[GAMES] Mass Effect Andromeda: Um jogo que não vai ser esquecido tão cedo!

[GAMES] Mass Effect Andromeda: Um jogo que não vai ser esquecido tão cedo!

Quando este ano acabar e todos os blogs e canais de games da internet estiverem publicando suas listas de melhores e/ou piores jogos do ano, com certeza Mass Effect Andromeda vai estar em alguma destas listas. E mesmo que o game não se encaixe em nenhuma destas duas caixinhas ele vai ser lembrado, se não por suas qualidades, certamente por seus fiascos.

Lançado em 21 de Março, Mass Effect Andromeda prometia ser um dos games de maior destaque de 2017. O quarto título de uma franquia sólida, um universo inteiro de opções e diversão para o público. A história do jogo se distancia da de seus predecessores, enviando o jogador para a distante galáxia de Andromeda em uma expedição de colonização humana, na pele de um dos gêmeos Ryder, Scott ou Sara. Muito sobre a origem da própria expedição  e os planetas que fazem parte de Andromeda são alguns dos mistérios revelados ao longo do jogo. Infelizmente a primeira impressão dos críticos e do público em geral foi diferente da esperada. 

Dentre os inúmeros vídeos de Mass Effect Andromeda disponíveis na internet para ilustrar este post, escolhi o vídeo acima. Apesar de curto, acho que ele resume bem dois dos problemas mais comentados a respeito do jogo. Animação e escrita. Qualquer fã de RPGs sabe que estes dois elementos são importantíssimos para a experiência de imersão que buscamos em títulos como este. Todos os aspectos do jogo que possam auxiliar o jogador em sentir-se parte daquele mundo e daquela história devem ser bem trabalhados para este resultado. O que não aconteceu aqui.

Muitos fãs da franquia defenderam Mass Effect Andromeda, sustentando o argumento de que as expectativas em relação ao jogo não eram realistas e todo o alvoroço que a internet criou não se justifica. Em pleno ano de 2017, depois do lançamento de títulos como The Witcher 3 – que também conta com uma quantidade alta de NPCs e animações complexas – não é justificável esperar um jogo que faz o que se propõem a fazer com competência? Não seria uma estratégia melhor atrasar o lançamento de um game mal acabado ao invés de entregá-lo ao grande público para um inevitável massacre de críticas?

Mass Effect Andromeda

O mercado de games evoluiu! Jogos dos mais distintos gêneros tem seu espaço e conseguem encontrar um público desde que sejam decentes. Quando temos cada vez mais títulos entre os quais escolher, é de no mínimo se esperar que uma desenvolvedora como a BioWare estivesse disposta a tratar seus clientes com respeito, colocando qualidade acima de questões logísticas ou financeiras. A enxurrada de vídeos e textos criticando Mass Effect Andromeda é apenas mais um exemplo o que acontece quando consumidores são subestimados. Não precisamos comprar jogos de qualidade inferior, e vamos sim, usar nossa voz quando os gigantes da indústria tentarem nos empurrar produtos mal feitos garganta abaixo.

Leia também:

>> Life Is Strange: A representação feminina (SEM SPOILERS)

>> Horizon Zero Dawn: Diversidade e Protagonismo Feminino em um Mundo Pós-Apocalíptico

>> 5 Personagens Femininas que nunca foram donzelas

>> A representatividade feminina na trilogia Mass Effect

Outra questão, desta vez mais delicada, que resultou em um pedido de desculpas oficial no twitter da desenvolvedora, envolve um NPC transexual. Um recurso comumente usado em games deste gênero é a simplificação da vida e personalidade dos personagens em frases compactas. Mesmo sem que o jogador tenha estabelecido qualquer contato com um NPC, a maioria deles resume algum conteúdo sobre si mesmo na tentativa de enriquecer o background do jogo. Neste caso as coisas foram levadas mais a sério e muitas pessoas não gostaram da forma como a personagem Haily Abrams discorre sobre sua transexualidade.

Para o alívio de alguns, a BioWare disponibilizou hoje uma atualização que promete consertar algumas das falhas do jogo. E para a alegria daqueles que já adquiriram o game, o formato dos olhos dos personagens foi corrigido e parece um pouco mais realista, como você pode conferir no vídeo logo abaixo. Dadas as proporções do que ainda precisa ser melhorado, Mass Effect Andromeda deve passar por dezenas de atualizações até alcançar o patamar aceitável da crítica. Nada disso vai sair barato para a BioWare e EA Games!

Mesmo com muitas interrogações sobre seu futuro, é certo dizer que o caminho de Mass Effect Andromeda rumo a um lugar de sucesso no mundo dos games vai ser difícil e muito custoso. Depois de tanta pantomima envolvendo o game, será possível consertar também a reputação da franquia? Vocês não verão uma review de Mass Effect Andromeda neste blog pelos próximos meses. Simplesmente nos recusamos a entregar nosso rico dinheirinho à EA Games antes de ver um jogo caprichado que não “canse nosso rosto” com tantas risadas.

Escrito por:

22 Textos

Estudante de Administração, cozinheira e confeiteira, que nas horas vagas ainda encontra um tempo pra se dedicar à escrita. Ama frio, livros de ficção, bons vinhos, bons restaurantes e filmes de época. Sonha em se tornar uma autora publicada e conhecer os quatro cantos do mundo.
Veja todos os textos
Follow Me :