A Sabrina nasceu em São José dos Campos e desenha desde criança. Estudou Publicidade e Propaganda, mas desistiu do curso para se dedicar à ilustração. Apesar de trabalhar com arte digital, logo depois de fazer um curso na Quanta Academia de Artes, voltou para as técnicas tradicionais, principalmente aquarela, material para o qual dedica a maior parte de seus estudos atualmente.

Suas principais influências são de coisas mórbidas e sexy, sempre com um toque de delicadeza. A artista, além de mulheres, também gosta de representar flores, comidas e fanarts.

No início do ano, a Sabrina abriu uma turma online de aquarela e agora disponibilizou o curso numa plataforma inteiramente nova, na qual você pode acessar as videoaulas sempre que quiser, além de baixar os materiais de apoio em pdf. Na entrevista a seguir ela conta como surgiu a ideia de criar um curso online, o que a motivou a blogar novamente e ainda tem um recado super especial para minas artistas:

Delirium Nerd: O que te motivou a criar um curso online sobre aquarela?

Sabrina Eras: Quando comecei a dar aulas, há mais ou menos uns quatro anos, muitas pessoas de outras regiões me perguntavam se eu poderia dar aulas fora de São Paulo, mas, para que isso acontecesse, alguém precisaria montar um workshop e me levar. Mesmo assim, o workshop não é a mesma coisa que um curso, por isso resolvi dar aulas particulares via Skype para algumas meninas. A partir daí, comecei a desenvolver como faria para dar essas aulas para várias pessoas, já que a demanda era grande. A turma de fevereiro foi a primeira. Eu também sou consumidora de cursos online, eles saem muito mais em conta, você pode assistir os vídeos quantas vezes quiser até entender. Claro que não é a mesma coisa que com o professor ao lado, mas dá oportunidade para uma pessoa que não conseguiria viajar fazer aulas com os professores que gosta. Então juntou meu gosto por assistir aulas assim e o tanto de pedidos que recebia pela internet, de pessoas de outras regiões.

DN: O que o público aprenderá neste curso?

SE: Eu montei o curso em cima das minhas próprias dificuldades. Como sou autodidata, chegou um ponto que precisei fazer aula e descobri que não sabia muita coisa do básico. A partir disso, montei esse curso, mas só o Módulo 1, porque a partir do Módulo 2 a gente começa a destrinchar. Mas se você não souber bem o básico, vai fazer falta lá na frente: mexer com os tons, misturar cor, como fica a aquarela no papel, círculo cromático, pigmento, coisas que eu sentia muita falta e que teria aproveitado mais durante as aulas, se soubesse. Na verdade, esse curso engloba desde quem não tem noção nenhuma, até aquelas pessoas que têm alguns vício e dificuldades com a base da técnica, como acontecia comigo por pular algumas etapas por achar muito simples, muito básico.

DN: É necessário ter conhecimento anterior de desenho/aquarela para fazer as aulas?

SE: Não precisa ter conhecimento nenhum de desenho ou aquarela para fazer essas aulas, porque a maneira como montei o curso é justamente para que uma pessoa leiga possa entender o processo e se soltar, até aquela pessoa que já pinta e quer se aprofundar.

DN: Como as pessoas podem se inscrever para participar?

SE: O Módulo 1 já está disponível para compra aqui, com possibilidade de parcelamento. Os próximos módulos estarão disponíveis na plataforma em breve, mas quem já quiser adquirir é só mandar um e-mail para [email protected], que libero os vídeos. Já  as aulas ao vivo acontecem toda quinta-feira, pela manhã das 9h30min às 10h30min e à noite, das 19h às 20h. Interessados também precisam mandar e-mail para ver a disponibilidade de vagas.

DN: Você está com um site e blog repaginados (e lindos)! Conta pra gente o que te motivou a blogar novamente – e o que podemos encontrar neles.

SE: O site surgiu por conta de uma necessidade profissional, meus trabalhos estavam espalhados demais pelas redes sociais. As pessoas precisavam me achar de uma maneira mais fácil. E o blog porque estava com muita vontade de poder falar das coisas que faço, no Instagram, por exemplo, não dá pra escrever um texto longo e meu blog anterior era muito antigo, não tinha mais a minha cara, principalmente depois que me tornei mãe. Então, a Juliana Rabelo me indicou a Jess Quirino pra fazer toda a parte de programação do site/blog e ficou lindo, dá vontade de escrever o tempo todo, estou super feliz.

DN: O Delirium Nerd é um blog voltado para mulheres. Você, enquanto mulher artista, tem algum recado para meninas que estão começando a ilustrar?

SE: Eu acho que o principal é não desistir, porque quando você começa a desenhar, muita gente acha bonitinho, mas quando você diz que quer trabalhar com isso, ninguém põe fé. Ou então diz: “nossa, você desenha tão bem para uma menina…”, eu quero morrer com isso! Tem muita gente que te coloca pra baixo, diz que isso é coisa de menino, manda desenhar isso ou aquilo… Cada um tem que desenhar o que quer e gosta. Então, se você quer desenhar, precisa insistir e se alguém falar bobagem, deixa entrar por um ouvido e sair pelo outro, porque quem tem que decidir se quer trabalhar com isso ou qual estilo deve seguir é você. E não parar de estudar nunca, o lance é sempre querer melhorar, sempre tem uma coisa nova para aprender. Se você perceber que está fazendo a mesma coisa, não sai do lugar comum, quer dizer que está na hora de dar um passo adiante e evoluir. Faça coisas que você não costuma fazer, pois isso ajuda a crescer como artista, mesmo que não queira trabalhar com isso depois, pois tudo que você aprende adiciona ao seu trabalho. Resumindo: não desistir mesmo; não deixar que os outros decidam o que você deve ou não fazer; correr atrás; esquecer isso de “coisa de menina e de menino”, cada um desenha o que quiser; fazer muitos cursos, workshops; desenhar bastante em casa e também na rua, para ter bastante assunto.

Gostaria de agradecer a Sabrina pela disponibilidade em conceder essa entrevista, e se você quiser conhecer melhor o trabalho dessa ilustradora brasileira, ter aulas com um conteúdo super exclusivo e apoiar a arte produzida por mulheres, acesse:

SiteBlogCursos e WorkshopsInstagram

Escrito por:

8 Textos

Lidiane, mas pode me chamar de Lidy. Ilustradora que retrata mulheres, flores, galáxias e seres fantásticos com lápis, caneta e aquarela. Graduada em Artes Visuais e Mestra em Educação Ambiental.
Veja todos os textos
Follow Me :