[LIVRO] Mangás, Animes e a Psicologia: A influência dos Mangás e Animes na Cultura Brasileira

[LIVRO] Mangás, Animes e a Psicologia: A influência dos Mangás e Animes na Cultura Brasileira

Qual o encanto dos mangás e animes, narrativas vindas do Japão? Estas duas formas de arte têm um grande papel na cultura brasileira, com enorme número de admiradores. O livro Mangás, Animes e a Psicologia procura entender as narrativas, os personagens e suas dinâmicas, refletindo sobre questões diversas, especialmente do ponto de vista da psicologia analítica de Carl Gustav Jung. 

A proposta é fazer análises despretensiosas, que levem a uma incursão tanto no psiquismo humano quanto nas narrativas fantásticas japonesas. Os autores deste livro, em sua maioria, fazem análises psicológicas, mas também temos contribuições de outras áreas, como administração, jornalismo e ciências sociais.

Os capítulos analisam as séries Yu Yu Hakusho, Cavaleiros do Zodíaco, Patrulha Estelar, Naruto, Inuyasha, Angel Beats!, Death Note, Kamui, Pokémon, Paranoia Agent, A Princesa e o Cavaleiro e Sakura Card Captors, além de fazer uma incursão sobre o universo yaoi, mangás gays que são destinados a um público consumidor feminino. No campo das produções cinematográficas, são analisadas as animações A viagem de Chihiro e O Serviço de Entregas da Kiki, ambas do diretor Hayao Miyazaki.

O prefácio foi escrito por Sonia M. Bibe Luyten, especialista na área desde a década de 70. Os autores, em sua grande maioria são vinculados à PUC-SP.

Professores da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde, Curso de Psicologia: Ivelise Fortim (org), Ceres Alves de Araujo e Flávia Hime;

Alunos de pós-graduação: Victor Sancassani, Luna Gimenez, Cristiana Rors Lembro, Louise França Monteiro, Marcos Daniel Grassmann Polcino;

Alunos de graduação do curso de Psicologia: Victor Lippelt Matheus, Anne Aguemi;

Ex-alunos do curso de Psicologia: Katia Oushiro, Naomi Feldman, Paula Guimarães.

Luiz Ojima Sakuda é professor da FEI-SP, Juliano Alves é CEO da Radio Geek e Antonio Carlos Gomes é jornalista.

O lançamento do livro será no dia 15 de Março de 2017 , das 17:00 as 22:00 horas, na PUC-SP , teatro TUCARENA. Entrada 1- Rua Bartira, 1024 , esquina com a Rua Monte Alegre, Entrada 2- R. Monte Alegre, 984, acesso pela rampa.

Escrito por:

282 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :