[SÉRIE] “Hatfields & McCoys”: uma guerra entre famílias

[SÉRIE] “Hatfields & McCoys”: uma guerra entre famílias

Em 2013 no Brasil foi exibido pelo canal a cabo Space a minissérie “Hatfield & McCoys”, produzida pelo também canal a cabo History Channel e exibida nos Estados Unidos em 2012.

A minissérie foi toda gravada na Romênia, isso me impressionou porque achava que tinha sido rodada em território americano. Com 14,3 milhões de espectadores, a minissérie se tornou a maior audiência de série da TV paga americana, um marco notável.

Particularmente eu não tinha conhecimento da história do conflito entre as duas famílias: os Hatfield, do Estado da Virgínia Ocidental e os McCoy, do Estado do Kentucky, ambos Estados ficam no Sul dos Estados Unidos, então após assistir a série me interessei em ler mais sobre. A série me pareceu bem fiel aos fatos, só não se aprofundou muito nos personagens principais, “Devil Anse” Hatfield e Randall McCoy. A minissérie foca mais nos embates, conflitos e principalmente as consequências dos constantes atos de vingança entre as famílias: luta, sangue e morte (aliás, muitos mortos).

Hatfield
Hatfields
McCoys
McCoys

No início a série ficou muito focada no romance entre Johnse Hatfield (filho de Anse) e Roseanna McCoy (filha de Randall), que se conhecem durante uma festa, se apaixonam e as consequências disso são grandes para o casal, causando a ira das duas famílias. Demora um pouco para a série colocar o romance de lado e a trama de vingança assumir o primeiro plano, o que acontece mais no segundo capítulo.

"The Hatfields and the McCoys"
Roseanna McCoy e Johnse Hatfield

A minissérie é recheada de pequenos, médios e grandes conflitos entre as famílias, todos eles muito bem desenvolvidos na minissérie, claro que o excelente elenco fez uma grande diferença, com destaques para Bill Paxton que deu vida a Randall McCoy, Kevin Costner como Anse Hatfield (ele inclusive recebeu o Globo de Ouro de melhor ator em minissérie em 2013), Tom Berenger que fez o carrasco Jim Vance (tio de Anse), Noel Fisher que interpreta Elisson “Cotton Top” Hatfield, sobrinho de Anse que é deficiente mental e acaba se envolvendo no conflito praticamente sem querer, Jena Malone como Nancy McCoy e Mare Winningham que interpreta brilhantemente Sally McCoy.

1
Bill Paxton e Kevin Costner
2
Jena Malone e Mare Winningham
3
Tom Berenger e Noel Fisher

Esses conflitos entre homens e mulheres motivados pela vingança acontecem tendo como cenário uma América pós-Guerra Civil, onde o Sul ainda era contra a abolição dos escravos, mesmo após o então presidente dos Estados Unidos Abraham Lincoln ter dado a tão sonhada liberdade aos escravos dos Estados do Sul. Essa riqueza cultural da minissérie atrai o público, além do fato de ter sido muito bem produzida (aliás, Kevin Costner é um dos produtores da série).

conflito

Com figurinos bem feitos e uma fotografia belíssima, outra curiosidade é que muitas das cenas foram filmadas com luz natural, o que deu um tom muito peculiar à série.

“Hatfield & McCoys” é uma ótima minissérie, acredito que com o retorno positivo que teve estimule a produção de novas minisséries de qualidade, aliás, aguardo mais produções do tipo do History Channel, canal que já nos presenteia com a excelente “Vikings”.

https://www.youtube.com/watch?v=3DQJWRBpJfo

Escrito por:

Formada em Rádio e TV, maratonista e viciada em séries, eterna amante de um bom filme, escreve desde quando só conseguia usar desenhos para contar suas histórias, apaixonada por “Titanic” e uma quase bailarina que aprendeu muita coreografia em clipe da MTV. Sonha em morar no Canadá, escrever um livro, ter filhos, ser doula e conseguir colocar suas séries em dia.
Veja todos os textos
Follow Me :