[LIVRO] “Prepiscianas” é um experimento com a comunicação do século XXI

[LIVRO] “Prepiscianas” é um experimento com a comunicação do século XXI

Texto da convidada Roberta AR

Um experimento literário que nos conecta (é essa a brincadeira) com a rotina digital que nos abarca. Prepiscianas é um livro-zine ou um zine-livro que reúne em cartões ilustrados diálogos imaginários daquela rede social que avisa quando nossas mensagens são lidas (os dois tiques me deixaram com gostinho de que algumas conversas iam continuar, mesmo sabendo que estava lendo algo em papel).

Em cada cartão-conversa está registrada nossa vocação natural para nos comunicar, não importa por qual meio. O espírito literário está em bate-papos corriqueiros, em maneirismos de internet, cheios de abreviações, siglas e onomatopeias de risadas em todos os formatos possíveis, derrubando o mito de que a internet piorou nossas relações e nossa forma de nos comunicar.

Aqui, o que muda é a simultaneidade na conversa escrita, que não era possível nos tempos analógicos das cartas que demoravam dias para ir e mais tantos para voltarem suas respostas. Era preciso antecipar as necessidades de dias que viriam, das saudades acumuladas e resumi-las em pedaços de papel. Hoje os afetos podem ser transmitidos em tempo real, não importa a distância.

A solidão das conversas sem respostas, as incoerências ditas sem pensar, insinuações picantes, piadinhas bobas… ah, essa publicação é uma delícia que só vendo.

Publicado pela Nega Lilu Editora, que tem sede em Goiânia (GO), Prepiscianas tem texto de Larissa Mundim e Carol Schmid, ilustrações de Neyron Mendes e avatares de Vinícius Vargas.


As autoras

Leris é Larissa Mundim, escritora e jornalista, diretora da Nega Lilu Editora. Autora dos livros Sem Palavras, Agora eu te amo, Operação Kamikaze e Faz rs. Acredita que, somente alguns emoticons, podem transmitir certos sentimentos.

Kshmira é Carol Schmid, atriz, escritora, advogada e cofundadora do Coletivo Minaescriba. Integra o elenco e núcleo de roteiristas do canal Entre Brisas, no Youtube. Aguarda pacientemente o dia em que conhecerá o País das Maravilhas.


prepiscianascapa.jpg

Prepiscianas

Texto e Edição: Carol Schmid e Larissa Mundim

Dimensão: 10,5 x 15

Páginas: 25 páginas (cards + caixa)

Editora Nega Lilu

Compre aqui: Prepiscianas – Vol. 1

Escrito por:

281 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :