[SÉRIES] As Aventuras de Tip e Oh: 10 motivos pelos quais essa série merece muitas estrelas

[SÉRIES] As Aventuras de Tip e Oh: 10 motivos pelos quais essa série merece muitas estrelas

As Aventuras de Tip e Oh tem sua origem no filme Cada um na sua casa, obra sem grande expressividade se comparada a outras animações, porém responsável por uma das repercussões mais memoráveis e importantes dos últimos anos. Na época de sua estreia, viralizou a foto de uma menininha ao lado do cartaz do filme, super feliz ao perceber que a protagonista era “igual” a ela: negra e cacheada! Até hoje, é uma das primeiras imagens que aparecem ao buscar “representatividade” no Google (deixamos a foto logo abaixo para continuar derretendo nossos coraçõezinhos).

A boa notícia é que Tip e Oh, protagonistas da animação, ganharam uma série graças à parceria da Dreamworks com a Netflix, e ousamos dizer que é muito melhor que o filme, trazendo temas importantes de uma forma super divertida. Nossa Casa – As Aventuras de Tip e Oh começa exatamente depois do fim do filme, com o pequeno alienígena Boov sendo convidado a morar com Tip e sua mãe, Lucy. O diretor garantiu que o desenho é feito para todos os públicos. Não diríamos pra tanto, mas algumas piadas são muito mais engraçadas para adultos, porém nada que crianças não entendam. Digamos que os adultos que gostam de fugir da adultolândia com frequência vão adorar! Vamos então aos motivos do título:

1. Explosão de cores e linguagem única

A animação em 2D é linda e parece que alguém resolveu usar toda a paleta de cores disponível no catálogo, principalmente as cores quentes. Além disso, Oh ainda não entende completamente como funciona a linguagem humana, então troca singular e plural, funde palavras, inventa outras, faz trocadilhos… É hilário! Recomendamos assistir dublado. As legendas também tem as trapalhadas linguísticas de Oh, mas ao ouvirmos, faz toda a diferença.

2. Mais representatividade (sim, por favor!)

Tip é uma menina de 12 anos, natural de Barbados, radicada nos Estados Unidos e tem uma cabelo cacheado todo rebelde. Ok, isso não mudou. Mas enquanto no filme só acompanhamos Tip na busca por sua mãe num cenário de invasão extraterrestre, agora vamos estar com ela no seu cotidiano e descobrir que Tip é competitiva, bem geniosa quando pisam no calo dela, tem problemas de relacionamento na escola, prefere esportes a maquiagem, de vez em quando trapaceia nas tarefas de casa, e embora não queira assumir, é uma super fangirl da bandinha pop adolescente do desenho. Resumindo, ela é uma adolescente de personalidade forte e fácil de se identificar – aham, vamos admitir!

3. Mãe solo maravilhosa

Lucy Tucci é a mãe de Tip. O fato dela ser mãe solo não é mencionado, mas está lá, presente e forte, especialmente na série. Ela tem um amor incondicional por Tip, seu gato Porquinho, e por Oh, assim que o recebe em sua casa, criando um ambiente familiar completo, cheio de apoio e respeito. Em um dos primeiros episódios, Oh fica com medo de que a mãe não o ame por ser diferente e fica super aliviado ao ver que a mãe o ama do jeitinho que ele é.

Ao contrário da filha, Lucy é extrovertida, vaidosa, gosta de moda e ginástica, mas conhece Tip profundamente e embora tenha certas expectativas na filha, sempre incentiva que ela seja verdadeira com ela mesma. A série também traz sutilmente algumas dificuldades de ser mão solo, como não estar sempre presente, não ter como cobrar todo dia a responsabilidade que a filha deve ter, lidar com dificuldade financeira, sair pra se divertir sem Tip e até encontros amorosos desastrosos. Mas é super companheira e isso é correspondido por Tip, que vê na mãe um exemplo de mulher muito importante pra ela. Amor demais por essa família nada tradicional! Falando em família…

4. Amizade + Família

Tip e Oh constroem uma amizade sólida e muito bonita. Eles passam por problemas comuns como brigas, ciúmes e expectativas diferentes sobre certas coisas, mas também são parceiros em todos os momentos, até na paquera (que é um desastre, mas tudo bem). Oh se esforça muito para pertencer à família, enquanto Tip ensina tudo o que pode sobre o que é uma família. Os dois são tão diferentes quanto Tip e Lucy, mas amam estar juntos. É em torno disso que se cria a ideia maravilhosa de que família não é simplesmente sobre nascimento ou sangue, mas sobre parceria e amor.

