[SÉRIE] “Ever After High”: fantasia e girl power

[SÉRIE] “Ever After High”: fantasia e girl power

Para quem não conhece, Ever After High, foi uma série de bonecas lançadas pela Mattel, que ganhou websérie animada para Youtube e séries especiais para a Netflix.

A série conta as aventuras sobre a(o)s filha(o)s das princesas, heróis e vilões de conto de fadas. Cada uma como um visual e personalidade diferente. As animações são belíssimas, coloridas e com ótima movimentação, cada cenário é muito bem detalhado.

As primeiras aventuras nos apresentam Raven Queen, a filha da Rainha Má, e de Apple White, filha da Branca de Neve. Enquanto Apple sonha que sua história seja igual a de sua mãe, sendo enfeitiçada por Raven e encontrando o seu Príncipe Encantado. Enquanto, Raven deseja fugir do destino de Vilã, querendo construir sua própria história. Tudo acontece na Terra dos contos de fadas, e a maioria da ação na Escola de Ever After High.

Bonecas de EAH

Apesar das primeiras tramas ser focadas em Apple e Raven, com o desenvolvimento da história somos apresentados aos outros personagens e suas histórias. Podemos ver que Raven não é a única insatisfeita com o destino decidido por ser pais. Outras alunas, tem que esconder a verdadeira identidade de seus pais por medo. Com o tempo os alunos vão confrontado os seus medos e problema e conseguem seguir em frente.

O mais interessante, é que em EAH não há um grande vilão, até os personagens mais malvados tem algo de bom, ou uma história que explique suas motivações. Mesmo com toda a fantasia e o visual elaborado da animação, todos são tratados de forma bem humana, até o Daring Charming – o grande príncipe encantado da história e namorado de Apple- é bastante egocêntrico e egoísta.

Daring Charming

A aparência das personagens é bem diversificada para o padrão-boneca que foram criadas. Tem personagens, negras, ruivas, latinas, loiras e até albinas. Mas todas são magras, infelizmente a série ainda não introduziu personagens gordas, mas acredito que isso possa acontecer. As lendas abordadas até agora são clássicos dos irmãos Grimm, Hans Christian Andersen, Lewis Carroll e algumas lendas nórdicas, mas tudo indica que outras lendas serão acrescentadas ao longo da história.

Por causa do sucesso da série e das bonecas, EAH também ganhou duas série de livros, publicados no Brasil, pela editora Salamandra.

Spoilers adiante

A série segue a linha girl power, mas de uma forma consciente e bem mais trabalhada que a apresentada em “Monster High”, também da Mattel. Em Ever After High, relacionamentos amorosos, brigas entre garotas ou moda não são temas principais das histórias. As aventuras rodam na maioria das vezes sobre busca de superação, empatia e questões familiares.

Raven Queen e sua mãe, o conflito de não querer seguir os passos dos pais

Na série “No País das Maravilhas”, o grande cavaleiro branco é uma garota, e é ela que vem socorrer Alistair (filho da Alice dos País das Maravilhas). E no “Jogo de Dragões”, que dá o beijo que salva Apple White do sono enfeitiçado é a Princesa Darling Charming, que dá um beijo nela e a acorda, mostrando que o grande príncipe pode (e deve) ser uma garota.

Darling Charming dentro da armadura de Cavaleiro Branco

Durante todas as aventuras são as garotas que resolvem seus próprios problemas, e quando os garotos estão na equipe estão sempre em posição de igualdade, nunca acima das personagens femininas.

A última série que saiu foi “Feitiço de Inverno”, que entrou no catálogo da Netflix esse mês, e tem como protagonista, Crystal, filha da Rainha e do Rei do Inverno. Crystal é uma garota gentil, mas muito mimada, que foi criada com todos os súditos fazendo tudo por ela, como muitas garotas ricas pelo mundo. Mas o Rei e a Rainha acabam sendo amaldiçoados pela Jack Frost e seu Irmão Northwild. Com Isso, Crystal tem que aprender a fazer e pensar por si mesma para conseguir salvar os pais, com ajuda de suas amigas de EAH, ela sai na aventura para encontrar a cura da maldição.

Apesar das histórias terem enredos bem comuns, eles são apresentados de formas divertidas e conscientes, sempre tendo como fundo mensagens positivas e empoderadas. Um dos pontos negativos da série é o apelo consumista para vender bonecas.

Para fechar, deixamos a playlist da primeira temporada da websérie: 

Escrito por:

14 Textos

Formada em museologia, mestranda em Preservação do Patrimônio Cultural. Ilustradora e quadrinista amadora. Amante de animação, quadrinhos, artes e cultura geek. Fã do CLAMP, Arakawa Hiromu e Neil Gailman. Esse aristas influenciaram seu gosto por fantasia e por querer entrar no mundo de quadrinho. Apaixonada por dragões, se possível teria um de estimação. Sonha em conseguir publicar suas história e viver delas.
Veja todos os textos
Follow Me :