Junji Ito: leitura obrigatória para fãs de mangás de terror

Junji Ito: leitura obrigatória para fãs de mangás de terror

Junji Ito é um mangaká especializado em mangás de terror, sendo um dos nomes mais populares do estilo. Com mais de 10 mangás lançados, todos trazem histórias curtas ou oneshots, que podem ser facilmente lidos sem muito comprometimento de tempo.

Seu trabalho mais popular é Uzumaki, lançado em 1998. Foi lançada também uma adaptação live action de mesmo nome (que infelizmente não faz jus ao mangá). A história conta sobre uma cidade amaldiçoada por espirais, onde a protagonista Kirie acompanha a evolução da maldição conforme as pessoas da cidade vão perdendo a razão, e diversos eventos sobrenaturais que fogem a lógica passam a ocorrer, cada vez com mais frequência. 

O mangá chegou a ser publicado no Brasil em 2006 pela Conrad, mas parece que a editora abandonou o projeto posteriormente e não fez novas impressões do mangá.

Uzumaki, Junji Ito
Cena de “Uzumaki”.

Todas as histórias do autor trabalham com o psicológico das personagens, o que deixa os plots absurdos mais interessantes. Além de Uzumaki, outros populares são Gyo e Tomie.

Em Gyo, alguns acontecimentos levam os peixes a ganhar uma espécie de pernas e a atacar as pessoas. Embora ele pareça estranho no início, o desenvolvimento da história compensa toda a esquisitice da proposta. Em “Tomie”, uma garota imortal aterroriza e manipula as pessoas, fazendo com que todos se apaixonem por ela.

Tomie, Junji Ito
Cena de “Tomie”.

Junji Ito também publicou “The Junji Ito Horror Comic Collection”, que traz uma coleção de oneshots com a mesma abordagem psicológica das demais histórias. Outro grande diferencial das obras está no estilo de traço único, que além de combinar com o absurdo das histórias, colabora com o tipo de sentimento que ela busca passar.

 


Algumas obras do autor disponíveis no Brasil:

Fragmentos do Horror

Junji Ito

224 páginas

DarkSide Books

Idioma: português

Onde comprar: Amazon

 

 

Uzumaki

Junji Ito

capa dura

Editora Viz Media

Idioma: Inglês

Onde comprar:  Vol. 1 Vol 2 –  Vol. 3

 

 

Gyo 2-In-1 Deluxe Edition

Junji Ito

400 páginas, capa dura

Editora Viz Media Edição: 01 (21 de abril de 2015)

Idioma: Inglês

Onde comprar: Amazon

Escrito por:

25 Textos

Apaixonada por livros de capa dura, filmes com bastante drama, histórias em quadrinho, jogos de estratégia e essas coisitas mais. Sempre começa a escrever mais textos do que é capaz de terminar. Formada em desenvolvimento de sistemas, fã de Tolkien e criadora do Dragões Encaixotados.
Veja todos os textos
Follow Me :