[LIVROS] Como são representados os Alienígenas na cultura pop e o que há de possível nisso?

[LIVROS] Como são representados os Alienígenas na cultura pop e o que há de possível nisso?

O autor de Universo Alien, Don Lincoln, é físico sênior do principal laboratório de física de partículas do Estados Unidos, o Fermilab. Com um perspectiva científica e também de um claro fã de ficção científica, o autor levanta de maneira descontraída a velha questão: estaremos sozinhos no universo?

Dividido em duas grandes partes, o autor inicia sua fala apresentando como e quando a ficção começou a tratar da temática Alienígena, seguindo para um apanhado técnico do que há de estudos sérios na área – que percorre os campos da astrobiologia e astronomia.

O foco de Universo Alien está no Alienígena como um ser consciente e inteligente, dotado de capacidade tecnológica suficiente para interagir com a raça humana, embora trate sobre a questão da vida rudimentar fora da terra, em uma parcela final do conteúdo.

Sinopse

“Universo Alien é uma fusão clara e inspiradora de cultura pop e os últimos avanços científicos sobre as pesquisas e a provável existência de Alienígenas. Nesta obra cheia de ilustrações com os aliens mais icônicos de todos os tempos, o cientista Don Lincoln, nos mostra como o imaginário popular, o cinema e a ciência concebem a possibilidade real da existência de seres alienígenas, numa verdadeira viagem no tempo, que revela a verdade por trás do fenômeno dos foo fighters durante a Segunda Guerra Mundial até as pesquisas e descobertas mais recentes da ciência sobre planetas extrassolares habitáveis e a possibilidade de contato com inteligências Alienígenas.”

Universo Alien

Universo Alien começa dando um apanhado geral do tema, seguindo para o início do pensamento cientifico moderno, que embora devesse ser baseado em observações e experimentações que atestassem a veracidade ou falsidade de determinada teoria, muitas vezes acabavam se atendo a crenças pessoais e especulações sem grande embasamento.

Com o início da imprensa popular, descobertas e palpites eram publicados em forma de tablóides sensacionalistas, que não possuíam qualquer necessidade de se ater a fatos comprovados (será que estamos muito distantes disso hoje?).

Grandes divulgadores do século XIX traziam para o público comum descobertas – eventualmente distorcidas – do meio científico, muito bem recebidas por uma população curiosa e sedenta por notícias que animassem seu cotidiano. Em pouco tempo, o imaginário comum, embasado por novidades fresquinhas da astronomia, trouxe contos publicados em jornais, revistas e livros, que logo iniciariam a formação de leitores sedentos por esse universo cheio de possibilidades.

Universo Alien

Em uma situação de retroalimentação, surgiam notícias de aparições aqui e ali, enquanto a ficção fazia uso dessas notícias, trazendo uma imagética para seus leitores e ufólogos de plantão, que acabavam por ter uma imagem mais clara e fácil de descrever do que aparentemente viam.

Universo Alien mostra como as descobertas recentes e fatos históricos influenciaram de maneira óbvia os relatos, que evoluíam e se tornavam complexos a cada notícia ou livro lançado. Logo o cinema se popularizou e começou a fazer uso desse rico material – que já era tão popular entre as pessoas.

O autor apresenta diversa notícias de aparições e paralelos históricos, deixando claro que não era a veracidade dos acontecimentos que importam em seu livro, mas o simples fato de que estavam sendo relatados e que o imaginário a respeito disso estava cada vez mais bem formado.

Surgem então os “tipos comuns” de Aliens e aparições dos icônicos ovnis, que eram incorporados pela cultura pop e ainda mais popularizados. É super interessante observar essa evolução e perceber como que os filmes tratavam sobre o assunto – normalmente falando muito mais sobre a condição humana do que do próprio Alienígena.

De inimigos ou mensageiros da “verdade”, logo eles se tornaram apenas personagens de um universo habitado por diversas raças Alienígenas, sendo o próprio ser humano um deles, como em Star Trek ou Star Wars.

Universo Alien

O final de Universo Alien é bem mais técnico, tratando sobre as possibilidades reais da vida fora da terra, em especial, da inteligente. Certamente é uma parte densa e menos cheia de curiosidades cotidianas, mas muito bem embasada, deixando claro que é apenas um resumo do resumo, do que hoje é conversado a respeito no meio científico. O autor abre um leque de possibilidades para leituras futuras, com sugestões bem direcionadas aos interessados na área.

Universo Alien

Universo Alien é um ótimo livro, seja para uma apaixonada por ficção ou interessada nos campos da ciência que tratam do assunto. O ritmo do conteúdo é bastante variado, então é bom de se ler aos poucos e, eventualmente, fazer pausas para buscar os filmes, séries e livros referenciados pelo autor.

Don Lincoln aborda de maneira leve o tema, deixando sempre clara sua própria opinião cética no assunto, mas com grande carinho que um fã e pesquisador sério na área deve ter.


Universo Alien

Autor: Don Lincoln

352 páginas

Editora Cultrix

Se interessou pelo livro? Compre aqui!

O Delirium Nerd é integrante do programa de associados da Amazon. Comprando através desse link, você ainda ajuda a manter o site no ar, além de ganhar nossa eterna gratidão por apoiar o nosso trabalho! 

Escrito por:

28 Textos

Designer, ilustradora, professora, gateira, leitora compulsiva de quadrinhos, louca dos projetos pessoais – quando sobra tempo, dorme.
Veja todos os textos
Follow Me :