[LIVRO] “Extraordinário”, da autora R. J. Palacio: uma verdadeira lição de humanidade (resenha)

[LIVRO] “Extraordinário”, da autora R. J. Palacio: uma verdadeira lição de humanidade (resenha)

DSC01807

Extraordinário é uma surra de empatia. A obra é de 2012, mas trata de temas sempre muito atuais. Vale a pena ser lido e relido mais de uma vez, para garantir que a mensagem foi entendida.

O livro é encantador e uma verdadeira lição de humanidade. Não à toa, foi considerado um dos melhores livros de 2012 nos Estados Unidos. Narrado principalmente sob o olhar de August, um garoto de 12 anos, fã de Star Wars e que sofre com uma deformação fácil desde que nasceu, e por conta disso, tem uma família super-protetora.

DSC01809

Por conta de sua deficiência, sempre foi privado de quase tudo, inclusive ir à escola. Certa de que essa experiência fará bem para o desenvolvimento da criança, a mãe de August decide matriculá-lo na escola do bairro com a promessa de que ele pode sair quando quiser.

Com uma inocência doce e compreensão do mundo invejável, Auggie conta o dia-a-dia nesta nova fase, que pode ser muito difícil para qualquer um e mais ainda para uma criança tão diferente quanto ele. Entre bullying, decepções, descobertas e amizades, August leva uma lição sobre aceitação e respeito sem fazer nada além de ser ele mesmo.

No livro há capítulos narrados por sua irmã, colegas da escola e também por uma amiga de sua irmã muito apegada a ele. São vários lados da mesma história, cada um encantador à sua maneira. É uma leitura incrível, de verdade. A linguagem é simples, a história envolvente e o livro sem dúvida prende o leitor.


A autora

wonder-by-rj-palacio-august-C5H1ch-quote.jpgR.J. Palacio atua no mercado editorial norte-americano há mais de duas décadas, atualmente com dupla função: designer gráfica durante o dia e escritora à noite. Ela mora em Nova York com o marido, os dois filhos e dois cachorros. Este é seu primeiro livro. Para difundir a mensagem de Extraordinário, a autora iniciou uma campanha antibullying no site Choose Kind, da qual milhares de crianças já participaram.


Extraordinário

R. J. Palacio

320 páginas

Editora Intrínseca

Compre aqui: Amazon

 

Escrito por:

16 Textos

Parte humana, parte alien e muito feminista, sim senhor. Parece meiga, mas engana bem. Devora livros com farinha e tem verdadeira paixão por maratonar séries e engatar um dia de filmes. Problematiza sempre que pode e tenta manter o bom humor. Sempre gostou muito de escrever e criou o Alien Queen para isso, mas encontrou no Delirium Nerd um espaço de sororidade incrível.
Veja todos os textos
Follow Me :