As Aventuras de Tip e Oh

5. Ódio gratuito na internet

Quanto mais novas as crianças, mais cedo o contato com a internet, então falar sobre isso num desenho animado é bem interessante. No episódio “Ela tem o poder”, Tip e Oh ajudam Lucy a fazer um vídeo para a internet, na intenção de ajudá-la a ter mais visibilidade que uma rival da ginástica. Mas depois que o vídeo viraliza, gera uma onda de ódio e zoação na internet e os dois ficam preocupados que a mãe descubra. Desde a proteção de Tip e Oh com Lucy, até a forma dela lidar com a zoeira, foi colocado de um jeito bem simples. Embora não chegue perto da real dimensão do que é o ódio virtual, o episódio quase serve como uma lição do que levar a sério ou não na internet.

6. Discussões sobre gênero e respeito

A primeira coisa que é preciso ser dita é que desde o filme nós somos levados a acreditar que Oh é do gênero masculino, e na série o próprio Oh coloca a mão no nosso ombro e diz: “Ei, não julgue de cara o gênero!”. Essa é realmente uma fala da série, mas só vai funcionar com legenda, porque deram uma tapeada na dublagem. Oh lembra a Tip que os boovs tem 7 gêneros: menino, menina, menino-menina, menina-menino, menino-menino, menino-menino-menina e menino-menino-menino.

As Aventuras de Tip e Oh
Nesse ponto do desenho, o cérebro dá uma expandida, porque de repente na nossa cabeça Oh não é mais um simples menino, nem nenhum outro boov. E esses gêneros podem facilmente ser traduzidos nos nossos. O mais interessante é que mesmo explicando quais são os gêneros boov, absolutamente nunca essa informação é relevante. Não importa nem um pouquinho se um boov é menino-menina ou menina-menino, todos os boovs se amam e respeitam sem dar muita importância pra gênero. Do começo ao fim você vai ver Oh usando salto, maquiagem, paquerando uma “menina”, mas o gênero dele jamais vai ser citado.

Existe outro episódio que merece ser citado. Quando os avós de Tip vão visitá-la em Nova York, Oh fica todo animado pra conhecer outra parte da família, mas apesar de amar os avós, Tip sabe que os dois detestam boovs. E então todo o episódio vira um grande pisar em ovos, porque os vovôs já são velhinhos e vai ser difícil mudar a cabeça deles. Mesmo não conhecendo nenhum boov ou entendendo como eles vivem, os avós de Tip já têm sua opinião formada, então é um bom episódio para aprender sobre preconceito e respeito.

As Aventuras de Tip e Oh

7. Autoestima e amor próprio

No mesmo episódio do vídeo viral de Lucy, existe também afirmação corporal positiva. Lucy é uma mulher de coxas bem grossas e considera essa característica como a mais bonita de seu corpo, embora não faça parte de um padrão de beleza comum. E ela reforça isso se intitulando a “Rainha das Coxas”, sem esconder ou ter vergonha de si mesma.

As Aventuras de Tip e Oh

Numa crítica clara aos concursos de beleza infantis, o episódio “Dica de Beleza” mostra Tip sendo menosprezada por usar tênis e ser taxada de “feia” por sua rival Pompom, que é uma espécie de Regina George (Meninas Malvadas, 2004) da série. Competitiva, Tip aceita o desafio de Pompom para brigar por uma coroa, sem saber que se trata de um concurso de beleza. Totalmente ignorante de qualquer coisa que envolva maquiagem, saltos e desfile, Tip treina a contragosto com Lucy e Oh, e fica surpresa ao ver o quanto esse tipo de evento é levado a sério. No fim das contas, ela acaba sendo desclassificada por excesso de personalidade, o que é comemorado pela mãe e o melhor amigo. Outra coisa peculiar é que Pompom é uma menina gorda, o que não é comum em meninas populares de produções em geral.

