Talco de Vidro: as consequências da falta de sororidade

Talco de Vidro: as consequências da falta de sororidade

Em Talco de Vidro, Rosângela é portadora de um sentimento que, mesmo não sendo nomeado pela personagem, faz com que ela se sinta bem, realizada e diferenciada. Mãe de dois filhos inteligentes, casada com Mário, um médico conceituado, e dona de um consultório odontológico, a dentista vive cercada de luxos, festas, pessoas influentes e soberba. Uma soberba tão grande e tão intrínseca ao seu ser que faz com que ela própria não a distinga dos demais sentimentos e encare a falta de empatia como algo natural. E é a esta falta de empatia que Marcello Quintanilha recorre para narrar os horrores que um ser humano é capaz de cometer quando se dá conta de que o mundo não gira apenas ao seu redor.

Daniele é o oposto de Rosângela. Primas de primeiro grau e de idades próximas, as duas cresceram em polos socialmente opostos: enquanto Rosângela teve oportunidades e riquezas por toda a vida, pôde estudar em bons colégios e universidades e constituiu “a família dos sonhos”, Daniele sempre foi humilde e sofreu com o pai alcoólatra e com as agressões verbais e físicas vindas do ex-marido, que culminaram em uma avalanche de outros episódios negativos, como quando ela precisou trancar a faculdade de Arquitetura que tanto sonhara cursar por conta do homem extremamente abusivo. E, de dentro de sua bolha de classe média alta, tudo o que Rosângela se limitava a fazer pela prima era sentir pena. Um sentimento minúsculo que estava dentro dela apenas por estar, mas que não surtia nenhum efeito de transformação e vontade de ajudar a parente.

A prima, então, decide fazer uma consulta com Rosângela. As duas não se viam há algum tempo e, ao chegar no consultório e recepcionar Daniele, Rosângela entra em um frenesi causado pelo sorriso da moça: ela estava linda. E, mais do que isso, estava mais linda que a própria Rosângela. Para a dentista isso era algo inadmissível. Dá-se início, então, ao despertar dos piores sentimentos que uma mulher pode nutrir por outra: a falta de sororidade culminada pela inveja.

Talco de Vidro marcello quintanilha

Assim como o narrador do conto Berenice, de Edgar Allan Poe, a dentista passa a ser atormentada pelo seu próprio objeto de trabalho: os dentes. Vê o sorriso de Daniele, que transparece uma alma pura, feliz e a retomada de sua própria vida, após se divorciar do ex-marido, como algo ameaçador. Logo, entra em uma busca insana por prazeres diferenciados, a fim de provar para si mesma que poderia ser mais feliz do que a prima demonstrava ser naqueles dias.

-> Confira aqui quadrinhos e mangás com descontos imperdíveis na Amazon!

A HQ de Quintanilha choca por ser atual, brutal e real. Não raro observa-se na sociedade crimes motivados por ganância, cobiça, inveja e motivos torpes e, quando tais fatos têm como protagonistas mulheres querendo se sobressair sobre mulheres, as consequências são ainda mais tristes. O machismo mata, silencia, sucumbe, subjuga e cada vez mais é necessário que as mulheres se amparem, protejam umas às outras, lutem pelos direitos de todas, sem distinção de credo, orientação sexual, raça ou posição social, pois estas são as formas primordiais de se sobreviver no mundo vil que desmorona a cada dia.

Outro ponto que o autor costura ao longo da narrativa é o autoconhecimento de Rosângela. A dentista passa a romper com antigos tabus e quebra definitivamente laços que juravam ser eternos, mas que na verdade acabavam sufocando-a. Por ter passado a vida inteira em sua zona de conforto, sendo criada por uma família tradicional, a inveja que sentiu da prima pôs na mesa muitos questionamentos acerca de seu próprio universo luxuoso e confortável. Tendo como alvo a degradação da prima, ao se libertar e viver sem limites, Rosângela acaba por se machucar e reparar que a maldade dentro dela era o sentimento que ela, desde o início da obra, não conseguia distinguir por não se permitir enxergar, mas que suas experiências posteriores ao episódio do consultório puderam nomear.

O texto da HQ é poético, acessível e o narrador em terceira pessoa consegue ir fundo nos pensamentos de Rosângela, demonstrando suas mais perversas atitudes e ideias. O traço dos quadros é belíssimo e remete a leitora a alguns comics dos anos 80.

Talco de Vidro, Marcelo Quintanilha

Talco de Vidro marcello quintanilhaTalco de Vidro

Editora Veneta

Ano: 2015

160 páginas

Onde comprar: Amazon

Esse livro foi cedido pela editora para resenha.

Conheça as obras da Editora Veneta: Site OficialFacebookCompre aqui obras da editora

Escrito por:

117 Textos

Formada em Letras, pós-graduada em Produção Editorial, tradutora, revisora textual e fã incondicional de Neil Gaiman – e, parafraseando o que o próprio autor escreveu em O Oceano no Fim do Caminho, “vive nos livros mais do que em qualquer outro lugar”.
Veja todos os textos
Follow Me :