[EVENTO] “Decolagem”: evento em SP incentiva mulheres na criação de zines

[EVENTO] “Decolagem”: evento em SP incentiva mulheres na criação de zines

Evento: Decolagem
Local: Biblioteca Monteiro Lobato. Rua General Jardim, 485 Vila Buarque, São Paulo SP
Data: 27/8
Horário: Das 14h às 17h
Organização: Coletivo base2 e Adriano Leonel
decolagem_midias_sociais_ok.png

Texto escrito pelo Coletivo Base2

DECOLAGEM

De.co.la.gem
Substantivo feminino

O EVENTO

Decolar é se preparar, pegar impulso e sair do chão. É mirar nas alturas, aonde se quer chegar, e ir de uma vez, sem olhar pra trás.

O evento Decolagem tem como objetivo incentivar mulheres que nunca tenham feito zines a se organizarem e publicarem suas histórias. Para isso, chamamos quatro autoras que realizaram esse feito recentemente (entre 2015 e 2016) para compartilhar sua trajetória e o beabá de como foi a produção e lançamento de suas publicações. Processo criativo, impressão e finalização, estratégias de divulgação e vendas serão os pontos principais abordados neste encontro, que terá Dani Marino como mediadora. 

Confirme sua presença no Facebook


O COLETIVO

Base2 é a base em que qualquer potência mobiliza o dobro. Cada uma de nós tem um potencial, e unidas somos mais. Nosso coletivo começou assim: uma acreditando no trabalho da outra. Essa outra acredita no trabalho de mais outra, e outra, e outras tantas. No fim, a mulher que acredita no trabalho de outra acaba por acreditar mais em si, gerando um efeito em cadeia. Essa é a base do empoderamento de nós todas, que não começou conosco e não acabará por aqui. Queremos servir de base para as decolagens umas das outras e ver cada vez mais mulheres voando alto, apesar de tudo aquilo que sabemos que tenta nos manter no chão.


A MESA

Dani Marino [mediadora] é mestranda em Comunicação na Escola de Comunicação e Artes
da USP, onde também participa do Observatório de Histórias em Quadrinhos. Dani também colabora para a ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial) e costuma escrever sobre e participar de eventos ligados à nona arte. Colabora com os sites
QuadroaQuadro e Iluminerds.

Ana Laura [participante da mesa] é estudante de Artes Visuais e reside em Curitiba, Paraná. Participou de dois salões de arte e de diversas feiras do cenário independente brasileiro. Produziu três zines e tem sua arte voltada para temas como depressão, solidão, e tristeza, sempre com figuras femininas.

Izabella Santana [participante da mesa] é fotógrafa iniciante e estudante do ensino médio,
faz uns desenhos e uns poemas, começou nos Zines esse ano devido a uma oficina, vê nesses meios artísticos de comunicação a oportunidade de aliviar os excessos da alma.

C’ayu Hernandez [participante da mesa] é refugiada colombiana, 18 anos. Criadora do zine
Todo Poder aos Severinos , onde são publicados depoimentos de presidiários e moradores de rua e do fanzine Implosão (poesia e colagens sobre temas livres). Também organiza e participa do Sarau dos Refugiados, em parceria com o Sesc e o Slam da Guilhermina.

MC Cacau Rocha [participante da mesa] é poetisa, cientista social, MC, preta bi e feminista.
Sem fronteiras na sua arte, expressa sua luta, resistência e grito por liberdade de várias formas e um delas é o zine. Autora dos zines Cachorra e Quente, MalandraMentePalavra de Ordem: Libertate! Faz parte da associação Liga do Funk e do coletivo Bi-sides. 


Programação do evento [14h às 17h]

[ABERTURA]

[5 minutos]

Gabi César – Como foi elaborado o evento? Quem está realizando? Qual o objetivo?
[15 minutos]

Dani Marino – Breve apresentação de si e de cada membro da mesa. Encaminhar as sugestões das questões que as meninas podem abordar em suas falas.
Sugestões de encaminhamentos: O que te levou a fazer zines e como você conheceu essa cultura? Como é pra você entrar nesse meio? O que te faz querer continuar fazendo zines?
O que você quer passar para as pessoas? O que você aconselharia a quem quer fazer zines?

[20 minutos] Ana Torquato
[20 minutos] Izabella Santana
[20 minutos] C’ayu Hernandez
[20 minutos] MC Cacau Rocha

[30 minutos] Abertura para perguntas da Dani e da plateia

[20 minutos] Exposição na mesa dos zines das participantes e da plateia, com troca de experiências entre si.

[10 minutos] Cookies + encerramento. As autoras de zines que desejarem vender e trocar sua produção poderão fazê-lo na saída da biblioteca.

Escrito por:

Formada em Rádio e TV, maratonista e viciada em séries, eterna amante de um bom filme, escreve desde quando só conseguia usar desenhos para contar suas histórias, apaixonada por “Titanic” e uma quase bailarina que aprendeu muita coreografia em clipe da MTV. Sonha em morar no Canadá, escrever um livro, ter filhos, ser doula e conseguir colocar suas séries em dia.
Veja todos os textos
Follow Me :