Meninas: sobre gravidez na adolescência

Meninas: sobre gravidez na adolescência

O documentário “Meninas” foi produzido e dirigido por Sandra Werneck entre novembro de 2004 e agosto de 2005, apresentando a história de quatro meninas grávidas que vivem nas periferias do Rio de Janeiro: Evelin (13 anos) grávida de seu namorado que acaba de largar o tráfico na Rocinha, Luana (15 anos) que mora com a mãe e quatro irmãs e declara ter planejado a gravidez, Edilene (14 anos) e Joice (15 anos) grávidas do mesmo rapaz.

Conforme acompanhamos, observamos que, apesar de não terem sido abandonadas no momento da descoberta da gravidez, todas apresentam problemas na estrutura familiar, seja pela falta de uma figura paterna ou pelo ambiente de carência social. Não traz a proposta de julgar ou definir as favelas como propensas a esses casos, mas de apresentar uma realidade que estava escancarada no país na época em que foi gravado e segue até hoje.

Segundo pesquisa do Ministério da Saúde, o número de gravidez precoce diminuiu 26% desde o ano 2000, quando o total de bebês nascidos de meninas entre 10 e 19 anos chegava em 750.537. Já no ano de 2013 esse número caiu para 555.159, ainda sendo considerado alto e nos levando a perguntar o que tem acontecido na vida dessas jovens, se a informação chega corretamente até elas e se não existe uma falha de diálogo nesses meios.

Outra observação é que os pais dos filhos dessas garotas eram maiores de idade, e ficamos a nos questionar a respeito da responsabilidade que deveriam ter tido, e o consenso da sexualidade de alguém tão jovem.

O documentário não responde diretamente a todas essas questões, porém incentiva a reflexão acerca do cotidiano dessas moças que acabaram de sair da infância e terão que mudar toda a sua rotina por conta de seus filhos. Em alguns momentos elas falam de planos futuros, agora vagos, e em largar a escola para ficarem somente com as crianças.

O conteúdo foi financiado pela Ancine e se encontra completo no Youtube, no link disponibilizado abaixo.

Salvar

Escrito por:

17 Textos

Acadêmica de jornalismo, feminista, problematizadora e apaixonada por cultura pop. Sonha em viajar o mundo, atualmente viaja nos pensamentos.
Veja todos os textos
Follow Me :