[DOCUMENTÁRIO] Simone de Beauvoir Parte 1 – “Uma Mulher Atual”

[DOCUMENTÁRIO] Simone de Beauvoir Parte 1 – “Uma Mulher Atual”

Simone de Beauvoir foi uma escritora, pensadora, filosofa e mulher incrível que viveu em Paris entre 1908 e 1986, como o Wikipedia pode mostrar para vocês. Ela foi uma peça importante para o Movimento Existencialista e continua sendo para o Movimento Feminista até hoje.

“O que defendi são que essas dessemelhanças [entre homem e mulher] são de ordem cultural e não natural.”

No documentário “Uma Mulher Atual“, de 2007, idealizado por Dominique Gros, conhecemos uma Simone mais humana a cada take, a cada lembrança e depoimento. A obra nos apresenta uma Simone muito vívida e decidida, enquanto passeamos por aspectos de sua personalidade.

simone1

O documentário é muito bem estruturado e o tempo passa rápido. É feito para aproveitar enquanto conhecemos as nuances da pensadora. Os romances, a relação com Sarte, sua entrega à arte e suas características mais românticas, são abordados de forma muito leve durante os quase 52 minutos de duração. Além disso, também é mostrado de forma natural a relação de Beauvoir com a política e o feminismo (como deveria ser, não é mesmo? sem motivo para alarde).

simone2

Além de todo este deleite citado, ainda passamos brevemente por os delegações de gênero estipulados pela sociedade, reflexões sobre liberdade, posicionamentos políticos e o papel social e a dificuldade de ser uma mulher escritora.

A forma como é conduzido o documentário em meio à entrevistas e trechos de seus manuscritos fazem com que a experiência seja muito proveitosa. E claro, cada citação da própria Simone deixa aquele gostinho de quero mais e mostra a força e a ânsia por liberdade, característicos da escritora.

A impressão é que enterramos na mulher que somos a menina e a jovem que fomos.

Essa é a parte 1 de 3 que faremos de documentários sobre esse lacre em forma de mulher que foi a Simone de Beauvoir. Se você se interessou, o documentário pode ser visto direto pelo YouTube clicando neste link aqui.

Escrito por:

16 Textos

Parte humana, parte alien e muito feminista, sim senhor. Parece meiga, mas engana bem. Devora livros com farinha e tem verdadeira paixão por maratonar séries e engatar um dia de filmes. Problematiza sempre que pode e tenta manter o bom humor. Sempre gostou muito de escrever e criou o Alien Queen para isso, mas encontrou no Delirium Nerd um espaço de sororidade incrível.
Veja todos os textos
Follow Me :