[SÉRIE] Lições aprendidas em “As Visões da Raven”

[SÉRIE] Lições aprendidas em “As Visões da Raven”

As visões da Raven, o futuro eu vejo sim. As visões da Raven, isso é mistério pra mim”.

Quem acompanhou a saga de Raven, a adolescente que consegue prever o futuro, certamente leu o trecho acima cantando no ritmo da abertura inicial da série, exibida entre 2003 e 2007 no canal Disney Channel, e que a partir de 2007 passou a ser veiculada também no SBT. Engraçada e irreverente, durante seu período de exibição rendeu boa audiência para os canais, sendo a primeira série da Disney a angariar mais de 3 milhões de telespectadores em sua estreia, e chegando a ultrapassar 10 milhões em seu decorrer.

SINOPSE: Raven Baxter (Raven-Symoné) poderia ser uma típica adolescente americana. Frequenta a escola, tem amigos, gosta de festas, porém um pequeno detalhe a diferencia: Raven é capaz de prever o futuro recente, isto é, acontecimentos que sucederão nos próximos minutos ou dias próximos. O problema é que além de não controlar quando ter essas visões (que podem  chegar nos momentos mais inoportunos, como durante um jogo de vôlei ou em um encontro), também não lhe são mostrados todos os fatos e como acontecerão, deixando as situações a mercê de sua imaginação. Com a ajuda de seus amigos Chelsea (Annelise Van Der Pol) e Eddie (Orlando Brown), e de sua família, Raven tenta resolver os imprevistos causando diversas consequências resultadas de seu dom.

No entanto,  o quê transforma a história de Raven em uma quebra de estereótipos? Simples, conforme acompanhamos a série, observamos que os personagens nos passam diversas lições contra o preconceito e sobre amor ao próximo e a si mesmo. Seguem alguns dos melhores momentos proporcionados:

Raven é contra a ditadura da beleza

Nesse episódio, Raven, que sempre foi apaixonada por moda, ganha o concurso de uma revista tendo o seu vestido escolhido para um desfile. Porém, ao querer desfilar usando sua própria criação, é barrada pelos produtores por estar acima do peso.

Inicialmente a personagem fica determinada a perder os quilos necessários, e fica frustrada ao perceber que não irá conseguir. Só que, ao final do episódio, resolve “invadir” o desfile usando seu vestido, e acaba sendo muito aplaudida pelo público do evento, deixando a mensagem de que diferentes tipos de corpos existem, e cada um deve se aceitar da forma que é.

Raven combate o racismo

Após realizar uma entrevista de emprego em uma de suas lojas de roupas favoritas, Raven acaba perdendo a vaga para sua melhor amiga Chelsea, mesmo tendo indo muito melhor do que ela na prova. Sem entender o motivo de não ter sido contratada, uma visão lhe mostra  sua entrevistadora dizendo não contratar pessoas negras.

Assim como no Brasil, o racismo nos Estados Unidos ainda é muito forte e, segundo o departamento de justiça, jovens negros possuem seis vezes mais chances de serem presos do que brancos. A exibição do episódio ocorreu em decorrência do Dia da Consciência Negra.

Para combater a injustiça, Raven coloca uma câmera no chapéu de sua amiga Chelsea, fazendo com que a vendedora admita ser racista e, expondo a mesma, nos mostrando que é preciso lutar pelos nossos direitos.

image.jpg

Estilo armação

Apesar das brigas, Raven sempre ajuda seu irmão

Raven e Cory (Kyle Massey) discutem frequentemente durante a série, mas quando é preciso ser a irmã mais velha consciente, a personagem desempenha muito bem o seu papel.

Em determinado episódio, Cory começa a andar com um grupo da escola que gosta de entrar em uma loja e cometer pequenos furtos. Raven descobre e conversa com o irmão, que se mostra arrependido de ter roubado, e volta a loja para devolver o objeto.

Em outro momento, ao ter uma visão de Cory segurando um maço de cigarros, Raven acaba ficando aflita em relação à saúde do irmão. Depois, descobre-se que os cigarros pertenciam à namorada de Cory, que tenta convencê-la a largar o vício, alertando para os perigos que este representa.

Cory estava mais preocupado com o videogame

Dramática, mandona e escandalosa, Raven era sim tudo isso, mas também era um show de simpatia e repleta de boas intenções.

Lembram de mais algum momento da série? Deixem aí nos comentários.

Salvar

Escrito por:

17 Textos

Acadêmica de jornalismo, feminista, problematizadora e apaixonada por cultura pop. Sonha em viajar o mundo, atualmente viaja nos pensamentos.
Veja todos os textos
Follow Me :