8. Drags!

Uma das personagens boovs da série é Sharzod, a rainha das redes sociais e influenciadora de tendências boov. Assim como os outros personagens, Sharzod não tem gênero definido, mas ela lembra muito um boov menino do filme que caiu na armadilha de Tip e foi totalmente transformado com glitter, batom e vestido rosa. Provavelmente é o mesmo personagem. Tanto seu estilo quanto sua personalidade lembram muito a Princesa Caroço, de Hora de Aventura.

Kyle, o policial boov amigo de Oh, de vez em quando se veste de mulher durante a série, bem como Oh que vez ou outra usa maquiagem e salto alto. Isso tudo é bem natural, na verdade. Ninguém faz alarde com isso na série, nem mesmo os humanos. Shantay you stay!

9. Responsabilidade

As Aventuras de Tip e Oh

Por viver sozinha com a mãe, Tip tem suas responsabilidades além da escola. E bem, já deu pra entender que Tip não tem nada de perfeita, princesa, ou coisa do tipo. Ela é preguiçosa com o que não quer fazer e arruma desculpas para simplificar o próprio trabalho, mas claro, sempre dá errado. Mesmo nas responsabilidade com a escola, ela falha e paga o preço. Mas também ao ser babá, cuidar de uma planta. E mesmo quando ela se esforça pra dar conta do compromisso, às vezes percebe que não é suficiente e tem que recomeçar.

10. David Tennant, músicas, referências e gato!

David Tennant escreveu um dos episódios, que não é dos melhores, apesar da crítica super legal que ele propõe, mas o nome dele pula na cara dos fanboys nos créditos e a gente não podia deixar de citar. Ainda tem referências de film noir, Janela Indiscreta (Hitchcock, 1954), Honey Boo Boo, e outras. E a trilha é maravilhosa, contando com a música de abertura cheia de significado que dá vontade de dançar. Ah sim! E tem Porquinho, o gato, que tem um episódio dedicado todinho pra ele [não exatamente, vai].

Uma coisa que sentimos falta em As Aventuras de Tip e Oh foi da amizade entre meninas. No filme, Tip se queixa de como é difícil fazer amizade com outras meninas na escola por ela ser estrangeira e nerd, mas na série podiam ter desenvolvido isso e não foi muito bem aproveitado. Tem um episódio voltado para isso, mas fica só nele mesmo.

Muitos dos pontos colocados aqui só se referem aos boovs, que são alienígenas, como as questões de ter vários gêneros e se montarem de drag. Isso pode ser visto como positivo, mas por outro lado também pode ser visto como negativo, já que outros desenhos já abordam essas temas com humanos e de forma mais clara. De qualquer forma, é um desenho que está facilmente disponível na Netflix e tem um apelo maior, já que é baseado em um filme que fez parte do circuito nacional. Fica a dica pra passar o tempo e indicar pra todos os pais e crianças que conhecerem.


As Aventuras de Tip e Oh
Nossa Casa – As Aventuras de Tip e Oh

2016-2017

2 Temporadas – 26 episódios

Produção: Dreamworks e Netflix

Disponível na Netflix

Escrito por:

39 Textos

Bagunceira e bagunçada, por dentro e por fora. Prefere ver séries em maratonas, menos Game of Thrones, porque detesta spoiler. Totalmente apaixonada por desenho e animação. Tem mania de citar filmes em conversas, conselhos, brigas ou onde couber uma referência. Prefere gastar dinheiro com quadrinhos do que com comida, sendo muito entusiasta do quadrinho nacional e graphic novels em geral. Formada em Jornalismo, mas queria mesmo trabalhar com roteiro e ilustração.
Veja todos os textos
Follow Me :