[MANGÁ] Lista de mangás com protagonistas femininas (parte 02)

[MANGÁ] Lista de mangás com protagonistas femininas (parte 02)

Para todas que estão cansadas de mangás com o típico protagonista masculino alegre, bobo e burro, trazemos uma singela lista elaborada com protagonistas femininas em mangás e animes que valem apena conhecer, ler e assistir.

Quando falamos do universo de mangás de aventura, eles normalmente são escritos no Japão para adolescente e adultos (homens) e por isso há muitos mangás do gênero com protagonistas masculinos, onde a personagem mais presente é o par romântico ou a garota da equipe, que em algum momento se envolve com alguns dos membros, salvo raros casos.

Algumas semanas atrás nós apresentamos 10  títulos, agora continuamos a lista:

Silent Mobius

 

É um mangá de Kia Asamiya. A obra possui 12 volumes, além de um anime de 26 episódios, e alguns OVAs. É um dos animes icônicos da década de 1990, conhecido por sua trilha sonora e pôsteres.

Numa realidade alternativa de nosso mundo, onde magia e alta tecnologia se misturam, há um esquadrão especial da polícia Tóquio, composto apenas por mulheres. Liderado pela policial Rally Cheyenne, que junto de sua equipe combate um grupo de magos terrorista que estão causando o caos em Tóquio. Com uma pegada “Blade Runner”, é uma aventura policial com muito tiro e ação.

Bubblegum Crisis

 

É uma franquia de animes, OVAs, mangás e figures. Foi criada no final de 1980, em parceria pelos estúdios AIC, Art MIC Studio e Youmex, com direção de Katsuhito Akiyama.

Num futuro distópico, um terremoto dividiu a cidade de Tóquio em dois, segregando ricos e pobres. Um grupo de quatro garotas protegem a cidade com armaduras cibernéticas de vilões que tentam destruir a cidade.

Witch Hunter Robin

 

Animação criada no início dos anos 2000, feita através da parceria da Bandai Visual e a Sunrise. O anime chamou atenção do público da época, graças ao seu traço realista e temática obscura e introspectiva, com personagens complexos e enredo sombrio.

Witch Hunter Robin conta a história de Robin Sena, uma bruxa que se une a uma organização que caça bruxas, ajudando-os a combater as bruxas que estão atacando e matando pessoas normais. O anime conta com uma ótima trilha sonora.

Gokusen

Mangá criado por Morimoto Kozueko. Finalizado em 15 volumes, também possui anime e live-actions.

Gokusen narra as aventuras de Yamaguchi Kumiko, neta de um poderoso chefe da Yakuza e professora de matemática num colégio masculino. A turma de YanKumi (como foi apelidada pelos alunos) é composta pelos alunos mais problemáticos da escola. Utilizando métodos não muito ortodoxos, ela consegue lidar com os problemas dos alunos e mudar a realidade da turma. Com muita comédia e uma pitada de drama, Gokusen é um mangá que te prende e faz querer conhecer cada vez mais os personagens.

Dorothea

Criado por Cuvie e finalizado com 6 volumes, a história se passa em uma era medieval, onde uma menina albina, Dorothea, tenta proteger outras pessoas como ela, de um senhor feudal fanático religioso, que trata o albinismo como uma marca da bruxaria. Dorothea, para proteger as pessoas que ama, torna-se uma guerreira e luta contra o tirano senhor feudal.

NieA_7

 

É um anime produzido pela Triangle Staff e dirigido por Tomokazu Tokoro. O anime possui 13 episódios e foi ao ar no ano 2000.

A história conta a vida de frequentadores de uma casa de banho, principalmente de Mayoko, que tem sua comida roubada por uma alien, mostrando como a garota tem que começar a lidar com a inusitada visitante.

Serial Experiments Lain

Um grande ícone do final dos anos de 1990 e uma das animações japonesas mais famosas até hoje. Produzido pelo Triangle Studio em parceria com Pioneer LDC, foi dirigido por Ryutaro Nakamura. Também possui uma versão em mangá criada por Yoshitoshi Abe.

A história gira em torno de Lain, uma adolescente japonesa, que é apresentada ao Wired, uma rede de comunicação similar à internet. Lain, graças a esse sistema, acaba numa grande aventura entre a realidade e o mundo virtual. É considerado uma história de vanguarda por abordar temos complexos ligados à realidade virtual.

Ghost in the shell

 

Criado por Masamune Shirow em 1989. Um mangá de um único volume, que tornou-se uma grande franquia de animações, OVAs e filmes, estando para estrear ano que vem uma versão americana da história, estrelada pela Scarlett Johansson.

A história é apresentada num mundo futurista cyberpunk, onde a tecnologia se uniu com o cérebro humano, o que acarreta conflitos de ideologias, ataques terroristas entre outras manifestações. Para lidar com essas situações, existe a Comissão Nacional Japonesa de Segurança Pública, Seção 09. A protagonista das aventuras de Ghost in the shell é Kusanagi Makoto, mais conhecida como Major, que graças ao corpo de cyborg  ganha capacidades sobre-humanas para lidar com as mais diversas situações.

Noir

Produzido pelo estúdio Bee Train e dirigido por Koichi Mashimo. O anime possui 26 episódios e foi lançado em 2001.

Noir narra a história de duas assassinas da corporação Corsican, a francesa Mireille Bouquet, e a colegial japonesa Yuumura Kirik; ambas buscam encontrar pistas relacionado a mistérios do passado. Kirika perdeu sua memória e Mireille ajuda a encontrar as lacunas de seu passado. No estilo noir francês, como o próprio nome diz, é uma série policial intrigante com personagens bem construídos. Para que gosta de série policiais, vale a pena conhecer.

Nausicaä do Vale do Vento

Fechando a lista, trazemos um dos trabalhos do Studio Ghibli, produzida em 1984. O filme nos apresenta a história de Nausicaä, uma princesa do pequeno reino do Vale do Vento, que tenta compreender a floresta que está transformando o ambiente nocivo ao seu povo, além de tentar defendê-los de invasões inimigas. Nausicaä aborda tanto questões políticas, quanto de preservação a natureza, temas que não eram muito abordados no Japão na época. 

Nausicaä também tem um mangá produzido pelo próprio Hayao Miazaki, de 1982 a 1994, e chegou a ser publicado no Brasil pela Conrad numa edição especial. O mangá segue a fluidez do filme e tem uma narrativa gráfica muito bem planejada. Em alguns quadros parece que o desenho está se mexendo, de tão fluído.

Fechando essa matéria, deixamos o trailer de Nausicaä:

Escrito por:

14 Textos

Formada em museologia, mestranda em Preservação do Patrimônio Cultural. Ilustradora e quadrinista amadora. Amante de animação, quadrinhos, artes e cultura geek. Fã do CLAMP, Arakawa Hiromu e Neil Gailman. Esse aristas influenciaram seu gosto por fantasia e por querer entrar no mundo de quadrinho. Apaixonada por dragões, se possível teria um de estimação. Sonha em conseguir publicar suas história e viver delas.
Veja todos os textos
Follow Me :