[CINEMA] Long Way North: A Transgressão ao Papel Social Feminino

[CINEMA] Long Way North: A Transgressão ao Papel Social Feminino

A inconformidade de personagens femininas em relação a seus respectivos papeis frente a sociedade não é exatamente algo novo, sendo, cada vez mais, recorrente tanto em animações quanto em filmes live-action. Em Long Way North isso não é diferente, mas nem por isso a história perde seu apelo.

Long Way North

O filme se passa na Rússia do fim do século 19 e trata da história de Sasha Tchernetsov, uma jovem de 15 anos pertencente à classe aristocrática de São Petersburgo, que sempre foi fascinada pelas explorações náuticas de seu avô e renomado cientista, Oloukine. Após o desaparecimento deste, e de seu famoso navio Davaï, ela parte em uma busca por seu avô e pela honra de sua família.

Já se imagina, antes mesmo do início de filmes deste tipo, que a sociedade apresentada tem uma ideia definida de como a protagonista feminina deve seguir a sua vida. Isso se torna bem claro através dos pais de Sasha, que, além das preocupações com o possível futuro emprego do pai, tratam somente do primeiro baile de Sasha, preocupando-se já com um possível casamento entre ela e o príncipe Tomsky.

Long Way North

É a partir desse baile que a reputação da família Tchernetsov é prejudicada e Sasha decide ir em busca do navio de seu avô sozinha. Após deixar para trás a sua vida de mordomias e ser enganada, Sasha finalmente consegue um navio – o Norge – e sai em busca do Davaï.

Long Way North

Durante todo o filme, Sasha se mostra uma jovem determinada e corajosa, passando por cima da descrença e de preconceitos – “Mulher em navio traz má sorte” – que se apresentam a sua frente, tudo para provar a todos que o navio de seu avô pode, sim, ser encontrado e que não naufragou.

A lição de que meninas – e consequentemente, mulheres – são capazes de mais do que a sociedade deseja delas é pungente no filme. Sasha, com certeza, apresenta-se como o foco dessa caracterização, mas ela não é a única. Olga, a dona da, aparente, única taberna do porto (“A Ursa Branca”) também se mostra uma mulher forte e segura de si, que não apenas sabe como lidar com seus clientes majoritária, se não totalmente, homens, como sua atitude perante Sasha apresenta um tipo de bondade e sororidade que, muitas vezes, é raro.

A jornada de Sasha é contada com a ajuda de ilustrações que, embora simples, conseguem combinar com a história de uma forma perfeita, sendo difícil imaginá-la com outra técnica de animação. Os traços são limpos e parece não haver uma preocupação com os contornos e, sim, com a coloração dos personagens e dos cenários, porém isso não prejudica o filme de forma alguma.

Long Way North

Isso, no mais, agrega pontos à diversidade de animação de Rémi Chayé, seu diretor, que teve a ajuda de três roteiristas diferentes para completar esse longa que conta uma história simples, assim como seus contornos, porém bela e  até  inovadora, em meio a era de animações digitalizadas. A sútil trilha sonora permeia os momentos mais marcantes do filme, sendo capaz de adicionar tensão aos mesmos e manter o telespectador ainda mais preso na história.

Apesar de tratar da aventura de Sasha em busca do Davaï, as relações entre as personagens, principalmente entre Sasha e os tripulantes do Norge, são um destaque. A própria busca de Sasha se fundamenta na relação próxima que a mesma possuía com seu avô e ao longo dessa busca, a bordo do Norge, vemos a relação dela com a tripulação se moldar em verdadeira amizade e respeito, em pouco tempo.

Long Way North

É sempre bom ver um filme que traz uma clara força feminina e é isso que se apresenta em Long Way North. Claro que Sasha não precisou passar por nenhuma grande adversidade ao longo dos 81 minutos de sua história, mas não há dúvidas de que a determinação da personagem não sucumbiria se houvesse.

Dito isso, embora Long Way North não possua os gráficos de uma Disney-Pixar e nem as mensagens profundas dos mesmos, a sutileza e normalidade com que ele apresenta a força de Sasha é estimulante. O tema de transgressão às imposições sociais por personagens femininas não é um tema novo, mas, a cada ano que passa, vemos como ele (ainda) não deixa de ser essencial. Com uma nota de 98% no Rotten Tomatoes, o filme claramente agradou e é uma boa escolha para assistir tanto para adultos quanto para crianças. Long Way North tem uma mensagem fácil, mas, ainda assim, clara, de empoderamento feminino.

Escrito por:

102 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :