[CINEMA] “O Cidadão Ilustre”: entre a soberba e o constrangimento (Festival do Rio)

[CINEMA] “O Cidadão Ilustre”: entre a soberba e o constrangimento (Festival do Rio)

O novo filme dos diretores Gastón Duprat e Mariano Cohn é o selecionado da Argentina para representar o país na disputa por uma das vagas para concorrer na categoria de melhor filme estrangeiro no Oscar de 2017. Assim como nos dois filmes anteriores da dupla (“O Homem ao Lado” e “Querida, Vou Comprar Cigarros e Volto Já”), com roteiro assinado por Andrés Duprat, trata-se de uma eficiente comédia de costumes que flerta com uma crítica social à realidade de estagnação da sociedade argentina.

O filme é dividido em 5 capítulos, que vão narrar a visita inusitada de um ex morador de uma cidade interiorana, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, e que aceita o convite para ser-lhe concedida a honraria máxima daquela comunidade: a de “Cidadão Ilustre” da cidade de Salas.

Para além de um roteiro ágil e eficiente, com piadas que funcionam justamente pelo constrangimento a que os personagens vão sendo submetidos, temos uma ótima atuação de Oscar Martínez, que encarna um protagonista sisudo e arrogante a fim de nos brindar com deliciosos diálogos recheados de embates sobre cultura popular versus cultura erudita, local versus global, e modernidade versus tradição.

A discussão que o filme evoca sobre legitimidade no campo artístico e ética, quanto ao direito de apropriação de histórias do cotidiano para benefício próprio (no caso, o do protagonista) é bastante interessante e bem encaixada, numa montagem que muda o ritmo dos acontecimentos de forma frenética.

Os diretores são bastante felizes na escolha do gênero cômico para fazer uma crítica sutil a uma sociedade que cultiva valores tradicionais, em contrapartida a um personagem que renega suas origens e é constantemente confrontado por suas escolhas.

“El ciudadano ilustre” é uma eficiente comédia de costumes de humor negro, que rendeu a Martínez o prêmio de melhor ator no festival de Veneza de 2016.

https://www.youtube.com/watch?v=VI2GLPt

Escrito por:

120 Textos

Aquariana, mora no Rio de Janeiro, graduada em Ciências Sociais e em Direito, com mestrado em Sociologia e Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, curadora do Cineclube Delas, colaboradora do Podcast Feito por Elas, integrante da #partidA e das Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Obcecada por filmes e livros, ainda consegue ver séries de TV e peças teatrais nas horas vagas.
Veja todos os textos
Follow Me :