Fanfiction: conheça o universo das ficções feitas por fãs!

Fanfiction: conheça o universo das ficções feitas por fãs!

Todo mundo que pertence a um fandom uma vez na vida imaginou determinada situação. No caso então de muitas leitoras do site, quantas vezes não nos pegamos pensar se uma obra x não seria melhor se pontos problemáticos não existissem. A questão é que os fãs tem como fazer isso através de Fanfiction!

Fanfiction, ou em tradução para português, “ficção de fã” ou simplesmente “fanfic”, hoje em dia até se tornou uma gíria para aqueles causos de Facebook que parecem fantasiosos demais para serem reais. Num geral, o termo abrange também os quadrinhos (que no Japão são chamados de “doujinshi”), mas costuma-se usar apenas para histórias em prosa. Existem sites especializados e até script PHP para você criar um site especializado só seu e nas mais diversas linguagens. TCCs e outros estudos estão surgindo sobre esse fenômeno antigo que surgiu nos cadernos e máquina de escrever.

Os contras

Fanfiction
Anne Rice, autora das Crônicas Vampirescas, é contra a cultura de fanfiction.

Como dizem, começar pela parte ruim é melhor e infelizmente como tudo na vida, as fanfics também tem lados obscuros. A começar, existe uma guerra fria quase invisível entre ficwriters (escritores de fanfic) e escritores de originais (histórias novas). A maioria dos ficwriters acabam mais se defendendo que propriamente atacando, pois há muitos originais (e até famosos entram nessa lista, como Anne Rice e George R.R. Martin) que não gostam de fanfics. Os argumentos vão de preguiçosos até mesmo ladrões. Ficwriters argumentam que suas histórias são meramente homenagens e nada além disso.

Fanfiction
Protagonistas de 50 tons de cinza: saídos de uma fanfic e símbolo de relacionamento problemático, comuns em fanfcs.

Outro problema é o boom de fics que retratam situações problemáticas com romantismo exacerbado. São frequentes as reclamações do gênero em grupos de discussão, mas o que assusta é que em maioria são escritas por adolescentes e há muitos leitores que levam isso para a vida. Outro lado sombrio é que não bastando combater o ego dos autores de originais, frequentemente ficwriters precisam enfrentar seus próprios colegas que frequentemente tentam puxar seus tapetes ou plagiam suas fanfics. E dependendo da plataforma postada, vocês podem esperar uma vida inteira que a staff não resolverá seu problema (ou resolverá de forma totalmente mal feita).

Os prós

Fanfiction
Cassandra Clare, autora da série “Instrumentos Mortais” é ficwriter assumida e apoia o movimento

Graças às fanfics, muitos jovens acabam lendo. Se antes poderiam reclamar que os jovens não liam, hoje as fanfics não só inspiram a leitura, como a criação. É também uma forma divertida de treinar suas habilidades de escrita e formar uma fanbase de leitores para quem deseja algum dia se aventurar no mercado editorial de originais.

Fanfiction
Capa de “Sob o signo da traição” de Dhessy, história no universo de Cavaleiros do Zodíaco.

Aliás, ainda sobre isso, muitas histórias de fanfic são adaptáveis para se tornarem originais, o exemplo mais famoso disso é a trilogia 50 tons de cinza, uma fanfic da trilogia Crepúsculo que originalmente era chamada de “The master of universe” e foi postada no site fanfiction.net. Nas comunidades de fanfic, apesar das guerras de ego serem frequentes, é possível fazer novas amizades e dividir aprendizado conjunto. Fora a possibilidade de tornar sua obra mais aberta e então ter desafios como as chamadas fanfics interativas.

Plataformas de postagem

Fanfiction
Mascotes do site Nyah! Fanfiction

É possível postar em um blog pessoal, fórum ou tumblr, mas aí vai depender de você mesmo cuidar da divulgação. Se você não tem lá uma base muito sólida para divulgar, a opção a ser usada talvez sejam os sites especializados. Alguns são em português (Nyah e Spirit) e outros não (fanfiction net e AO3).

Nyah! Fanfiction
Plataforma brasileira baseada no eFiction, está no ar desde 2005. Apesar de não tão interativa, a staff é extremamente atenciosa e funcional.

Spirit
Outra plataforma brasileira, a primeira com aplicativo para celular. Ao contrário do Nyah, o site é bastante interativo, porém muitos usuários reclamam com frequência do péssimo atendimento da staff.

Fanfiction.net
Um dinossauro mundial quando o assunto é fanfictions. De visual simples e totalmente em inglês, é a melhor opção se você pensa atingir público internacional. Também possui aplicativo para celular. Como defeito, seu staff também parece ser relaxado.

AO3 (Archive of Own)
Um dos sites mais recentes, mas já ganhando notoriedade. A plataforma é em inglês, mas conta com staff do globo todo. Seu diferencial é seus usuários passarem por um processo de aprovação. Outro ponto interessante é que além de site de obras (sejam originais ou fanfictions), eles contam com suporte jurídico e seu código é aberto.

Wattpad
Plataforma focada em originais, mas aceitam fanfics, contando com aplicativo para celular. Costuma ser uma grande vitrine de novos autores.

Menções honrosas

FAQ rápido sobre esse universo

Fanfiction
Como começar?
Basta ter imaginação, um editor de textos e ser feliz. Não deixe de fazer correções! Mesmo se usar plataformas prontas, é bom que trabalhe firme divulgando.

Existem corretores?
Em geral a maioria dos sites oferecem os chamados beta. Alguns são requerimento (como no Obsesssion), outros não. Um beta e um autor precisam ter certa sincronia e simbiose. Você não precisa usar um usuário beta, ele pode ser seu melhor amigo.

Qual site é o melhor?
O que tiver a proposta e o sistema que mais lhe agrade. Pessoalmente, esta autora tem preferência pelo Nyah e certo desgosto pelo Spirit.

Eu entendo um pouco de programação e quero fazer um site só meu, existe algum script?
Sim, o eFiction serviu de base para o Nyah. Sua linguagem é o PHP com MySQL. O AO3 tem código aberto, sua linguagem é o Ruby.

Posso postar originais nos sites?
Basta verificar a disponibilidade da categoria no site que deseja postar. A maioria permite.

Eu não sei fazer capas, o que faço?!
Existem sites que ajudam a criar capa. Entre eles o Canva e o Spark.

Escreve fanfictions? Deixe o link nos comentários!

Escrito por:

288 Textos

Site sobre cultura e entretenimento com foco em produções feitas e protagonizadas por mulheres.
Veja todos os textos
Follow Me :