[MANGÁ] “Jigoku Shoujo”: aquela que pode vingar seu rancor

[MANGÁ] “Jigoku Shoujo”: aquela que pode vingar seu rancor

Jigoku Shoujo” (地獄少女, conhecido também como “Hell Girl”ou “Donzela do Inferno“) é um mangá com o tema terror pelo qual sinto bastante carinho e sempre vai estar sob minha proteção. Inicialmente pode parecer repetitivo por manter uma única linha de ação para os protagonistas, sendo esse o motivo pelo qual já vi algumas pessoas reclamarem. Por outro lado, creio que exatamente esse fator é o que dá charme e torna o roteiro tão atraente, pois a finalidade nos contextos da história está sempre ligada à vingança, e desta forma ao mesmo tempo em que os personagens fixos são protagonistas, também podem tomar papéis secundários. Cada “cliente” tem um motivo diferente para procurar vingança, e o que se trabalha no mangá é sempre o psicológico destas pessoas e suas razões para a atitude desesperada.

jigokushoujo_enmaai

Eu conheci Jigoku Shoujo por meio da sua versão em anime exibida pela Animax. Descobrir o mangá de forma acidental e sem muita pretensão foi uma surpresa agradável e satisfatória. Ao contrário de muitos, a versão em quadrinhos veio depois do anime, mas ainda assim é proveitoso conhecer seu enredo, já que mesmo sendo uma adaptação é repleto de histórias originais. Particularmente gosto mais da arte apresentada no anime do que no mangá, mas nessas questões os gostos podem variar, já que são opções pessoais. A mangaká encarregada do trabalho é Miyuki Etõ.

Agora vamos ao que alimentou o interesse de vocês por essa leitura, vou falar um pouco do enredo de Jigoku Shoujo, se preparem.


Não contém Spoilers


jigoku-shoujo-girl-from-hell_3187_1

Sempre nos é mostrada situações de pessoas que sofrem algum tipo de desavença com terceiros, procurando assim acesso na internet a um serviço especial nomeado como “Jigoku Tsushin” (“Correspondência do Inferno”), que é conhecido por aliviar a dor dos clientes, levando seus inimigos diretamente para o Inferno. No entanto, o site só pode ser acessado quando o relógio marca meia-noite pontualmente, e o desejo de vingança de quem o procurou deve ser genuíno. É necessário que se escreva o nome do desafeto no site para que então Enma Ai “a donzela do inferno” apareça e valide o serviço, firmando um contrato onde ela se encarregará pessoalmente do inimigo apresentado. Mas como nem tudo são flores, há uma cláusula prejudicial ao contratante, que sempre é explicada, esta diz que depois de vingado a alma do cliente também irá para o inferno, porém só depois de morrer. Então se faz a lei “quando uma pessoa é mandada viva para o inferno, duas covas são cavadas”, e é sob esse dilema que vemos todo o psicológico de quem contratou ser trabalhado. Sempre temos a análise do que vale mais: viver sendo atormentado por alguém até poder descansar no fim, ou se livrar da pessoa e sofrer eternamente depois de morto?

OtakuWay_Jigoku_Shoujo_FG

Durante todo o mangá vários casos diferentes são apresentados, vários motivos de vingança. Uns poderiam ser facilmente solucionados de outra forma, enquanto outros são muito complexos, assim o espectador se vê raciocinando nas mesmas condições dos personagens que procuram Enma Ai. É interessante que muitos dos casos poderiam realmente ocorrer em situações comuns (como assédios e estupros, por exemplo) ou até mesmo já ocorreram com o leitor, o que torna a identificação com o contratante ainda mais facilitada.

Emma-Ai-Jigoku-Shoujo-anti-heroes-heroines-of-anime-manga-37293665-425-600

A Donzela do Inferno não trabalha sozinha, junto à ela sempre estão seus subordinados Wanyudo, Hone Onna e Ichimoku Ren. Cada um dos três possuem personalidades e origens diferenciadas, além de várias características marcantes, sendo muito fácil simpatizar com todos.

É muito interessante o protagonismo feminino em Jigoku Shoujo. Notamos claramente que Enma Ai é realmente uma líder assustadora e muito poderosa, mesmo com toda a delicadeza que possui. Exatamente este fator é que a torna alguém a se temer. Assim podemos ver mais um tipo de personagem feminina fora de estereótipos comuns, que apesar da aparente fragilidade física, pode muito bem dar conta do recado e criar o horror no coração de quem a enfrenta ou a conhece. Durante todo o anime vemos o quanto ela é respeitada e eficiente no que faz, com certeza não precisa de salvadores, os outros é que precisam serem salvos quando se tornam alvo dela (e todos sabem que é algo impossível de se conseguir a não ser que ela queira). 

Para quem ainda não conhece o anime da Hell Girl, deixarei as aberturas aqui. Ele é dividido em 3 temporadas, com 26 episódios cada uma.

https://www.youtube.com/watch?v=__DfWDcTArU

https://www.youtube.com/watch?v=fwMHMg31h9Y

Existe também uma adaptação em live-action para quem curte o estilo, com um total de 12 episódios contendo 30 minutos.

Ainda não houve interesse nas editoras brasileiras em traduzir e publicar o título por aqui, mas como esperança é a última que morre, continuemos esperando. Enquanto isso, há alguns sites que disponibilizam os capítulos online do mangá, no entanto em todos que vi só é possível a leitura em inglês. Para quem domina o outro idioma ou possui paciência para traduzir é bem interessante dar uma lidinha, não são muitos capítulos e com certeza o trabalho é válido.

Para finalizar deixo uma questão no ar: se fosse possível você teria coragem de fazer um contrato com a Jigoku Shoujo para se livrar de um desafeto?

enma-ai-336914


Leia também:

Escrito por:

282 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :