[LIVROS] Guerras do Tarot – Vol 1: O Caminho do Louco e a batalha contra a conformidade

[LIVROS] Guerras do Tarot – Vol 1: O Caminho do Louco e a batalha contra a conformidade

O Caminho do Louco é o primeiro volume da trilogia Guerras do Tarot, escrito por Alex Mandarino e publicado pela editora Avec.

O livro se passa em um universo atual e os cenários variam por todo o mundo, passando pelo Brasil, França e Escócia. Nele, existe um grupo chamado de Tarot, composto por pessoas “escolhidas” que representam cada um dos arcanos das cartas do baralho. O Tarot é um grupo secular  de proporções mundiais que está envolvido em diversos acontecimentos, mesmo que a população não saiba de sua existência.

Guerras do Tarot

A história apresenta uma série de misticismos que foram muito bem encaixados no universo cotidiano, e embora se trate de uma aventura, não é um livro de muitas batalhas e lutas físicas. No prólogo, que pode ser lido gratuitamente aqui, já caímos dentro da história enquanto um bispo encontra documentos secretos da igreja católica, um pai tenta reatar a relação com a filha e algumas pessoas morrem, sendo uma delas assassinada, em um grande efeito borboleta.

“O que chamamos de caos nada mais é que uma ordem tão complexa que ainda não a entendemos.”

Nosso protagonista é André Moire, ele tem 35 anos e trabalha como jornalista, sendo o editor de informática em um grande jornal. Depois de anos nesse trabalho, anos transcorridos sem férias e diversas chateações, André decide sair de seu emprego e tirar suas merecidas férias.

Guerras do Tarot

O protagonista agrada bastante por fugir dos padrões de aventuras e, em vez de ser um adolescente ou jovem adulto, é um homem com mais de 30 anos que já tem sua vida e profissão estabelecidas. Além disso, a motivação dele para aceitar o chamado da aventura combinou bem com o momento de vida em que estava, onde buscava algo fora da sua rotina, sem que o universo ou a humanidade estivessem dependendo unicamente dele, sua família corresse risco de vida ou algo assim.

“O problema de trabalhar para viver é que, em pouco tempo, você começa a viver para trabalhar.”

As personagens são todas muito diferentes entre si, de acordo com o arcano do Tarot que representam, o que deixou a história ainda melhor.

O estilo da narrativa é um tanto diferente. Tem os capítulos de André narrados em primeira pessoa e os das demais personagens, em terceira. Além disso, André é um ótimo narrador, o que possibilita uma série de reflexões e comentários divertidos. Há também algumas partes de uma personagem em que a narrativa é em segunda pessoa, dando uma dinâmica muito divertida para essas cenas, que são sempre cheias de ação.

“A vila, fundada por peixeiros, lembrava-lhe os primeiros cristãos, seus favoritos, que tinham no peixe seu sinal original, antes de Cristo ser associado de vez à ferramenta de tortura que o matara, a cruz.”

Guerras do Tarot

As informações da história vão sendo reveladas em um ritmo que nos mantém sempre interessadas, mas nunca termina com todos os mistérios. Como o próprio protagonista ainda está descobrindo muita coisa, vamos aprendendo com ele em diálogos muito divertidos e cheios de divagações.

Infelizmente não falaremos sobre os objetivos ou organização do Tarot por causa dos spoilers, mas o livro aborda questões atuais: fala em sociedade, política, conflitos entre direita e esquerda e preconceitos dos mais diversos. Todo o trabalho gráfico do livro ficou sensacional. Conta com as ilustrações das cartas de tarô e toda abertura de capítulo tem alguma citação relacionada com o que está acontecendo.:

“Não se engane, seja o direitista pragmaticamente corrupto, seja o esquerdista que jura que é consciente socialmente, é preciso ser um desgraçado para querer ser líder. Para ter como desejo primordial a ânsia de mandar nas pessoas. Só desgraçados e psicopatas querem isso.”

Assista ao Book Trailer:

 

 _____________________________________________________________________________

Guerras do Tarot

O Caminho do Louco – Volume 1. – Série Guerras do Tarot

Autor: Alex Mandarino

Editora AVEC

296 páginas

Onde comprar: Amazon

Este livro foi cedido pela editora para resenha.

Conheça as obras da AVEC Editora: Site Oficial Facebook  Compre aqui livros da editora

Escrito por:

25 Textos

Apaixonada por livros de capa dura, filmes com bastante drama, histórias em quadrinho, jogos de estratégia e essas coisitas mais. Sempre começa a escrever mais textos do que é capaz de terminar. Formada em desenvolvimento de sistemas, fã de Tolkien e criadora do Dragões Encaixotados.
Veja todos os textos
Follow Me :