[LIVRO] “Neve e Cinzas”: o poder de um reino nas mãos de uma mulher

[LIVRO] “Neve e Cinzas”: o poder de um reino nas mãos de uma mulher

“Neve e Cinzas”, livro de Sara Raasch, publicado na metade deste ano pela Harper Collins Brasil, traz um enredo de fantasia, magia e opressão protagonizado por uma mulher: Meira. A expectativa é de que, como em outros romances atuais, consiga trazer uma protagonista feminina forte que desconstrua padrões em um mundo de guerras. Todavia, embora apresente diferenciais e possua uma história agradável, ainda se atém a clichês do estilo.

[NÃO CONTÉM SPOILERS]

O livro apresenta Primoria e seus oito reinos: quatro reinos Ritmo e quatro reinos Estação. Cada monarca possui um objeto dotado de magia, com o qual consegue motivar seu povo – e também obter proveito próprio. Ocorre que há cerca de 16 anos, o reino Estação de Primavera, liderado por Angra, decidiu derrubar o reino Estação de Inverno, quebrando o medalhão que continha a magia inverniana, matando sua rainha e escravizando seu povo. Apenas 25 conseguiram escapar, e apenas 8 permaneceram vivos, entre eles, Mather, o herdeiro do trono, e Meira. Para conseguir seu reino de volta, os 8 sobreviventes deverão reunir as metades do medalhão e restaurar o poder. O problema é que, mesmo com o medalhão reconstituído, somente uma mulher poderia utilizá-lo, uma vez que Inverno é um dos quatro reinos com linhagem feminina.

A protagonista é Meira, uma órfã que foi resgatada pelos refugiados ainda bebê. Como não se lembra de sua família, adotou como pai Sir William, um antigo general de Inverno. Porém, mesmo o amor que sente por ele não é capaz de fazê-la aceitar o que ele espera dela. Sir não a quer nos campos de batalha, mas salva no acampamento, de forma a agir como uma dama. E talvez tenha outros grandes planos para ela. Talvez, para salvar seu reino, Meira tenha que aceitar desempenhar o papel que nunca desejou – ou contrariar todos e seguir sua intuição.

Neste ponto, encontra-se uma das grandes críticas encontradas na história. A premissa concede a ideia de que homens e mulheres seriam iguais em poder no reino de Primoria, o que é perceptível pela divisão nas linhagens: 4 reinos com linhagem masculina e 4 com linhagem feminina. No entanto, esta igualdade não se reflete no desenrolar da história, que traz uma protagonista com aversão ao papel padrão da mulher na sociedade (luta e alcança êxito, sem a necessidade de ser constantemente salva por outros), mas traz outras personagens femininas ora fracas, oprimidas demais pela escravidão, ora jovens demais para serem fortes, ora acostumadas demais com as regras da corte, exercendo papel de julgamento sobre Meira, ora dotadas de poder, mas expostas a uma situação em que a única atitude é o sacrifício. Ao contrário do que foi visto no livro “The Kiss Of Deception”, a união entre as mulheres não é forte na narrativa de “Neve e Cinzas” – ao menos não neste primeiro livro.

As principais relações de Meira são com homens: seja com Sir, seja com Mather, a quem pensa amar inicialmente, seja com Theron, príncipe de um reino Ritmo a quem é prometida em casamento que, juntamente ao personagem anterior, constrói o triângulo amoroso da história. Acerca do romance, é impossível dizer que não haja pequenas enrolações. Todavia, é um romance mais maduro do que costumam ser os romances em livros do gênero. A protagonista não se perde na dúvida de com quem deve ficar e é bastante racional, focando no que precisa fazer além do romance, o que é um ponto positivo.

A história possui bastante ação e não tarda em introduções, o que, por outro lado, pode gerar uma confusão na mitologia criada pela autora. Pouco explicado no início, é difícil compreender o mecanismo de poder da história, e ao final, ainda restam pontos em aberto. Ainda, embora seja bastante agradável, de rápida leitura e apresente surpresas em seu desenvolvimento, possui pontos bastante previsíveis, como a origem de Meira, que é a grande chave da narrativa.

Apesar das críticas, é um livro interessante por apresentar uma mitologia diferente, que ainda pode ser melhor explorada, além de apresentar uma protagonista forte, determinada, com a qual se consegue simpatizar. “Neve e Cinzas” é o primeiro de uma série, seguido por “Ice Like Fire”, “Flames Like Vines (paralelo ao anterior) e “Frost Like Night”, os quais ainda não foram lançados no Brasil.


Neve e Cinzas

Neve e Cinzas

Sara Raasch

320 páginas

Editora Harper Collins Brasil

Se interessou pelo livro? Compre aqui!

Escrito por:

136 Textos

Mestra em Teoria e História do Direito e redatora de conteúdo jurídico. Escritora de gaveta. Feminista. Sarcástica por natureza. Crítica por educação. Amante de livros, filmes, séries e tudo o que possa ser convertido em uma grande análise e reflexão.
Veja todos os textos
Follow Me :