Annalise Keating e a construção da mulher vítima, agente e defensora

Annalise Keating e a construção da mulher vítima, agente e defensora

Annalise Keating (Viola Davis) é a protagonista da série How To Get Away With Murder, produzida pela Shonda Rhymes e transmitida pela ABC.

A série de 2014, gira em torno de uma professora de direito penal, Annalise, e de um grupo de alunos que estagiam em seu escritório: Michaela Pratt, Connor Walsh, Asher Millstone, Laurel Castillo e Wes Gibbins. Após o assassinato de uma aluna, as lições apresentadas pela renomada professora não serão importantes apenas para suas notas ou para o futuro profissional deles, mas para a própria liberdade dos alunos.

A cada temporada um novo grande mistério é desenvolvido na trama, envolto por casos menores de alguns capítulos. A maioria deles trazem grandes dilemas sociais, sobretudo a violência contra a mulher.

Ao longo das temporadas, inúmeros exemplos foram trazidos ao tribunal e abordados também através da história de Annalise, a qual nem sempre pode estar do lado que gostaria de defender. Entre abusos físicos, psicológicos e assassinatos em série, a produção mostrou não temer tocar em feridas abertas e expor os vários cenários desta espécie de violência.

Annalise Keating (Viola Davis)
Annalise Keating (Viola Davis)

O excelente trabalho de Annalise deve-se, eventualmente, a atitudes não ortodoxas, o que leva muitos personagens a verem seu caráter como antagônico aos preceitos morais. Todavia, em seus discursos e práticas, o que se percebe é uma mulher que teve de lutar por poder e que defende seu poder da maneira que pode, independentemente das feridas que pode causar em uma sociedade dominada por preconceito e hipocrisia.

Annalise não somente é uma mulher, como é negra, de origem pobre e bissexual. Em sua juventude foi abusada por um parente, fato que origina grandes problemas psicológicos no seu presente. Cresceu acreditando na conivência da mãe – que mais tarde revela o extremo a que chegou para defender sua filha – e nas palavras dela de que todas as mulheres sofrem e devem aceitar seu sofrimento. Cresceu com a vontade de lutar contra esta realidade. E, ainda assim, acabou em um casamento abusivo.

Embora forte e aparentemente segura, a Annalise fora dos tribunais apresenta graves problemas de autoestima e acreditava quando seu marido dizia que ela destruía tudo. Antes de se casar com Samuel Keating, um professor branco e renomado que nutria casos com suas alunas, Annalise aceitara sujeitar-se ao papel de amante, na esperança de aquele homem, o “único” capaz de amá-la, a aceitaria em outro papel.

Mas os anos mostraram que Sam não era apenas o homem amoroso que se apaixonara perdidamente por ela. Pelo contrário, era um homem que amava mais seus privilégios, que traía e culpava a esposa, que chegava ao extremo de bater nela, com se ela fosse fraca e impotente – algo completamente diverso do que as pessoas viam nos tribunais.

Annalise Keating (Viola Davis)
Cena de How To Get Away With Murder

Ninguém no entorno de Annalise foge desta cruel realidade. A protagonista escolhe para estar ao seu lado pessoas que, como ela, conheceram o lado feio de um mundo que prega a justiça. Gays, mulheres negras, mulheres abusadas na infância, mulheres sob o domínio de homens autoritários. Estas pessoas são as selecionadas por Annalise para auxiliá-la em sua batalha cotidiana, demonstrando a aversão da protagonista aos privilégios elitistas.

As práticas e discursos da implacável advogada podem parecer vazios quando confrontados com seus problemas pessoais, os quais envolvem alcoolismo, depressão e problemas em relacionamentos. Todavia, defender uma causa não significa estar imune a ela. Annalise mostra que todos convivemos com a hipocrisia, que todos sofremos alguma espécie de violência.

O problema é que alguns grupos sofrem mais do que outros. Alguns grupos são constantemente a vítima do abuso e outros tantos são constantemente os agressores. Alguns possuem a liberdade de agredir, enquanto outros não possuem sequer a liberdade de se defender.

E estar exposto à violência não diminui a vítima, mas concede a ela ainda mais motivos para lutar por uma realidade diferente. Annalise não é convencional, não é unânime e tem seus momentos de queda por mãos dos mesmos costumes contra os quais tenta lutar. Porém, são estas quedas que a fazem lutar diariamente por uma justiça diferente daquela imposta por uma elite dominante.

how-to-get-away-with-murder-10.gif

Não se pode falar sobre Annalise Keating sem mencionar a impecável atuação de Viola Davis. A atriz, que constantemente realiza discursos empoderadores em relação às mulheres e aos negros, que já relatou ter sofrido abusos, faz com que esta personagem seja extremamente humana. Viola é capaz de mostrar a fraqueza e a força de Annalise de uma forma única e real, de modo que a torna a grande força motora da série.

How To Get Away With Murder tem seus defeitos, como todas as séries. Perde-se em alguns momentos diante tantos mistérios e, muitas vezes, deixa a desejar. Todavia, é uma série que se preocupa em mostrar como o sistema penal está interligado a graves problemas sociais. E a violência contra a mulher, assim como o racismo, é um tema recorrente em seus episódios.

É importante que se veja que as artes (a literatura, o cinema, a televisão, a música, etc.) podem ser utilizadas como instrumentos de incentivo e fortalecimento desta luta, e não somente como meios de reprodução de uma cultura que oprime e machuca. A violência contra a mulher ocorre diariamente e muitos preferem ignorar sua existência. Mas ela existe e precisa ser revelada para ser combatida.

Escrito por:

136 Textos

Mestra em Teoria e História do Direito e redatora de conteúdo jurídico. Escritora de gaveta. Feminista. Sarcástica por natureza. Crítica por educação. Amante de livros, filmes, séries e tudo o que possa ser convertido em uma grande análise e reflexão.
Veja todos os textos
Follow Me :