[MANGÁ] “Vitamin”: quando o mundo se torna tóxico, qual é o seu remédio?

[MANGÁ] “Vitamin”: quando o mundo se torna tóxico, qual é o seu remédio?

Vitamin” (ビタミン) é um mangá do gênero shoujo, ilustrado pela belíssima arte de Keiko Suenobu. Os principais temas trabalhados nele são: drama, bullying e vida escolar. A história toda é contada num volume único dividido em três capítulos e foi publicada originalmente em 2001 na revista Bessatu Friend (“Betsufure”) da Kodansha. Em 2006 foi premiado com o título de “Melhor Mangá Shoujo” pela própria Kodansha. Foi lançado no Brasil em 2015 pela JBC.

Nossa protagonista é a jovem Yarimitsu Sawako, uma menina feliz e de bem com a vida, cercada de amigos gentis. Não há o que reclamar em seu cotidiano, tendo sempre o seu namorado solícito por perto e uma família que a apoia muito. Teríamos em mãos mais uma história alegre, quase um conto feliz de fantasia. Porém, por mais estranho que pareça após esta introdução, Vitamin possui um enredo de drama profundo, capaz de inquietar seriamente quem o lê. Claramente esta história é um exemplo de superação e força.

Vitamin
A protagonista Yarimitsu Sawako

AVISO: Contém alguns spoilers

Sawako vive sua vida normal, repetindo suas rotinas e sempre fazendo o que esperam dela, gerando muito orgulho e alegria a todos. Mantendo uma postura reservada e tímida esconde das amigas que possui uma vida sexual ativa com seu namorado, mesmo que isso não seja tão prazeroso para ela quanto imaginou que seria. Porém para sua infeliz surpresa, numa determinada ocasião ela é flagrada enquanto estava tendo relações sexuais, e é aí que seu mundo desmorona como se fosse um castelo de areia.

A partir de então ela vira o principal alvo de todos os colegas da escola, inclusive das antigas melhores amigas, e sofre constantes humilhações fortíssimas que vão se intensificando cada vez mais. Não sabendo como revelar essa situação para a família e sem apoio, a cada dia que passa vai se desanimando gradativamente de tudo. O que antes era fonte de tranquilidade e felicidade, acaba se tornando apenas um provedor de dor e desolação.

Todo o mangá é repleto de situações que nos fazem se aproximar cada vez mais da protagonista e torcer por ela. Acabamos por tomar todos os sofrimento para nós mesmos e o desejo de ver alguma felicidade no desfecho se torna maior e mais forte. É aquele tipo de leitura de prender o fôlego até o fim!

As situações mostradas de bullying são muito intensas e são desaconselhadas para quem não estiver com o psicológico preparado. Apesar de ser ficção, os atos presentes são de desumanidade tamanha, tornando praticamente impossível para o leitor não se alterar ao obter conhecimento deles.

Vitamin

Essa história também traz superação, mas qualquer relato sobre como isto ocorre tiraria o prazer da descoberta de vocês, já que é improvável fazer tais revelações sem os temidos spoilers.

Vitamin nos traz questões interessantes para autorreflexão também, entre elas podemos citar: (1) temos mais medo de decepcionar a idealização dos outros sob nós ou decepcionar os nossos próprios interesses? (2) o que é fracasso? (3) onde mora a verdadeira felicidade? (4) seus sonhos são mesmo seus ou influências alheias? (5) todos que nos cercam realmente são amigos ou apenas são mais reflexos da “falsa boa convivência” a que somos frequentemente expostos? (6) quão fortes podemos ser? (7) qual é o nosso remédio contra o veneno que o cotidiano nos ingere diariamente? Estas são apenas algumas das questões que podem surgir ao lermos essa história.

Vitamin

O interessante de ler este mangá, é que ele serve como exemplo do poder destrutivo e perturbador do bullying sob a mente de uma pessoa, e isso não é brincadeira, é um ato criminoso.

Considerando que estamos no mês do Combate ao Suicídio, e que pelas estatísticas os maiores acometidos são os jovens, devemos cada vez mais tomar partido de meios que previnam tais atitudes, e combater o bullying certamente é uma forma de evitar essas tragédias entre tantas outras existentes. O suicídio a cada dia se torna mais comum a nível mundial do que possamos imaginar. Aqui no Brasil ele já é um problema de saúde pública, com o registro de mais ou menos 9.000 casos por ano, ou uma morte a cada hora. Devemos sempre lembrar que mesmo sem sentirmos a dor alheia, ela existe, e se não podermos trazer alívio que pelo menos não a ampliemos.

Vistam suas armaduras e ingressem no mundo de Vitamin.


Vitamin – Volume único

Keiko Suenobu

185 páginas

JBC

Onde comprar: Amazon

Escrito por:

Ilustradora, quadrinista, colorista, amante da arte tradicional. Fã de mangá e anime desde a infância, gamer e rpgista. Amante de livros e viciada em seriados. Seus gêneros favoritos de filmes inclui thriller psicológico e animação. Curte rock alternativo, rock clássico, indie rock, metal (folk, viking e heavy). Sente-se determinada como sua heroína Mulan, mas gosta de abraços quentinhos igual o Olaf.
Veja todos os textos
Follow Me :