[MANGÁ] “GATE 7”: magia, luta e fatos históricos com espaço para identidade de gênero

[MANGÁ] “GATE 7”: magia, luta e fatos históricos com espaço para identidade de gênero

Quem não conhece pelo menos um trabalho do maravilhoso Grupo CLAMP? Entre eles temos “Sakura Card Captors”‘, “Guerreiras Mágicas de Rayearth“, “RG Veda”, “Tokyo Babylon”, “Chobits”, entre muitos outros títulos. Esse grupo formado por mulheres sempre nos presenteia com obras lindas, recheadas de detalhes riquíssimos que até mesmo se tornam mágicos por tanta peculiaridade. Poderíamos ficar citando detalhadamente todas as obras dessas moças, mas falaremos hoje apenas de um, Gate 7. Este mangá está em andamento, então dá tempo de ler o que já foi produzido e acompanhar tranquilamente os volumes que ainda estão em processo de produção.

CLAMP
Grupo CLAMP

Não Contém Spoilers

Já iniciamos nossa história sendo apresentados ao personagem Chikahito Takamoto, um rapaz normal, morador de Tóquio, estudante colegial, ama História e possui grande conhecimento sobre o assunto. Como está na época de férias é permitido a ele realizar um grande desejo seu, ir sozinho para Kyoto e conhecer a cidade e os seus lendários templos. Mas é nessa viagem que sua vida muda drasticamente, especificamente quando ele está seguindo seu itinerário de passeio e visita o templo “Kitano Tenmangu” (o principal templo que cultua Sugawara no Michizane, um poeta e intelectual influente que foi exilado em Kyushu graças ao seu inimigo Fujiwara no Tokihira, e morreu dessa forma. Após isso terremotos e tempestades fizeram grandes estragos em sua terra natal. Acreditando ser um sinal de vingança e fúria, a Côrte Imperial lhe deu o póstumo título de Karai Tenjin “Deus do Fogo e do Trovão”, e seu templo é usado por estudantes para pedir sorte em suas provas). Nesse templo sem se dar conta, Chikahito penetra em uma “barreira mágica” onde encontra numa estranha situação os personagens Hana, Sakura e Tachibana, já que os três enfrentam um “ser mágico” desconhecido. De alguma forma seu destino com os três estranhos, especialmente com Hana, se entrelaça inevitavelmente. Assim começa uma aventura cheia de mistérios, magia e história oriental, ingrediente mais que conhecido do CLAMP.

gateseven01_c002_01-02

Apesar de tudo começar com o Chikahito, ficamos fã da Hana logo no início. Ela é aquela personagem fofa que ficamos querendo abraçar. Não é clara sua identidade de gênero (assim como Ashura de “RG Veda”), nem o próprio Clamp fez a revelação, mas os outros personagens do mangá a tratam por substantivos femininos. Ela parece ser um tipo de sacerdotisa, é uma excelente guerreira e é quem costuma tomar a frente nas batalhas com o auxílio de seus companheiros Tachibana e Sakura, ainda é apta a utilizar feitiços se mostrando bastante poderosa. 

dcb37df303f0e7777096ee908f06d591
Hana e todo o mistério ao seu redor

É bem legal e essencial a presença de Hana na história. Sabemos que o Clamp sempre traz de alguma forma temas polêmicos em seus enredos, e nesse caso em questão temos a “identidade de gênero” de Hana. Podemos ver que os outros personagens convivem muito bem com ela e não há preconceito algum, apenas o mistério no ar, que é citado de forma sadia e gentil sem parecer forçado. É notável o quanto de carinho e amor Hana recebe e como ela se sente feliz por isso.

É interessante a leitura desse mangá, pois mesmo sendo uma ficção ele nos dá bons exemplos de como convivermos sem sermos inconvenientes com o que é diferente de nós. Então ele nos fornece entretenimento com a fantasia presente, informações sobre fatos memoráveis da história do Japão, além de uma sugestão comportamental para o bom convívio e respeito em sociedade. Quem teve contato com alguma fonte ligada ao Período Sengoku vai simplesmente sentir saltar aos olhos de forma belíssima as personificações atuais de vários dos personagens marcantes dessa época, como Yukimura Sanada, Hidetsugu Toyotomi, Mitsuhide Akechi, Masamune Date, Iemitsu Tokugawa, Mitsuyoshi Yagyuu, entre vários outros, e sim, há o famoso Nobunaga Oda. Todos os personagens são legais e cheios de personalidade.

Sakura – ligado as “sombras”

Até o momento há 23 capítulos lançados em 4 volumes físicos pela NewPop Editora. Os lançamentos se encontram paralisados por causa do processo de produção no Japão, e não há previsão para o retorno. 

Apenas temos algo a dizer para vocês: LEIAM O QUANTO ANTES E SE SINTAM INEBRIADOS PELA MAGIA DESTE MANGÁ! RECOMENDADÍSSIMO!

Escrito por:

Ilustradora, quadrinista, colorista, amante da arte tradicional. Fã de mangá e anime desde a infância, gamer e rpgista. Amante de livros e viciada em seriados. Seus gêneros favoritos de filmes inclui thriller psicológico e animação. Curte rock alternativo, rock clássico, indie rock, metal (folk, viking e heavy). Sente-se determinada como sua heroína Mulan, mas gosta de abraços quentinhos igual o Olaf.
Veja todos os textos
Follow Me :