[ARTE] Folclore BR: Lendas brasileiras mescladas com filmes famosos

[ARTE] Folclore BR: Lendas brasileiras mescladas com filmes famosos

Com toda a ocidentalização nortista e mainstream de nossa sociedade, é triste ver como as lendas nativas dos povos são deixadas de lado. Isso é bastante real no Brasil, em que lendas como Saci, Yara, Boto e afins não são muito recorrentes no cenário midiático ou literário, sendo – às vezes – apenas pinceladas na época escolar. Por sorte nossa, o artista brasileiro Anderson Awvas (lê-se “aúvas”) teve a ideia do projeto Folclore BR, em que faz cartazes misturando as lendas do folclore brasileiro com alguns filmes famosos, justamente para dar visibilidade para esse aspecto importante da cultura brasileira.

Folclore BR

Além disso, os pôsteres do projeto Folclore BR vêm acompanhados de pequenas sinopses que trazem a história dessas lendas para aqueles que se interessarem, como a do “filme” acima:

“Desde bebê, o jovem Ubiratã sempre ouvia seu pai lhe contar histórias da época em que ele caçava sacis quando era criança. Ele contava que saía com seus amigos para caçar esses pequenos demônios arteiros que viviam pela floresta numa região próxima à casa de seu avô. Munidos de potes de vidro, crucifixos e tochas, eles passavam horas buscando essas criaturas que dizia serem parecidos com negrinhos de uma perna só, usando gorros e que causavam várias confusões com redemoinhos de vento que podiam provocar magicamente. Seu pai disse que eles conseguiam aprisionar vários em suas armadilhas, mas que sempre fugiam.

Ao fazer 10 anos, Ubi ganhou um pote de vidro antigo que seu pai lhe deu dizendo que era um dos potes que teve um saci capturado. O menino impressionado guardou o pote com orgulho e foi mostrar ao avô no fim de semana seguinte em sua grande casa no interior. Após contar várias histórias, Ubirajara, seu avô, disse: “Seu pai é um mentiroso! Não acredite em nada disso! Mas coloque uma coisa nessa cabeça, garoto: JAMAIS ENTRE NAQUELA FLORESTA SOZINHO! ”.

Na madrugada do dia seguinte, ainda na casa do avô, Ubi ouviu a janela do seu quarto bater com o vento e junto da brisa que entrava ele ouviu um chamado: “Preciso de sua ajuda! ”, em forma de um sussurro. Ao chegar na janela viu dois pontos verdes brilhantes na mata que pareciam olhos, com medo, fechou a janela e voltou para a cama se cobrindo até onde pôde.

Na madrugada seguinte o mesmo evento aconteceu, mas desta vez quando ele foi fechar a janela percebeu que os pontos brilhantes estavam no canto do quarto em uma altura um pouco mais alta que ele. Ubi congelou ao ouvir: “Tudo bem, sei que isso parece assustador, mas não pretendo machucar ninguém. Estou pedindo ajuda há algum tempo e você foi o único que conseguiu ouvir e me ver”. A criatura com uma aparência de um menino-árvore, tinha uma perna só e possuía uma folha na cabeça que lembrava um gorro. “Você é um Saci?” – Perguntou Ubi. “É como vocês costumavam a nos chamar… desculpe decepcionar, sei que estou bem longe de ser um menino” – Disse o verdadeiro Sacy.

O Sacy teve toda sua família sequestrada por Jurupari, o pesadelo vivo, e precisa da ajuda de Ubi para salvá-los entrando em sua caverna assustadora que está cheia de Tamokós (criaturas misteriosas) e armadilhas invisíveis para seres como ele. O menino decide confrontar seus medos e embarcar em uma viagem arriscada onde ele irá se desarmar de todos os seus preconceitos para ajudar o Sacy a encontrar sua família e se livrar do temível Jurupari. Amizade, respeito e empatia serão os combustíveis para essa aventura de arrepiar! ”.

Folclore BR

O legal da proposta de Folclore BR, além de resgatar o folclore brasileiro de uma forma mais pop, é que Awvas não embranquece os personagens das lendas, mas ao contrário, apresenta uma leitura equivalente deles como indígenas (como em “Naiá: A Lenda da Vitória-Régia”) ou negros (“Procurando Sacy”).

Folclore BR

Folclore BR

Além do trabalho com Folclore BR, Anderson Awvas também faz ilustrações diversas e recentemente conseguiu o financiamento do Catarse para o lançamento de seu quadrinho “A vida de Awvas”.

Folclore BR
Releitura da Mulher-Maravilha

Folclore BR

Sobre o autor:

Anderson Awvas é ilustrador, designer e treinador de ideias. Bacharel em design, autodidata em ilustração e residente da cidade do Rio de Janeiro.

SiteFacebook / Instagram / ArtStation

Escrito por:

102 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :