5 motivos para assistir Steven Universe

5 motivos para assistir Steven Universe

Um dos melhores desenhos da última leva de originais do Cartoon Network foi, com certeza, Steven Universe. Amado tanto por crianças como por adultos, o desenho consegue apresentar diversas lições de amor e aceitação em meio a animações ricas e histórias divertidas. Por isso, resolvemos enumerar algumas razões para você dar uma (merecida) chance pro Steven.

O cenário de Steven Universe

Já dissemos em outro post (A narrativa dos cenários de Steven Universe) como o cenário de Steven Universe é significativo. Beach City por si só já é belamente desenhada, conseguindo apresentar traços completamente reais, fugindo um pouco da característica de alguns cenários de animação em que estes são como um borrão.

No caso dos templos das Crystal Gems, o detalhamento dado ao cenário é ainda mais significativo, dando uma riqueza não só a estética do desenho, mas a história em si. No geral, os cenários conseguem adicionar elementos importantes ao enredo, conversando com a história e aumentando a riqueza do background dos personagens.

O cenário de Steven Universe

A história

O enredo apresentado em Steven Universe é, de muitas formas, único. À primeira vista, pode ser considerado mais uma história de super-heróis, em que uma raça alienígena quer destruir a terra e alguns rebeldes que não concordam com isso juram protege-la; o que a difere dessas, porém, são justamente os personagens, que dão um sopro de ar fresco nessa velha fórmula, promovendo um ambiente tão acolhedor ao telespectador com suas diversas personalidades, histórias e características que a história de sci-fi parece completamente nova. E, talvez, até seja.

A história de Steven Universe

Os humanos

É claro que as Gems são o destaque óbvio dentre as personagens do desenho, mas Steven Universe não seria Steven Universe sem o fator Humano, já que, inclusive, o personagem título é metade humano. Os humanos da série são apresentados com igual profundidade que as Gems, sendo, também, um ponto focal da história, com destaque para a relação apresentada entre os mesmos.

Nisso se destaca a relação de Steven com seu pai. Greg, o pai de Steven, está sempre presente na vida de seu filho, e tenta ajudar, no que pode, na questão de Steven ser metade Gem, aceitando seu filho como ele é e promovendo um ambiente em que Steven se sinta sempre amado.

Steven Universe
Este sentimento, amor, é apresentado incessantemente no desenho como um fator de verdadeira união, algo que não apenas gerou Steven e uma das Crystal Gems, mas que continua a ser importante no desenvolvimento de todos os relacionamentos da série, tanto para humanos como para Gems.

Além disso, a representatividade feminina é algo para se tirar o chapéu. São mostradas diversas mulheres em suas mais distintas particularidades, destacando-se aqui Connie, sendo cada uma igualmente aceita e apresentada de forma indistinta e profunda no desenho.

personagens femininas do desenho

As Gems

Acreditamos ser impossível assistir a Steven Universe e não desejar ser uma Gem. Cada uma é uma pessoa por si só; além das características específicas que cada espécie de Gem – e diamantes – possui, como Safiras poderem ver o futuro e Ametistas serem guerreiras, a personalidade de cada Gem – especialmente das Crystal Gems – torna o desenho ainda melhor de ser assistido, sendo todas apresentadas como seres com sentimentos e potenciais próprios e igualmente importantes e dignos de serem elencados.

As Gems
A representatividade feminina, também, demonstrada através das Gems é incrível, e, talvez, a causa do fato das relações amorosas entre as Gems serem majoritariamente homossexuais – com a única exceção aparente sendo o relacionamento entre a mãe de Steven, uma Gem, e seu pai, um humano – algo que é certamente muito bem-vindo.

representatividade LGBTQIA+ em Steven Universe

As músicas de Steven Universe

Ah, as músicas. Assistindo a riqueza musical de Steven Universe, até parece que estamos vendo um desenho com o selo dos estúdios Disney. As músicas da animação, além de ajudarem no desenvolvimento dos episódios, são dispostas no enredo tanto nos momentos de humor quanto nos dramáticos, conseguindo, nesse caso, tratar de temas sérios de uma maneira mais leve e que torna-se mais fácil para que seu público alvo (o infantil) entenda as mais diversas questões.

Steven Universe

EXTRA: Steven

A importância de um personagem como Steven ser o principal de um desenho não pode passar despercebida. O fato do mesmo ser, biologicamente, um homem, e ainda assim se portar diversas vezes de formas consideradas pela sociedade e cultura ocidental como femininas é, por falta de uma expressão mais forte, um tapa da cara dessa imposição. Steven se preocupa a todo o momento com os outros, fazendo o melhor que pode para eles se sentindo bem, agindo de uma forma sensível e sem nenhum medo de expor seus sentimentos ou de procurar saber os sentimentos de terceiros.

Além de sua roupa padrão ser de uma cor (entendida como) feminina, ele se porta de forma a não se importar com esses padrões impostos, coisa que, na verdade, parece ser uma constante no desenho dentre todos os personagens. Com a ignorância que Steven apresenta por essas imposições e com o respeito que ele apresenta por todos – se certificando a todo momento que os atos feitos são consensuais – Steven representa uma grande lição que deve ser aprendida não apenas pelas crianças, mas inclusive pelos adultos. A de aceitação.

Steven Universe

Escrito por:

102 Textos

Veja todos os textos
Follow Me :