[QUADRINHO] “Manual de Sobrevivência à Vida Adulta”: entre baratas voadoras e incertezas da vida

[QUADRINHO] “Manual de Sobrevivência à Vida Adulta”: entre baratas voadoras e incertezas da vida

Com referências de Steven Universe e Bee and Puppycat, a quadrinista Brendda Lima constrói em seu novo quadrinho um cenário que passa um medo maior do que baratas voadoras e quaisquer outros insetos que voam: a vida adulta. A história é contada com um toque tragicômico, onde fará você rir, ao mesmo tempo que se identificará com algumas situações cotidianas da jovem protagonista ilustradora, que tem a companhia de um amiguinho intrometido e bem peculiar.

O Manual de Sobrevivência à Vida Adulta é um quadrinho que aborda as inseguranças e desafios que a tão sonhada vida adulta e independência pode proporcionar. A jovem protagonista da história é uma ilustradora que sai para a jornada do seu último dia de trabalho numa agência. A história inteira acontece em seu último dia, onde a jovem precisa terminar um quadrinho, antes de conquistar a tão almejada liberdade de um emprego que não estava lhe trazendo felicidade. Além de lidar com todo o estresse e ansiedade do seu último dia, Brendda Lima trata de temas importantes no quadrinho e constantes na vida de todas as mulheres, como o caso do assédio nas ruas, um ato ofensivo que nunca será um elogio. 14393178_10154639643922147_1769225582_o

 

A mensagem que o quadrinho deixa é que – apesar do próprio título referir-se a um manual – não existe um manual pra ninguém seguir na transição e jornada da vida adulta, e isso é normal. A vida não é como naquelas séries adolescentes, onde logo em seguida quando você termina a faculdade, já encontra o emprego dos sonhos e começa a ter uma estabilidade financeira e sucesso profissional. Não existe um manual pronto pra gente sentar e consultar enquanto enfrentamos as inseguranças e indecisões da vida, e temos que lidar com problemas financeiros, problemas de ansiedade e outros ao mesmo tempo. O que a história transmite é sobretudo a importância de aceitar nossas decisões -sejam elas posteriormente ruins ou boas- e seguirmos adiante, porque afinal, por mais clichê que seja, nós nunca saberemos o que o futuro nos reserva. Mesmo sabendo que no final do dia você não fez tudo que gostaria de ter feito, é algo que todos enfrentam nessa mistura de filme de terror/humor que é a vida adulta. 14329274_10154639646152147_1637518512_oEnquanto lemos e conhecemos um pedacinho do mundo da protagonista, analisamos o quanto é importante aceitar as nossas decisões sem o peso que a sociedade nos cobra, e pensar que sempre haverá a leveza que os pequenos prazeres individuais nos proporcionam e nos salvam daqueles dias tão difíceis que a vida adulta nos reserva.


Manual de Sobrevivência à Vida Adulta

Brendda Lima

Netuno Press

30 páginas

Onde comprar: Netuno Press 

(Você pode entrar em contato através da página da Netuno Press para solicitar o quadrinho.)

Escrito por:

260 Textos

Fundadora e editora do Delirium Nerd. Apaixonada por gatos, cinema do oriente médio, quadrinhos e animações japonesas.
Veja todos os textos
Follow Me :